Guia de bolso | Moda para homens no verão

Como ficar elegante com poucas peças? O que vestir se você quiser se sentir mais esbelto? Ou mais forte? Como parecer um pouco mais alto? Aqui vão algumas dicas para equilibrar sua silhueta com conforto e frescor.

Verão, calor, praia, família, amigos e férias chegando. Às vezes fica um pouco difícil escolher uma roupa que te deixe confortável com o calor, com o suor, e que te valorize, que faça com que você se sinta bonito na sua pele, com o seu corpo.

Vem com o Guru que eu vou te ajudar!

Meu nome é Rodolfo Kanematsu, mais conhecido como Guru do Estilo (@gurudoestilo) nas mídias sociais, e sou consultor de imagem masculina.

Uma das maiores dúvidas de meus clientes é vestir-se no verão. Como você não tem a possibilidade de fazer combinações com mais peças, as escolhas tem de ser mais certeiras.

Aqui vamos te apresentar algumas dicas, relacionando também com alguns dos formatos de corpo são mais encontrados nos homens: magro, quadrado e retangular, gordo e musculoso. Claro, esses formatos são mais complexos e cheios de nuances na vida real do que na teoria, então considerem que algumas coisas aqui vem um pouco resumidas e podem ser adaptadas por você que conhece seu corpo e suas curvas como ninguém.

Antes de falarmos especificamente sobre os formatos de corpo, vale ressaltar o ponto sobre tecidos:

Escolhendo o tecido:

Existe hoje uma gama gigante de tipos de tecidos nas roupas masculinas, coisa que já foi bem mais difícil num passado não muito distante. 

A dica principal aqui é procurar tecidos que sejam de fibras naturais, como algodão (orgânico, peruano/pima, egípcio) viscose e linho. Eles tendem a esquentar menos e também respirar melhor. No calor, evite tecidos sintéticos, como o poliéster, por que eles dificultam a troca de calor entre a sua pele e o ambiente.

"Eu me acho muito alto e queria equilibrar um pouco"

Em pessoas muito altas, diria que a partir de 1,85m (afinal, a altura média do brasileiro é 1,72m) o melhor truque aqui é cortar sua silhueta, criar uma diferença entre o bloco de cima e o de baixo. Você pode fazer isso usando cores diferentes nas peças que você vai utilizar.  

Por que isso? Se você é bem alto, a sua linha vertical é bem grande. Assim, ao criar linhas horizontais você gera um equilíbrio e isso, por exemplo, te ajuda a passar uma imagem mais próxima das pessas mais baixas que você, ajuda a quebrar uma imagem de intimidação.

"Eu me acho baixo e queria um visual que me alongasse..."

Aqui a ideia é fazer o contrário do que as pessoas muito altas fazem. Looks monocromáticos (de uma cor só), com tom sob, ou até com uma mesma estampa de cima a baixo.

Isso cria uma leitura vertical mais fluída porque quando você não corta sua silhueta com blocos diferentes, você aparenta ser mais esguio.

Claro, que se você é baixo e ama misturas, seja feliz usando o que te faz sentir melhor. Mas tenha no bolso essa dica para os dias em que você quiser criar uma figura mais alongada.

"Eu me acho magro demais e queria roupas que me valorizassem..."

Para corpos magros a ideia é não ficar sobrando muito corpo dentro do tecido. Para isso tente sempre comprar uma modelagem que esteja ajustada ao teu corpo, nem muito apertada nem muito larga.

Tecidos leves como a viscose e o algodão pima são ótimos para seu tipo corporal. Linhas horizontais criam uma leitura mais para os lados do teu corpo, ampliando ele. Sobreposições também podem ter o mesmo efeito de um corpo “maior”. 

Se você utilizar peças muito folgadas, como uma camiseta ou camisa oversized por exemplo, só vai aparentar que você é mais magro ainda.

"Eu me acho meio quadrado...
Nem magro, nem gordo, nem alto, nem baixo..."

Esse tipo de corpo tende a ter uma boa proporção corporal e não há tantta necessidade de você se preocupar em como equilibrar sua silhueta.

Tendo isso em mente, você consegue explorar diversos tipos de composições de roupas, desde peças sozinhas até camadas e sobreposições.

Só preste atenção para não utilizar peças que desequilibrem ou que escondam teu corpo.

Eu me acho gordo e queria parecer mais esguio

Se a sua intenção é tirar a atenção da barriga, por exemplo, um dica é evitar roupas que destaquem sua linha horizontal. Vale investir em peças que tenham padronagens em linhas verticais, que te alonguem.

As sobreposições são muito bem vindas pois dão mais movimento, fluidez ao corpo. Uma regata e uma camisa aberta por cima é um bom exemplo.

Peças com cores mais fechadas, principalmente na parte de cima, também diminuem essa parte do corpo. As peças claras refletem mais a luz e dão impressão de maior volume.

Se você tem um corpo gordo e sente muito calor, vale prestar muita atenção no tipo de tecido: peças em linho e viscose equilibram bem a temperatura do teu corpo!

"Eu me acho forte e nem toda roupa cai bem em mim"

Se você tem um corpo bem musculoso, roupas justas podem destacar sua estruturar corporal. Mas quando você estiver buscando um estilo mais sofisticado, a a ideia principal aqui é equilibrar e trocar as roupas justas por peças "ajustadas".

Dessa forma você consegue mostrar sua silhueta, mas sem parecer que está “forçando a barra”. Bermudas acima do joelho e cores indo para o meio tom também ajudam a equilibrar bem.

O mais importante sempre na hora de se vestir é sua roupa sempre refletir sua personalidade. Mas variáveis como local, evento, estilo próprio e temperatura te ajudam a fazer boas escolhas e também estar adequado ao local que você vai. Com esse guia, o Papo de Homem e o Guru querem que você consiga entender cada vez melhor teu corpo e a sua intenção com a roupa, principalmente na melhor época do ano que todo mundo quer sair mais de casa para socializar! Um grande abraço e boas festas!

 


publicado em 19 de Dezembro de 2022, 16:24
Guru 1 jpg

Rodolfo Kanematsu

Publicitário de formação e apaixonado pelo mundo da moda, dá informações sobre estilo, dicas de combinações e tendências pelo Instagram e acumula experiência como consultor de imagem pessoal. É apresentador das videoaulas do "Mas você vai de chinelo?", o curso de estilo gratuito do PapodeHomem.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura