Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Guia de motos 2018: os melhores modelos para suas necessidades

Saiba quais as suas necessidades e quais os tipos de motos ideais pra você.

Se você é um apaixonado por motos, independentemente de quantos quilômetros já percorreu sobre uma motocicleta, deve saber a respeito da diversidade de modelos existentes hoje no mercado.

Algumas são desenvolvidas especificamente para determinados tipos de viagens, com adereços que permitem levar cargas maiores e até mesmo proporcionam mais conforto para o passageiro.

Com tantos modelos disponíveis, fica difícil escolher a motocicleta ideal. Se você utiliza, no seu dia a dia, automóvel para passeios curtos e para trabalhar, a sua motocicleta pode ter características específicas para viagens mais longas.

Já se a sua moto também é utilizada para trabalhar, em área urbana, ela pode apresentar determinadas características que lhe permitam adaptá-la para também realizar viagens.

Muitos modelos foram lançados no último ano, o que pode nos deixar indecisos na hora de escolher uma moto que atenda a todas as necessidades e, ainda assim, possa estar dentro do orçamento tanto de compra como de manutenção.

Por isso, é importante conhecer alguns aspectos que as motocicletas de diferentes modelos apresentam, pois podem facilitar na hora da escolha.

Melhores motos para viajar

Motos para viajar exigem atributos específicos, ainda mais quando são utilizadas para viagens em que muitos quilômetros serão percorridos.

Em primeiro lugar, elas precisam ser confortáveis e resistentes. O conforto é essencial para que o piloto possa fazer uma viagem menos desgastante, já que conduzir uma moto durante algumas horas exige esforço físico.

Para propiciar uma viagem confortável, os modelos Cruisers são bastante indicados, já que o condutor pode ficar em uma posição mais relaxada, podendo também fazer uma viagem mais suave, sem muito alcance de velocidade.

Para quem deseja aproveitar a viagem sem hora para voltar, ela é ideal, pois proporciona, ao piloto, um modo tranquilo de viajar.

 

​Um modelo que oferece ao piloto bastante resistência, tanto para viagens em asfalto como em estradas de chão, é o Big Trail. Esse tipo de motocicleta possui características propícias para enfrentar as piores estradas.

Geralmente, esse modelo apresenta bastante robustez e resistência, parte de suas características esportivas que permitem fazer percursos em trilhas e estradas com mais obstáculos.

Eis a Big Trail

Com uma Big Trail, você tem a possibilidade de fazer tanto viagens mais longas e apreciativas quanto mais curtas e que proporcionem mais adrenalina.

O melhor modelo para o dia a dia

Os modelos standard são indicados para uso no dia a dia por serem básicas e, ao mesmo tempo, permitirem fácil adaptação para outras finalidades.

Se você possui uma motocicleta modelo standard, pode utilizá-la tanto para trabalhar quanto para fazer uma viagem longa, bastando apenas algumas adaptações para que possa transportar a bagagem e ter maior conforto durante a viagem, como a adição de para-brisa no veículo, por exemplo.

Esse tipo de motocicleta é uma das melhores escolhas pelo preço mais acessível, pois, por serem mais básicas, já possuem um menor custo e, quando você decidir personalizá-las, poderá escolher os acessórios que cabem no seu orçamento.

Escolhendo a melhor moto pelo custo-benefício

O custo benefício de algum produto o qual você deseja adquirir refere-se à compra do que possuir o melhor valor desde que possua as características consideradas, por você, essenciais.

Por isso, um mesmo modelo de motocicleta não terá o melhor custo benefício para todos os compradores, pois os motoristas têm preferências diversas quando se trata de alguma atribuição da motocicleta.

Se você deseja adquirir uma motocicleta para realizar viagens por hobby, priorize o que lhe traz mais satisfação, ou seja, velocidade e emoção ou tranquilidade e relaxamento. Certamente, uma moto de muita potência, mas que possua muitos outros atributos, como acessórios diversos, terá um custo mais alto.  

Assim, pode ser interessante buscar por modelos mais básicos e que concentrem sua qualidade principalmente no motor, para que possa de desfrutar de uma viagem com mais adrenalina.

Caso a sua vontade seja apenas curtir tranquilamente o trajeto, pode escolher uma motocicleta em que o custo recaia também sobre acessórios os quais ela disponibiliza. Nesse caso, você pode até escolher um modelo básico e fazer sua própria personalização com os acessórios de sua escolha.

Montar sua própria motocicleta com os adereços de sua escolha pode, muitas vezes, acabar saindo mais barato e sendo de maior proveito para o piloto do que motos que já vêm completas.

O que priorizar ao comprar uma motocicleta

Dependendo do tipo de viagem que você desejar fazer com a sua moto, deverá priorizar determinados pontos. Como você já pode ver, motocicletas ideais para diferentes viagens apresentam também características diferenciadas.

Por isso, ao comprar uma moto, você terá de observar, por exemplo, quanto ela consome de combustível e qual a capacidade do motor.

Os itens do exemplo fazem a diferença de acordo com o tipo de viagem que a motocicleta fará. Se você for utilizar uma moto no dia a dia, em centros urbanos e para realizar viagens curtas, haverá um maior consumo de combustível, como você já deve saber.

Por isso, para esses casos, opte por motocicletas mais econômicas. Para essa finalidade, é importante também escolher motocicletas mais leves, que permitam driblar o trânsito e a grande quantidade de veículos com facilidade.

Já não é novidade que a maioria dos pilotos busca por velocidade e adrenalina quando viaja muitos quilômetros por lazer. Por esse motivo, indico que você escolha uma moto com maior capacidade de motor. Assim, ela alcançará maior velocidade e proporcionará uma viagem mais emocionante.

Contudo, tome cuidado para não ultrapassar os limites de velocidade ao dirigir uma moto muito potente. Caso você exceda a velocidade, pode acabar recebendo uma multa e pontos na sua carteira de habilitação.


publicado em 04 de Abril de 2018, 12:30
Gustavo fonseca doutor multas jpg

Gustavo Fonseca

Cofundador do Doutor Multas, um blog criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas. Já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com recursos personalizados. O blog já foi notícia no Estadão, VEJA, Quatro Rodas e UOL.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura