A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Homens sentados imóveis em silêncio

Eu comecei a ler as pirações do Eduardo Pinheiro há 11 anos, por meio de blogs e listas de discussões. Fui conhecê-lo anos depois e confirmei: ele manja mesmo de física, filosofia, epistemologia, lógica, blues, linguagem, estética, programação, budismo e ciências cognitivas. Tanto é que Fábio Rodrigues (um dos cordenadores da Cabana PdH) o convidou para fazer uma série aqui no PapodeHomem sobre como dialogar e debater de modo inteligente.

Sugeri seu nome para a Natura ("Ele pode ser um especialista em conexões pois consegue, de fato, conectar qualquer coisa com qualquer coisa") e eles toparam. Começou no Portal Homem falando sobre beleza e essa semana o tema foi a prática do silêncio: "Meditação: vigilância e descontração". Depois ele respondeu perguntas, começando com uma minha sobre preguiça.

"Muitos revolucionários falam em duvidar da imprensa, da religião ou das corporações – mas nosso principal carcereiro é nosso autoengano, ou as estruturas internas que aceitamos cegamente e que nos fazem vez após vez não fazer o que de fato queremos, ou nem mesmo querer o que, lá nas profundezas desconhecidas de nossa confusão cotidiana e superficial, realmente queremos. " –Eduardo Pinheiro

Sentar imóvel em silêncio é desafiar nossa mente ansiosa. E dá dor nas pernas. Muita.

Entrevistas na Avenida Paulista

Jader, Rodolfo, Fred e Veronica fizeram uma rodada de entrevistas na avenida Paulista, em São Paulo. Experiências, sonhos e dúvidas de homens de diferentes culturas. A produção é do pessoal da Monstro Filmes. Por enquanto, só o teaser (publicaremos dois vídeos na semana que vem):

Link YouTube

Outros posts da semana

"Reinventado a arte de voar", Jader Pires comenta filme com imagens incríveis de snowboard.

"Esse Google dá ressaca?", Rodolfo Viana sobre a cerveja produzida pela empresa dona do mundo.

"As cinco piores bebidas do mundo", Jader Pires mostra como você é feliz ao beber sua caipirinha, seu uisquezinho, sua cerva gelada.


publicado em 15 de Outubro de 2011, 14:41
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura