Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como fazer um guarda-roupa

No maior estilo closet, como organizar seus cabides e parar de deixar tudo jogado por aí

Todo mundo sabe que guarda-roupa é caro, e se for planejado então…

A solução que encontrei em casa foi transformar um dos quartos em closet. Depois de dar uma cara nova para o cômodo, chegou a hora de arrumar lugar pra roupa, sapato e as tranqueiras que ficavam no meu antigo armário.

Pra ficar com tudo à vista (o que facilita muito quando você acorda de manhã atrasado) decidi colocar todas as camisetas, camisas, blusas, casacos e calças em araras. Optei por um modelo mais básico mesmo, até porque já tem muita informação numa das paredes.

Para fazer essa arara  acima comprei uma barra de ferro de 18mm e pedi pra cortá-la no tamanho da parede. Depois a prendi com cabos de aço que foram presos em ganchos no teto. Não aconselho fazer isso sozinho(a), já que são necessárias ferramentas específicas para assegurar que os ganchos aguentem o peso. Além do mais, fica bem barato pedir um serralheiro ou qualquer quebra galho que você conheça para fazer isso (eu paguei 50 reais de mão de obra).

Depois de instalada a arara, divida suas roupas por cores. Fica mais fácil de encontrar e esteticamente mais agradável também. Eu separei camisetas por cores e depois coloquei as calças. Como faltou espaço acabei fazendo uma arara menor pra colocar roupa de frio.

Para os tênis e sapatos, usei as portas do meu antigo guarda roupa para fazer prateleiras. Medi o tamanho necessário e encapei tudo com contact preto para dar um acabamento decente (cuidado com as bolhas!).

Não tenho o valor exato de quanto custou tudo, mas garanto que ficou infinitamente mais barato que um guarda roupa novo ou um armário planejado. Particularmente, acho mais fácil manter uma arara arrumada do que um guarda roupa. Até porque não tem como jogar tudo em cima da coitada e fechar porta né?

Olha o resultado final aí!

Se tiver difícil de encontrar uma barra de metal, use cabo de vassoura mesmo. Só pinte antes de usar pra não ficar com cara de trabalhinho escolar.

De preferência, não faça como eu e use cabides da mesma cor - você pode pintar os que você já tem com tinta spray. Fica mais agradável e dá aquela sensação que você tá numa loja de verdade - chique.

* * *

Nota da editora: esse texto é uma republicação do tutorial que achamos no próprio site do Eduardo Mendes. Agradecemos a autorização pra que compartilhássemos o conteúdo aqui na casa.

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 28 de Agosto de 2015, 11:43
11209448 1020950981249131 6657877675697922510 n

Eduardo Mendes

Aquariano inquieto, publicitário, estabanado. Pai de cachorros e blogueiro por acaso. Sempre gostei da area de criação e descobri um parque de diversões em casa quando decidi deixá-la com menos cara de acampamento.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura