Morangos sicilianos?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Sobremesa boa não tem hora, lugar ou situação apropriada. Sempre pensei assim. Na verdade, gosto mais de fazer sobremesas do que propriamente devorá-las. Para mim, é emblemático o momento de servir meus amigos e amigas.

Essa semana não foi diferente. Dia corrido no QG em São Paulo, calor infernal, tudo sugerindo um suco natural ou algo do gênero. Que nada. Me propus a criar alguma “coisa doce” para meus os capangas Guilherme e Júnior. Como de costume, abri a geladeira para saber quais seriam os alvos. Morangos, ovos, limão siciliano e uma calda de morango me chamaram a atenção.

Agora compartilho o que fiz em poucos minutos.

Enquanto prepara a receita, deixe um morango para que suas amigas dividam igualmente. | Crédito: Joeri Stegeman.

Ingredientes

Você vai precisar de:


  • 300 gramas de morangos

  • 2 claras

  • 4 colheres de sopa de açúcar

  • Limão siciliano

  • Calda de morango (pronta)

Como preparar a sobremesa "Morangos sicilianos"

1. Bata as 2 claras na batedeira ou à mão por cerca de 3 a 4 minutos na batedeira (ou 6 a 8 à mão) até o ponto de neve. Para ter certeza, pegue o garfo com merengue e levante: quando ele tiver consistência e não cair, você atingiu o ponto certo.

2. Após alcançar o ponto de neve, adicione as colheres de açúcar aos poucos e continue batendo até o açúcar se desmanchar. Prove para ver se a merengada ainda está com grãos de açúcar ou se eles já se dissolveram por completo.

3. O toque fundamental desse prato é o limão siciliano, que vai dar um sabor ácido e uma textura aveludada ao merengue. Corte uma fatia grossa do limão e a esprema. Não ponha mais do que um 1/3 do limão para não deixar a merengada muito ácida.

4. Lave os morangos, tire os talos e corte-os ao meio. Disponha-os em um prato de sobremesa em formato circular e cubra com 4 colheres da merengada sicialiana.

5. Para decorar o prato, adicione umas raspas do limão no topo e utilize a calda de morango com criatividade.

Barato, rápido, gostoso e impressiona.

That's it! Em apenas 15 minutos você pode oferecer para seus amigos uma fantástica e simples sobremesa com custo muito baixo. Quero ver quem não vai aprovar.


publicado em 30 de Outubro de 2010, 14:44
E762eef80f0ef2dc9cf78ab1abf97ed2?s=130

Felipe Ramos

Um realizador nato, de coração sem tamanho. Transformar pedra em banquetes é a especialidade desse MacGyver gaúcho. Notório por seu apetite festeiro, nunca recuse quando for convidado a uma de suas frequentes celebrações e aventuras. O imprevisível é seu prato favorito. No Twitter, @felipemktg.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: