A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Entrevista com Conrado Navarro, do Dinheirama - Parte II

Continuação da primeira parte excelente bate-papo com o Navarro. Aqui conversamos sobre carros, mulheres, blogs e um pouco mais sobre o universo financeiro. Só faltou uma cervejinha.

porque_divertir_eh_preciso

Conrado colocando seu dinheiro em bom uso

Papo de Homem: A intimidade que tem com o universo do dinheiro veio por influência dos pais ou foi uma caminhada pessoal?

Minha primeira lição foi a mais importante e me acompanha até hoje. Em certa oportunidade, ainda com poucos anos de vida, estava brincando na rua com alguns amigos. De repente um deles encontrou uma nota de sei lá quantos cruzados. Imediatamente peguei a cédula, a admirei e a guardei no bolso.

Meus colegas disseram "Não faça isso, dinheiro é sujo, muita gente põe a mão, você pode pegar alguma doença. Mamãe sempre fala isso". Dinheiro é sujo? Não faça isso? Naquele momento fiquei sem entender. Minha mãe nunca me falou isso e hoje percebo que tive uma educação financeira privilegiada. Ufa.

Além disso, procuro ler muito sobre o assunto e tento agir como minha mãe me ensinou: nunca faço desaforo ao dinheiro. Grande parte das pessoas acha besteira preocupar-se demais com a velhice, com a formação de patrimônio e com o dever de poupar.

Não costumo criticar ninguém e prefiro apenas deixá-las com uma pergunta: será que você está preparado para ter muito dinheiro e muito patrimônio? A resposta que recebo em 90% das vezes é "mas pra que se não vou ter tanto dinheiro assim"? Advinhem, eles nunca terão mesmo. Aprendi em casa e aprendi sozinho. Aprendi a aprender e acho que o segredo está ai.

Papo de Homem: Quais as maiores conquistas que você já conseguiu por saber administrar bem sua grana?

A maior delas? Independência financeira. Bens materiais são relativamente fáceis de adquirir. Hoje o crédito está disponível para todo mundo, existem financiamentos sem entrada, longos prazos de pagamento e muita oferta de produtos. A verdadeira riqueza está no que eu aprendi a não fazer. Essa sensação é ótima, tenho tudo que quero. Como quero sempre mais, o desafio está lançado (risos).

Ganhei das pessoas que conheço o respeito e a amizade. O sentimento de apreço e companheirismo. Isso é fundamental para que eu consiga me manter motivado. Não considero que haja realmente algo melhor e mais prazeiroso que a sensação de liberdade com responsabilidade.

Papo de Homem: Quando não está na web, a quais outros hobbies gosta de se dedicar? (reza a lenda que vc pilota! =P)

Rapaz, tenho hobbies caros (carro mexido, computador e coleção de camisetas de times de futebol). Como me mudei de São Paulo, agora não tenho mais como correr de kart profissional, que era meu hobbie favorito.

Então desafoguei a vontade de correr e de me dedicar ao automobilismo através de minha Saveiro 2001 mexida. Mas não é só isso. Eu tenho um carro rádio controlado a combustão e também um bom e velho PS2, que sempre me oferece adoráveis partidas de Winning Eleven.

Sou dos que gosta de ler e de participar de atividades culturais. Tenho muitos amigos que também compartilham destes hobbies ligados aos motores e sempre que podemos nos reunimos, ou para mexer nos carros ou para falar deles. Sou uma pessoa normal, que tem seus altos e baixos e que tem suas manias. Muitas manias (risos).

porque_trabalhar_eh_preciso
Navarro em momento de descontração ao lado de uma pilha de caixas, provavelmente se preparando para dar um susto nas moças do banheiro feminino

Papo de Homem: E quando você fala com as mulheres que tem um blog, elas acham sexy ou simplesmente desconversam e mudam de assunto?

Adorei essa pergunta. Olha, as três mulheres de minha vida são super fãs do meu blog. Namorada, mãe e irmã fazem toda a propaganda do mundo e eu acabo por ficar convencido (risos). Brincadeirinha.

No geral, as mulheres costumam achar interessante a idéia de ter um blog, mas elas não podem achar nada muito sexy ou a patroa entra em cena (risos). Tenho um ótimo relacionamento e com isso tenho tranquilidade para seguir adiante e construir minha carreira e minha vida.

Sou mineirinho do interior e por aqui nem todo mundo sabe o que é blog não (risos). Será que essa "cantada" funciona mesmo? Digam-me vocês!

Papo de Homem: Há um boato circulando nos bastidores de que você vai estrear uma coluna na Papo de Homem, é verdade?

Uau, como as notícias se espalham rapidamente. É verdade. A idéia é criarmos uma coluna para ajudar os leitores com suas dúvidas sobre finanças e sobre o orçamento da família. Ao melhor estilo Dr. Money (você não está sozinho Dr. Love), tratarei de indicar boas práticas e saídas para as agruras financeiras do dia-a-dia.

O espaço exclusivo para a coluna será inaugurado em Agosto, quando o redesign da Papo de Homem estiver pronto. Mas por enquanto vocês já podem enviar suas dúvidas financeiras usando nossa página de contato. As dúvidas serão respondidas por mim aqui mesmo na PdH.

Papo de Homem: Quais suas metas para o Dinheirama até o final de 2007?

Antes de tudo, continuar com a grande interação junto aos leitores, criando novas amizades e aprendendo com suas experiências. Através deste trabalho pretendo levar o Dinheirama ao hall das referências na internet, ou seja, transformá-lo no maior, mais completo e mais interessante site sobre finanças pessoais e educação financeira do país.

Com o diferencial principal que é a conversa franca com o leitor. Que belo desafio hein? Quero consolidar meu trabalho com novidades e conteúdo exclusivo e diferenciado, podendo emplacar alguns artigos também na mídia impressa.

Papo de Homem: Indique 3 sites bacanas para os leitores da Papo de Homem, para finalizar.

Blog CHRInvestor - http://www.chrinvestor.com/
Excelente fonte de análises e informações sobre o mercado de ações e seus movimentos. Seu criador, Christian, é uma excelente pessoa e merece muito sucesso.

Boombust - http://boombust.blog.br/

Uma revista-blog extremamente versátil e inteligente, é fonte diária de bons artigos, notícias e argumentos. O Wagner e sua equipe são sempre solícitos e muito dedicados.

TNow - http://www.tnow.com.br

Excelente site onde consigo ficar sempre tecnologicamente atualizado. Parabéns ao Leo Pinho e sua equipe pela excelente revista eletrônica que criaram.

Papo de Homem: Conrado, obrigado pelo seu tempo e sucesso no Dinheirama! Porto Seguro está ficando perto já...


publicado em 23 de Julho de 2007, 11:13
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura