A qualidade física: 40 dicas ilustradas para facilitar na hora do vestir

No último artigo, falamos sobre a relação da memória do usuário com as peças de roupa. Era um conhecimento necessário para podermos aplicar com o máximo de precisão as dicas que darei a seguir.

Isso quer dizer que, com certeza, não serão todas as dicas que irão se aplicar a você meu amigo. Isso nos mostra que agora você saberá exatamente quais deverá utilizar, basta que não se esqueça de contextualizar cada uma delas a sua personalidade, local e situação.

É necessário perceber que todas estas regras podem encontrar uma exceção em algum momento (e todo radicalismo é prejudicial). Dito isso, encare essa dicas como um guia que irá te dar fácil acesso a alguns benefícios em determinados momentos e não como escrituras sagradas donas da verdade.

Sem mais delongas.

40 dicas para se beneficiar do seu vestuário (na ordem que minha memória me permitiu)

1.

Camisetas de gola V devem ser evitadas por caras que tenham o pescoço fino ou comprido, pois este tipo de decote acentua ainda mais estas características. Se o seu caso é exatamente o contrário, esse tipo de gola será uma excelente opção para melhorar a simetria dessa região.

2.

Quando quiser utilizar bermudas de maneira mais formal (festas de ano novo, aniversários de amigos próximos, etc), existem os modelos de tecido plano, como o linho ou a sarja, com um corte mais reto e seco. Agora o maior segredo mesmo é acompanhá-la com um parceiro mais formal pra essa bermuda (um dockside nos pés, por exemplo).

3.

Chinelos de dedo podem ser combinados com roupas casuais mesmo em um ambiente urbano. Chinelos de tira podem ser combinados com o seu quarto, seu banheiro ou sua cozinha, nada mais longe que isso.

4.

Acessórios de pulso (mesmo os rústicos) podem ser utilizados com roupas sociais, inclusive se tornam uma ótima maneira de quebrar o efeito “mauricinho” que a roupa possa vir a ter.

5.

Se estiver de camisas (sem gravata) e abotoar todos os botões o seu visual ficará mais ligado a moda e também mais moderno (não analisaremos se isso é uma qualidade, estamos apenas apontando uma característica que irá adquirir).

6.

Camisas com o colarinho mais aberto pedem nós de gravata mais robustos.

7.

Boné, se você está de camisa, só se for um agrônomo trabalhando.

8. 

Boné virado para trás, só se tiver 15 anos ou que esteja jogando basquete.

9.

Bonés são legais para usar com camisetas lisas. Nesse caso, eles não poluem o visual e se tornam ótimos acessórios.

10.

Óculos escuros podem deixar as pessoas mais bonitas, mas antes de tudo eles têm uma função. Utilizá-lo a noite soa artificial e pouco esperto.

11.

Relógios de pulso são muito bacanas, mas como todas as demais peças da indumentária existem modelos mais formais e outros mais casuais, leve isso em consideração quando for combiná-los com suas roupas. Geralmente pulseiras de couro pedem roupas mais formais e pulseiras de plástico, o contrário.

Obs: caso você esteja de jeans e camiseta branca lisa, será exatamente ele (somado ao calçado) que irá dar o tom mais casual ou mais formal a sua vestimenta.

12.

Barba por fazer pode ser muito legal, mas barba por fazer desenhada não é. Assim como tudo na vida, a aparência também fica melhor quando é verdadeira.

13.

Se você já é um adulto e ainda usa brincos de argola, fique atento, será difícil encontrar mulheres que buscam piratas no mundo de hoje.

14.

Suas sobrancelhas são grudadas? Não é demérito nenhum “desgrudá-las”. Você não será mais gay ou menos gay por isso (lembrando novamente que estou falando de características, não de qualidades). Porém, desenhar as sobrancelhas é diferente. Sendo gay ou não, na maioria dos casos (mesmo quando bem feito) pode causar um ar de estranheza grande, pois é uma região de masculinidade (gênero) muito marcante.

15.

Usar lenço no bolso do paletó é uma ótima maneira melhorar sua aparência sem ter que apelar (ou arriscar) para combinações ousadas de gravata/camisa/terno. Eles podem tanto acompanhar a cor (e o tecido) claro da camisa, quanto a cor (e o tecido) mais vivo da gravata.

16.

Abotoaduras são um clássico, portanto aos usá-las, dificilmente você fará algo errado. Porém, é importante frisar que elas trazem consigo um ar estritamente formal e se utilizadas com uma combinação de camisa e calça mais casuais elas ficarão bem estranhas e deslocadas.

17.

Regatas são legais, mas tendem a funcionar da mesma maneira que minissaias. Alguns lugares são menos apropriados de usar e quanto mais seu físico estiver em dia, maior vai ser o retorno positivo desejado. Só tenha bom senso e não se esmague, seu corpo também precisa respirar.

Obs.: assim como as minissaias, existe uma legião que crítica de maneira preconceituosa e normalmente sem nenhum fundamento.

18.

O uso de gel não é tão abominável quanto se pensa. Às vezes ele pode resultar em uma pegada bem classuda ou então em algo extremamente moderno. O que não é recomendado é a famigerada “melecada de topete”. Uma só cabeça pede uma só textura, uma parte brilhando e outra opaca dificilmente ficará bacana.

19.

Homem pode usar acessórios de ouro juntos sem problema, mas é saudável evitar mais de 2 em uma mesma combinação, caso contrário, corre-se o risco de ser confundido com um cigano ou um gigolô. Um pouquinho mais velho e se torna um bicheiro.

20.

Tatuagens são legais, mas não é por isso que você deverá sair sempre com a sua a mostra. Alguns tatuados acabam só comprando roupas com um comprimento que façam a tatuagem aparecer. Isso pode ser legal uma vez ou outra, mas fazendo isso toda vez, você virá refém também de um estilo de roupa (o que deixa tudo mais limitado e difícil).

21.

Anéis são acessórios muito bacanas, mas caso você não seja o Jack Sparrow, por favor evite as caveiras.

22.

Utilize cotonetes. Sim, cotonetes. Algumas pessoas estranhamente não o fazem, mal sabem que não existe beleza ou estilo que resista a uma orelha suja.

23.

skinny

Suas pernas são grossas em relação ao seu corpo? Temos as calças de corte reto (peça para o vendedor se não souber identificar). Não caia na tentação de comprar uma (aquelas apertadinhas) pois ela não deixará sua perna mais magra, pelo contrário, parecerão duas coxinhas embrulhadas pra viagem.

24.

Sua pernas são finas? Não utilize calças skinny. A idéia de parecer um bambuzal vivo também não é legal e dificilmente irá atrair alguém (seja de que sexo for). Temos, novamente, as calças retas.

25.

Quer usar calça skinny e ficar bem? Tenha a sorte de possuir perna harmoniosa com o restante do seu corpo. Essa é a única maneira que este tipo de calças cai realmente bem. Esta modelagem foi desenvolvida para ressaltar as pernas exatamente como são e não para fazer qualquer tipo de correção.

26.

Usar sunga na praia de maneira alguma é um erro. Porém, é importante lembrar que mais partes do seu corpo estarão expostas, portando, é interessante (para você) que esteja mostrando algo vantajoso, sejam pernas bem alinhadas ou coxas com um pouco de definição (deixa a piada do “vantajoso” pra fita do Ary Toledo ok?).

Obs.: sunga branca já é apelar né? A cor clara facilita a visibilidade de relevos e mesmo que você seja o long dong, é virilidade demais a mostra amigão. Há maneiras mais sutis de impressionar.

27.

Você é baixinho e às vezes usa um calçado com solado mais grosso pra ganhar alguns centímetros? Se acha que irei crucificá-lo aqui está errado. Pelo contrário, um bom calçado com solado grosso faz muito bem pra altura sim senhor, só por favor não escolha aqueles modelos de tênis com solado “bônus” porque, no primeiro momento que olharem para seus pés, aquilo vai gritar, e não, não será algo bom de se ouvir.

Obs: Nesse caso, temos as botas. Normalmente todas elas (pelos menos as mais tradicionais) tem um solado mais robusto, em torno de 2 até 3cm maiores que de um tênis comum.

28.

Cansado de estar sempre com o mesmo estilo e não sabe como mudar? As calças meu amigo. As sempre negligenciadas calças são a solução. Sendo mais específico, escolha uma calça caqui ou caramelo que tenha corte reto. Embora seja uma cor neutra (que irá combinar cromaticamente com quase tudo), você conseguirá ter um grande mudança no visual sem que precise tomar alguma medida drástica como mudar o comprimento das roupas que usa ou mesmo seu estilo.

Outra info bem útil: elas são clássicas, então você não corre nenhum risco de ano que vem ou no próximo elas virarem uma aberração no seu guarda roupas.

29.

Algumas pessoas começam a se interessar por moda e, por não ter muito conhecimento na área, acabam por fazer traduções literais do que é considerado legal para o momento. O maior problema disso é que alguns padrões de tendência não levam em conta caras com o corpo mais robusto.

Vamos supor que a tendência atual seja camiseta branca lisa e justa por dentro da calça jeans. Isso fica muito bom no "paquitão" da revista, mas se você é meio gordo (vamos pular os eufemismos pra agilizar), fazer exatamente a mesma coisa será um erro.

Obs: isso quer dizer que você não tem como se aproveitar da tendência? Não senhor, só quer dizer que é necessário adaptá-la a sua necessidade. Mantenha a mesma roupa, mas decida-se entre a camiseta pra dentro da calça ou um modelo um pouco mais justo.

Obs2: abdicar de pequenas infos visuais poderão fazer com que se encaixe até melhor dentro do conceito proposto.

30.

Utilizar alguns contrastes no visual é uma ótima maneira de se destacar dos demais sem chamar muita atenção. Por ex: se você vive de camisa, experimente deixar a barba um pouco maior, assim você equilibra o visual clássico com algo mais selvagem e viril.

Obs: caso você faça o estilo mais largado, tente optar pelo contrário, cabelo bem cortado e rosto lisinho, o ponto de equilíbrio também ocorrerá e a combinação irá funcionar.

31.

slim

Se você estiver usando uma calça com o tamanho apropriado, acompanhada de bons sapatos e com uma camisa  (aquela mais coladinha) por dentro da calça, experimente não utilizar o cinto. Você irá obter um resultado mais moderno e jovem (características e não qualidades).

32.

Algumas combinações de cores irão nos remeter (algumas vezes de maneira inconsciente) a certas profissões que nos lembrarão de qualidades e essas muitas vezes se impregnam na roupa e podem ser utilizadas a nosso favor.

Marinho com pequenos detalhes amarelos podem trazer a lembrança um bravo e solitário marujo. Tons de verde aliados a tons terrosos nos remeterão a militares leais. Marinho com detalhes brancos podem nos lembrar pilotos corajosos e obstinados e assim por diante.

Obs: claro que não basta colocar uma jaqueta de couro pra virar o Top Gun, mas é inegável como essas qualidades se bem combinadas podem nos trazer enorme benefício estético.

33.

As jaquetas jeans, item um tanto sumido das lojas, ultimamente podem ser usadas sem medo. Trata-se de um grande clássico! Porém, para uma combinação mais interessante e contemporânea, é uma boa pedida usá-la com camisa por baixo, assim você quebra um pouco a casualidade que ele impõe e cria um bom contraste visual.

34.

Usar colete é legal? Pode ser e muito, mas é uma peça extremamente perigosa. Para simplificar o pensamento, imagine que você deverá fazer com que ele suma o máximo possível dentro de sua combinação, assim ele funciona muito bem, pois estrutura o tórax. Já se ele for o destaque entre suas peças, pode apostar que você ficará com cara de manequim de loja.

35.

Posso vestir gorro com camisa? Claro que pode. Por essa você não esperava, meu amigo! Lembre-se sempre do contraste. Aqui você consegue equilibrá-lo muito bem, mas é importante que o gorro seja discreto, afinal, a chave para um contraste harmônico é o equilíbrio entre as partes.

36.

Como devo dobrar a manga da minha camisa? Um conselho seguro que sempre te deixará alinhado: mantenha o botão da carcela (se tiver botão) fechado e de somente duas voltas nos punhos. Assim o punho irá pressionar exatamente a região do seu antebraço, o que proporciona uma medida harmoniosa que dá a idéia de braços mais grossos (por prenderem a camisa) sem que seja necessário subir demais as mangas, o que deixaria a peça normalmente casual demais.

37.

Está vestido de social e quer transmitir algo mais ousado, jovem e ainda bastante viril? Experimente trocar o paletó por uma jaqueta mais esportiva. A roupa toda ganha novo significado e pode se tornar mais bacana.

Obs: é importante que mantenha o cabelo (e a barba, se tiver) bem alinhado. Do contrário, irá transparecer um ar de descaso (que não é a ideia).

38.

É possível vestir um moletom junto com camisa e ainda ficar muito bem vestido. Basta que tome alguns cuidados: o moletom não deverá ter nenhum estampa e também é necessário que tenha o corte mais ajustado. Isso transmite um ar descolado de bom moço. P

Obs: para não correr riscos de parecer desleixado, mantenha a barba e o cabelo em ordem.

39.

Sim, você pode usar camisa de manga curta tanto em combinações mais casuais quanto nas mais formais. Para que ela funcione bem, basta que tenha muita atenção a um único detalhe: a manga. Para que se  mantenha alinhado , é preciso que ela sempre esteja bem ajustada ao braço, caso contrário você irá ficar parecendo um tiozão de concessionária do interior.

Obs: nada contra os tiozões, se trata apenas de um exemplo visual.

40.

Se você estiver se vestindo diferente do habitual (utilizando alguma dessas dicas ou não), contente com o resultado quando se vê no espelho e alguém fizer algum tipo de piadinha, tenha em mente uma coisa: sempre existirão pessoas ignorantes prontas a odiar ou reclamar de qualquer coisa que seja nova ou fora do comum.

Estas pessoas nunca criarão nada novo, inusitado e grandioso.

Pra estas pessoas, o café sempre estará meio frio, o dia meio nublado e as costas um tanto doloridas, portando, não retruque. Apenas agradeça em silêncio por não ser um desses.


publicado em 13 de Fevereiro de 2013, 22:00
11304492 1107811912567819 865753018 n

Bruno Passos

Pintor e dono da Conto Figueira. Ama livros, filmes, sol e bacon. Planeja virar um grande artista assim que tiver um quintal. Dá para fuçar no Instagram dele para mais informações.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura