Os melhores apps Android que cabem em uma tela

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Começou assim, com um texto mostrando os melhores aplicativos de iPad que cabiam em uma tela. Eu reclamei nos comentários: "cadê a versão com apps de Android?" e fui convidado a fazê-la eu mesmo. Afinal, o PdH é democrático ou não é?

O fundo de tela eu achei num site qualquer por aí... se alguém quiser, eu passo o endereço

Tratei então de fazer a minha própria lista com os apps que considero indispensáveis para os usuários do sistema do robô verde. Até onde possível, não me guio apenas pelo "hype" dos aplicativos mais famosos. Gosto de experimentar as soluções mais famosas para cada finalidade, mas também sempre procuro testar as alternativas -- e muitas vezes fico com elas.

Deixei de fora também os aplicativos e serviços que vêm pré-instalados na maioria dos Androids, como YouTube, busca do Google etc.

Esses foram os que passaram pelo meu crivo:

AirDroid (Grátis)

Chega de cabo USB. A tecnologia avança, mas é incrível como continuamos dependentes de alguns acessórios presentes desde os primeiros aparelhos. Mesmo existindo o Bluetooth, o “cabinho” sempre foi minha forma preferida para transferência de dados entre computador e smartphone. Mas isso só até eu descobrir o AirDroid. Pela primeira vez sei que posso chegar na casa de um amigo e transferir qualquer conteúdo usando apenas a rede Wireless dele, sem cabos, sem necessidade de acessório nenhum.

Android Assistant (Grátis)

Com um bom smartphone, você pode até não lembrar disso o tempo todo, mas está com um verdadeiro computador nas mãos. Eventualmente, portanto, pode se tornar necessário fazer algum ajuste, finalizar algum aplicativo que parou de responder mas teima em ficar em aberto no background, impedir a inicialização automática de outro... Enfim. Com o Android Assistant, você tem acesso a 18 ferramentas úteis de "manutenção" para essas horas.

Springpad (Grátis)

Lembra quando mencionei nem sempre preferir as soluções mais populares? Temos um belo exemplo aqui. Muita gente prefere o Evernote para gerenciar suas anotações e lembretes, mas eu dei chance a este outro e não me arrependi. Ele pode não ter a mesma fama do elefantinho, mas me parece mais prático em algumas situações. É multiplataforma (Android, iPhone, iPad e Web) e o que você salvar em um local estará disponível nos outros.

Como é necessário adicionar seu widget para que se torne prático, ele acaba ocupando o lugar de 4 ícones na homescreen e, portanto, na minha seleção.

Dropbox (Grátis)

Muita gente o conhece (ele foi citado nos artigo dos apps de iPad), mas explicando resumidamente, te dá acesso multiplataforma a uma pasta de arquivos independente de que aparelho você estiver usando. Características com sincronização automática e integração com aplicativos famosos fazem parte do pacote. Arraste um arquivo para a pasta dele no seu desktop e ele fica disponível tanto em sua conta no site como em seu cliente no smartphone (e onde mais você tiver o Dropbox instalado).

Documents To Go (R$ 26)

Chefe: Cara, você está na rua?

Você: Sim

Chefe: Putz, preciso que você atualize aquela planilha com a última venda feita e envie para a matriz o mais rápido possível.

Diferente do Google Docs, esse app te possibilita não somente visualizar os documentos salvos no cartão de memória, mas também editá-los, além de possuir integração com a solução do Google. Logo, no caso do diálogo acima você não estaria completamente ferrado.

CamScanner (R$ 9)

Já que estamos falando em documentos, digamos que você precisa escanear um contrato, comprovante ou algo do tipo e não tem um scanner ou multifuncional por perto. O que fazer? Correr até a "lã-rause" mais próxima? Não. Você coloca o alvo sobre uma mesa e fotografa. O CamScanner o processará e converterá em PDF, pronto para ser transferido ao desktop ou enviado por e-mail. Bem vindo ao século 21.

Google Goggles (Grátis)

Eu enxergo como uma evolução dos QR Codes, que felizmente não vingaram. Com uma atuação bem mais ampla, além de interpretar códigos QR, ele te dá informações sobre produtos, marcos históricos e geográficos, fachadas de edifícios, objetos de arte e imagens populares. Basta fotografar o objeto e mandar ele pesquisar.

Aldiko (Grátis)

Esse aplicativo é compatível com o formato padrão para ebooks, o epub, e também PDF. Existem vários ajustes disponíveis ao usuário, além de ser bem bacana visualmente, pois, como outros do tipo, exibe teus alfarrábios como se estivessem em uma estante. Tem muita gente que acha que é desconfortável ler no celular, mas eu discordo. Ao menos no meu aparelho, com tela de 4,3", acho confortável.

Sports Tracker (Grátis)

Se a leitura faz o cérebro “crescer”, o sedentarismo faz o mesmo com a barriga. Meio incrédulo, instalei um aplicativo que prometia tornar mais divertido fazer caminhadas, ciclismo etc. E não é que motiva mesmo?

Em um aparelho com GPS, após cadastro no serviço, basta selecionar o exercício em questão e pressionar “Start”. Para caminhadas, ele grava todo o percurso realizado, velocidade média, queima calórica entre outros dados. Ao término, basta pressionar “Stop” e então sincronizar com o serviço, por meio de 3G ou Wi-Fi. Todas as informações ficarão salvas no site, mostrando uma espécie de diário e trazendo os dados completos, além de visualização do trajeto realizado. Possui também integração com redes sociais.

Cine Mobits (Grátis)

Tenha acessíveis na palma da mão informações das salas de cinema mais próximas e detalhes dos filmes, horários de exibição, sinopses e trailers. Ele traz também a possibilidade de comprar ingressos online e compartilhar as informações no Facebook e Twitter.

Facebook (Grátis)

Dispensa maiores explicações.

Apesar de existirem soluções que agregam várias redes sociais, eu gosto mais deste. Ele te dá acesso às principais funcionalidades de forma bem satisfatória e recebeu uma grande atualização recentemente, melhorando algumas de suas características.

TweetDeck (Grátis)

Cliente para Twitter que me conquistou pelo layout. Oferece todas as funcionalidades básicas de forma bem organizada e acessível.

IM+ (Grátis)

O meu objetivo inicial era instalar um cliente para o Windows Live Messenger, o famoso MSN. Depois de testar vários, dei de cara com o IM+, que é um agregador de sistemas de chat. Hoje mantenho ele vinculado ao Facebook Chat, GTalk e Messenger.

Oferece compatibilidade com os principais serviços (até o ICQ... Recomendo logar e ver todos os seus amigos da década de 90 que nunca mais ficarão online), há boas opções de configuração, tudo é bem organizado em uma interface limpa e em português.

Compartilhe conosco suas preferências!

A minha homescreen está preenchida dessa forma. Mas tudo depende do perfil de uso de cada usuário, preferência ou necessidade pessoal por determinadas características. Como está a sua? Qual seu aplicativo ou widget favorito que eu não mencionei?


publicado em 19 de Março de 2012, 11:14
22ddab66ec3a902f239e5a95469804a1?s=130

Rodrigo Camargo

Sempre trabalhou na área comercial, faz Direito (mas às vezes faz o errado também), acredita ser Deísta. Já administrou servidores de Counter Strike: Source e garante ainda não existir game mais bacana. [Facebook]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: