A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Amanhã é dia de Trem do Samba no Rio de Janeiro

Hoje, 2 de dezembro, é o Dia do Samba. E já está rolando a programação do Trem do Samba 2011. Você sabe o que é isso? Deveria saber.

Trem do Samba.

Mas o Dia do Samba não é no carnaval? Nada disso, o dia do samba é em dezembro, mês em que o mineiro-carioca Ary Barroso teria conhecido a Bahia. O compositor já havia escrito um de seus maiores sucessos "Na Baixa do Sapateiro", cantando a capital baiana, e no dia 2 colocou os pés na capital. Um vereador resolveu fazer a homenagem e deu nisso.

Pelo quadragésimo ano, o trem do samba vai sair da central. Imagine um trem lotado. Ruim, né? Agora pense num trem lotado cheio de música e de vida. Com todos os bambas, os velhinhos das velhas guardas de todas as escolas de samba cariocas, as pastoras. Imagine ver Nelson Sargento, Arlindo Cruz, Monarco, Marquinhos de Osvaldo Cruz e Tia Surica juntos. Imagine dançar e cantar sem microfone, sem fios, batendo na palma na mão, improvisando o partido alto.

E isso tudo é de graça. E só acontece no Rio. Os trens saem da Central do Brasil (quem é do Rio sabe que esse não é o melhor dos meios de transporte) mas nesse dia, nesse mágico dia, não tem confusão, não tem briga, não tem nada que não seja muita música e alegria. Nesse dia, pobres e ricos entram no mesmo vagão. A paz reina nos trilhos da Central. O único tipo de paz que a cidade do Rio conhece: paz com festa.

Trem do Samba.

A programação do Trem do Samba 2011 já está rolando desde o dia 29 de novembro.

Hoje, 2 de dezembro, tem show com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velha Guarda da Portela, Nelson Sargento e Wilson Moreira na Central do Brasil, às 18:30h.

Amanhã, 3 de dezembro, saem os trens.

Meio dia, tem novo show com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velhas Guarda Da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel, Delcio Carvalho, Noca Da Portela, Bateria Do Mestre Faísca, entre outros, na Central do Brasil.

As composições do Trem do Samba, da Central do Brasil até Oswaldo Cruz, vão sair às 16h, 17h, 17h20, 18h e 19h. A entrada é (quase) gratuita: basta trazer 1kg de alimento não-perecível.

Programação completa oficial no site da Supervia.

O Trem do Samba

Link YouTube | O Trem do Samba.

Bônus de fim de post

Link YouTube | Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento durante uma visita ao Morro da Mangueira, em 1997.

Link YouTube | Marisa Monte e Velha Guarda da Portela.


publicado em 02 de Dezembro de 2011, 10:58
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura