Assista na íntegra à entrevista com a sommelière de cerveja, Carolina Oda

Polêmicas sobre o lúpulo, produção brasileira e dicas para quem quer começar a entender um pouco mais sobre o universo cervejeiro

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

O lúpulo é imprescindível na composição da cerveja? Já é possível usar o ingrediente brasileiro em produções nacionais? Acharemos uma identidade e criaremos um estilo de birra? Carolina Oda soltou o verbo n'O Papo #7 e agora você pode conferir a entrevista na íntegra.

Na conversa, a sommelière foi além das divergências quando o assunto é cerveja e falou sobre a importância de apostarmos na combinação da bebida com a gastronomia — e no incentivo à cultura local. "Começamos a comer mais hambúrguer que moqueca. Agora é o momento de voltarmos às origens".

Link no YouTube

Entre polêmicas e divergências, Carol também admitiu que, de folga, prefere beber outras coisas. "Quando bebo a lazer, não bebo cerveja. Estamos acostumados a achar defeito".

E aos que querem se aventurar no universo, dá a dica: "É preciso sentir as nuances dos sabores. E não só de cerveja. Ter conhecimento de outros alimentos. Para quem for começar, uma boa ideia é se aprofundar na degustação".

Ouça aqui o áudio da entrevista na íntegra:

Índice: 

4'59": "Sommelier é uma profissão, sancionada em 2012, então você pode ser registrado como sommelier."

9'49": "Não tem sentido as cervejarias ainda terem orgulho de falar que seguem a lei da pureza."

15'21": "Do preço de uma cerveja, 70% dela é imposto."

22'12": "Mulher tem de trabalhar o dobro. Tem de trabalhar normal e ainda mostrar a sua competência pra ninguém falar que você chegou em um lugar porque é mulher."

28'26": "Só vamos ser conhecidos como uma escola cervejeira se a gente inventar um estilo de cerveja que ganhe relevância."

41'50": "Não dá para se pautar pelos cereais não maltados."

45'57": "A qualidade do lúpulo no Brasil melhorou muito."

 

Gostou d'O Papo com Carolina Oda? Na semana que vem, teremos a edição de número 8, com a jogadora olímpica de rúgbi Isadora Cerullo. 

Mecenas: Consul Cervejeira

Conversas bem pensadas pedem uma cerveja no ponto. A Cervejeira Consul tem controle eletrônico de temperatura para deixar sua cerveja perfeitamente gelada e sem complicação.

Consul será o Mecenas da segunda temporada d'O Papo.  Vamos trazer convidados que tem ideias bem pensadas para dividirem suas visões, provocar, questionar e, por que não?, brindar conosco.

Toda semana uma entrevista diferente aqui no canal do Papo.


publicado em 12 de Janeiro de 2017, 17:23
15156818 1157572800997192 7054685597498848471 o jpg

Gabrielle Estevans

Gabrielle Estevans é jornalista, editora de conteúdo e coordenadora de projetos com propósito. Certa feita, enamorou-se pela palavra inefável. Desde então, também mantém uma lista de pequenas coisinhas indizíveis.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: