Ben Affleck como Batman: vamos jogar um pouco de luz em Gotham

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Não, eu não acredito que o Ben Affleck tenha a menor condição de apresentar um Batman à altura do que o personagem -- que, pior que um “Batman”, é um “Batman envelhecido”, muito mais complexo e atormentado -- mereça. Torço para estar errado, mas não coloco fé, mesmo porque a DC é pródiga em escalar mal os atores que interpretarão seus heróis.

Mas achei até engraçado as pessoas começarem a divulgar o link do Geek Tyrant (com as reações da internet sobre a escalação de Heath Ledger como Coringa) para mostrar que, sim, Ben Affleck pode se sair bem.

Sim, é claro que isso pode acontecer. Mas este link não prova isso.

Heath Ledger
Heath Ledger

Em momento algum, este link mostra que Affleck foi uma boa escolha -- como algumas pessoas têm tentado mostrar. Aliás, apontar que a internet já errou a respeito de algo parecido mostra apenas e exatamente isso: que a internet já errou a respeito algo parecido, e que todas as reclamações sobre Ben Affleck como Batman podem estar erradas.

Agora, achar que como Heath Ledger também foi malhado ao ser escolhido como Coringa é prova suficiente de que Affleck será um bom Batman não faz o menor sentido. Na verdade, é inevitável se lembrar dos comentários esportivos da Rede Globo, com pérolas como "o Brasil nunca perdeu quando saiu na frente jogando em casa numa terça-feira", ou "sempre que o Brasil faz um gol pela esquerda antes dos 15 minutos, como aconteceu agora, o jogo termina 1 x 1. Vocês não acham que é melhor reforçar a defesa?”.

Eles não entendem que cada jogo é um evento diferente, e a internet não entende que cada filme é um evento diferente.

Mas, já que vocês insistem em apoiar o “ótimo” Batman de Ben Affleck (que ainda nem existe) com o Coringa de Heath Ledger, duas coisas devem ser levadas em conta.

Primeiro: Ben Affleck é um ator limitado. Heath Ledger era um ator bom

Heath Ledger começou a carreira em filmes que não exigiam muito. Mas, no primeiro filme em que teve a chance de mostrar seu talento -- Brokeback Mountain, 2005 -- ele mostrou ser um puta ator (vale lembrar que o seu papel era muito, muito mais difícil que o do Gyllenhall).

Ben Affleck, do seu lado, já teve pelo menos três ou quatro chances de mostrar seu talento, e em todas elas, conseguiu se mostrar um ator "ok". E isso quando muito.

Sim, ele tem uma ótima carreira de diretor, que acredito que vá crescer ainda mais, mas como ator ele nunca conseguiu ser mais que razoável, sem muita expressividade.

Ben Affleck
Ben Affleck

Segundo: Heath Ledger tinha Christopher Nolan

Sem tirar o mérito de Heath Ledger, por trás de Batman havia Christopher Nolan, um diretor excelente, pilotando o projeto.

Agora temos Snyder, que tem suas qualidades, mas é um diretor visivelmente inferior, sobretudo no que diz respeito à direção de atores. E, caso você entenda minimamente de cinema, deve imaginar que isso pode fazer mais diferença no resultado final de um filme do que as pessoas terem reclamado, anos atrás, da escalação de outro ator para outro filme.

Resumindo, achar que o aconteceu com o Coringa de Heath Ledger tem influência no que vai acontecer com o Batman de Affleck é muita vontade de tomar partido numa discussão, sem acrescentar absolutamente nada ao assunto.

Assim, antes de dar um sorrisinho e postar um link com aquele tom “vocês também não gostaram de Heath Ledger, olha só como vocês são burros”, pare e pense: quantos gibis do Batman você já leu? Qual sua fase preferida do personagem? Afinal, já que estamos discutindo este personagem, a pergunta é completamente normal.

E se sua resposta for "adoro os filmes do Nolan", eu dou o sorrisinho aqui, mas deixo quieto e nem respondo. Porque, para você, tanto faz se é Batman ou se é Homem de Ferro. É tudo filme de super-herói mesmo.

E continuo torcendo para Ben Affleck se sair bem. Não porque tenho prazer em mostrar pras pessoas que elas já estiveram erradas antes e por isso certamente estão erradas agora. Apenas porque gosto do Batman e quero ver um bom filme sobre ele.

Acho que é um motivo justo.

O Batman do Nolan
O Batman do Nolan

Em tempo: se a lógica “Heath Ledger foi malhado e mostrou aquele Coringa, então Ben Affleck vai ser o melhor Batman da história do mundo” fizesse algum sentido, o Dunga teria feito o Brasil vencer a Copa de 2010.

Pense nisso enquanto for até a banca, daqui a pouco, procurar por uns quadrinhos do Batman para animar seu sábado.


publicado em 23 de Agosto de 2013, 21:00
B582422ba4b39ce741909ee5f025fa5e?s=130

Rob Gordon

Rob Gordon é publicitário por formação, jornalista por vocação e escritor por teimosia. Criador dos blogs Championship Vinyl e Championship Chronicles.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: