Garotas com armas

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Todo mundo deve saber do fascínio que os norte americanos têm com as armas de fogo. Essa relação, ligada também à violência nos Estados Unidos, foi retratada no documentário Tiros em Columbine, do diretor Michael Morre.

Voltando um pouco no tempo, a canção "Happiness is a Warm Gun", do álbum White dos Beatles, foi escrita depois que John Lennon viu uma revista de armas que o produtor George Martin mostrou à ele.

“Eu acho que ele me mostrou a capa de uma revista que dizia ‘Felicidade é uma arma quente’… Era sobre armas. Eu achei uma coisa muito fantástica e insana pra se dizer. Uma arma quente significa apenas atirar em algo.”   (John Lennon)

Essas revistas de armas costumam exibir muitas garotas com grandes fuzis, pistolas e armas automáticas em mãos, enquanto desfilam de maiôs e biquínis em grandes campos ou lindas praias. Outra das grandes bizarrices americanas.

Das taras americanas: garotas e armas

Lindsay McCrum é uma fotógrafa que sempre viu mulheres com armas sendo transformadas em esteriótipos heroicos: "Geralmente as mulheres com armas são transformadas em personagens de quadrinhos - Lara CroftKill Bill - e eu pensei que seria fascinante para descobrir quem são as mulheres reais em nosso país são os que possuem armas ", diz ela.

Daí que ela trabalhou pesado e montou um livro de fotos sobre mulheres americanas e suas relações com armas de fogo. Chicks with Guns (o título desse artigo) é um apanhado de imagens e depoimentos de 80 mulheres que representam um universo de mais de 20 milhões de pessoas do sexo feminino que possuem algum tipo de arma de fogo nos EUA.

A coisa vai desde policiais, caçadoras e esportistas, até meninas que crescem em um ambiente com armas e possuem uma história forte com isso tudo. Em uma das fotos, há uma mulher segurando seu filho de três anos em uma mão enquanto a outra porta uma espingarda que era de seu avô. Em outra, uma menina conta que, filha única, ganhou seu primeiro rifle aos seis anos de idade.

 

O livro esgotou no Amazon o seu primeiro dia à venda. Fica a dúvida se a procura foi bela beleza e interesse sobre o assunto ou pelo puro fascínio americano por armas de fogo.

Espero de coração que seja a primeira opção.


publicado em 19 de Dezembro de 2011, 11:13
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: