E se a gente tivesse que imprimir a Wikipedia?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Eu já consideraria uma tarefa impossível, nem mesmo me daria ao trabalho de pensar no assunto.

Mas o Rundall Monroe, autor do XKCD e do blog what-if?, não é desses que sacia sua curiosidade tão facilmente e resolveu responder à questão:

Se você tivesse uma versão impressa de toda a Wikipedia (ok, a de idioma inglês), quantas impressoras seriam necessárias para mantê-la atualizada em relação à versão online?

A resposta que ele deu é: 6.

wiki_count

Parece inacreditavelmente pouco, mas tem justificativa.

Um experimento de impressão com a Wikipedia já foi feito anteriormente por Rob Mathews, que imprimiu um pequeno volume representando cerca de 0,01% do total de artigos hoje disponíveis.

Pouco, bem pouco... mas o volume ficou grandão.

wikipedia-print
Há quem diga que ele deveria ter lavado o tênis antes de tirar a foto. Eu achei maneiro assim

Para uma noção mais real, podemos pegar um outro estudo.

O usuário Tompw mantém uma página dentro da Wikipédia que calcula qual seria o tamanho físico das 2,5 bilhões de palavras espalhadas em 4,3 milhões de artigos se distribuídos em volumes dispostos em uma estante.

Assumiu-se que cada volume teria em torno de 25cm de altura, 5cm de espessura, 500 folhas, 2 páginas por folha, duas colunas por página, 80 linhas por coluna e 50 caracteres por linha.

O resultado seria, para a Wikipedia de julho de 2013, um tamanho físico equivalente a aproximadamente 1910 volumes da Enciclopédia Brittânica.

Clique e veja a imagem em tamanho ampliado. Bem mais impressionante
wikipedia em inglês em volumes

Pode parecer bastante, mas as nossas 6 impressoras dariam conta do recado muito bem, obrigado.

Mantê-la atualizada no mesmo ritmo da versão online, no entanto, seria um trabalho muito mais complicado.

Rundall faz um bom raciocínio aqui.

A Wikipedia em inglês recebe cerca de 125.000 a 150.000 modificações por dia. Entre 90 a 100 por minuto.
Nós poderíamos tentar definir alguma forma de medir a contagem de palavras para cada edição média, mas isso beira o impossível. Felizmente, nós não precisamos fazer isso – podemos apenas estimar que cada modificação vai demandar a reimpressão de uma página em algum lugar. Muitas edições, na verdade, vão mudar múltiplas páginas – mas muitas outras edições são reversões, o que nos permitiria colocar de volta páginas que já tivéssmos impressas. Uma página por edição parece ser um meio termo razoável.
Para uma mistura de fotos, tabelas e texto típico da Wikipedia, uma boa impressora a jato de tinta poderia imprimir 15 páginas por minuto. Isso significa que você precisaria apenas de seis impressoras a qualquer momento para manter o ritmo das atualizações.
O papel iria se acumular rapidamente. Usando o livro de Rob Mathew como ponto de partida, fiz minha própria estimativa para o tamanho atual da Wikipedia em inglês. Baseado no tamanho médio dos artigos em destaque vs todos os outros, cheguei ao resultado de 300 metros cúbicos para imprimir a coisa toda.
Isso significa que, para se manter atualizado, você precisaria imprimir 300m³ de papel todo mês.

Imagine o estoque para manter essa única versão funcionando
Imagine o estoque para manter essa única versão funcionando

Os custos básicos seriam o papel, energia elétrica, contratação de pessoal para manter o maquinário operando 24 horas e as impressoras.

Mesmo com todos esses itens sendo levados em conta – incluindo a despesa com substituição do papel –, nada deixaria a tarefa tão cara quanto um detalhe: a tinta.

Rundall também fez um levantamento disso:

Um estudo da Quality Logic descobriu que para uma impressora jato de tinta típca, o custo real de tinta vai de 5 centavos de dólar por página preto-e-branco a mais ou menos 30 centavos por página de fotos. Isso significa que você estaria gastando de 4 a 5 dígitos por dia em cartuchos de tinta.
Você definitivamente iria preferir investir em uma impressora a laser. De outro jeito, em apenas um mês ou dois, esse projeto acabaria custando meio milhão de dólares.

Meio milhão de dólares para uma única cópia. Umazinha.


publicado em 27 de Agosto de 2013, 19:36
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: