O que é ser um homem trans?

Ontem foi o dia do orgulho trans e a gente quer conversar sobre isso. Vem!

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Jogo rápido, papo sério .

Conheci a Rosa Luz em junho do ano passado, durante a gravação de uma série que eu produzia. Ela mora em Brasília, é uma mulher trans, artista, periférica, negra e tem um canal no YouTube. Muito do que eu aprendi sobre transexualidade veio de lá, e entre os ricos trabalhos que ela desenvolve está uma série de vídeos a respeito desse assunto, o #YouTubeTrans.  

Um deles é o relato do Marcelo Caetano, cientista político e homem trans, contando as experiências pelas quais ele passou durante todo o processo de reconhecimento da própria identidade de gênero. 

Depois de assistir ao depoimento dele e de ler os vários posts a respeito do dia do orgulho trans, que foi ontem, fiquei me questionando sobre diversos pontos, até porque esse é um assunto em relação ao qual eu não tenho grandes domínios, assim como a maioria das pessoas que estão ao meu redor.

O que passa pela sua cabeça quando lê a expressão "Homem trans"? A gente sempre acaba caindo nas caixinhas de esteriótipos quando o assunto é sexualidade e gênero, e nos livrarmos delas pode significar o encontro de um mundo muito mais vasto e diverso. 

Uma das coisas que eu percebi foi a ausência de pessoas trans na minha vida, desde amigos e conhecidos à, sei lá, referências musicais. E nessas eu encontrei esse poeta e MC, o Black Cracker, que é homem trans. Conhece? Dá uma olhada no trampo dele! Vale.
Outro trabalho super legal é o da banda Schmekel, formada apenas por homens trans. Esse é o Nogga, baixista.

Na medida do possível, é importante que a gente converse e busque informações sobre essa e outras questões, principalmente quando o assunto é palco de tantas dores e mortes. E pra falar sobre o tema, nada melhor do que a pessoa que sente na própria pele a dor e a delícia de ser o que é, né?

Então esse é o vídeo do Marcelo Caetano para a série da Rosa Luz, que eu comentei no início do texto. Vem ver!

Vivências de um Homem Trans | Link do YouTube

***

Se você quiser saber mais sobre o assunto, tô com alguns links que podem ajudar. Vem ver e me conta o que você pensa :)

- Periferia Trans

- Como é ser namorada de um homem trans? Aqui e aqui 

- Relatos de um homem trans

- Bernardo, homem transexual, fala sobre saúde

- Negritude e transmasculinidade

- Onde estão as pessoas trans ao seu redor?

- Cartilha da defensoria pública sobre alteração de nome/sexo no registro civil.

- Centro de apoio e inclusão social de travestis e transexuais

 


publicado em 30 de Janeiro de 2017, 12:20
Foto jpg

Carol Rocha

Leonina não praticante. Produziu a série Nossa História Invisível , é uma das idealizadoras do Papo de Mulher, coleciona memes no Facebook e horas perdidas no Instagram. Faz parte da equipe de conteúdo do Papo de Homem, odeia azeitona e adora lugares com sinuca (mesmo sem saber jogar).


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: