Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Os sinais de pontuação mais estranhos que existem

Interrogações, exclamações e reticências são ferramentas básicas de comunicação. A frase anterior usou uma vírgula e um ponto final e não teria como existir sem eles. Mesmo que você não escreva por profissão, esses sinais gráficos são tão necessários quanto parafusos e dobradiças, já que interligam nossas ideias.

Mas existem alguns sinais gráficos praticamente não utilizados. São ferramentas de comunicação para usos tão específicos que nunca se popularizaram. Alguns deles injustamente, na minha opinião. Imagina que legal ter um ponto para deixar claro que o que você escreveu deve ser entendido como sarcasmo? Pouparia muita confusão.

Asterismo ( ⁂ )

Nós mesmos aqui no PdH vivemos usando este símbolo, mas em sua versão simplificada. Ele serve para separar diferentes seções de um mesmo texto, mas sem a necessidade de usar um subtítulo.

Por ser um símbolo muito específico e de uso restrito, provavelmente as pessoas começaram a ficar com preguiça de usá-lo e ele foi abandonado em favor do uso de três asteriscos um ao lado do outro ( * * * ), ou mesmo outros sinais equivalentes. Literalmente qualquer forma de se iniciar uma nova ideia dentro de um texto sem usar um subtítulo ou uma quebra de capítulo é equivalente ao uso do asterismo.

Obelisco ( † )

Chamado de "dagger" em inglês, o que significa "adaga" e é um nome muito mais do caralho, o obelisco simboliza morte. É provavelmente o mais conhecido dessa lista, usado sempre que alguém morre, para indicar o ano da morte (nesse caso, o asterisco é utilizado para indicar o ano de nascimento).

Mas, além desse uso comum, o sinal também é usado em muitos outros contextos. No dicionário de inglês Oxford, por exemplo, é usado ao lado de palavras obsoletas, extintas. Em notações de xadrez, é usado para indicar uma jogada que resultou em xeque – a jogada do xeque-mate é indicada por um obelisco duplo ( ‡ ).

Em algumas publicações, é usado também para indicar uma nota de rodapé. Esse uso não tem nada a ver com morte, pra variar.

Indicador ( ☞ )

Não é apenas um desenho inútil do Wingdings. Um símbolo esquisito e ao mesmo tempo tão familiar. Era tão utilizado quanto qualquer outro símbolo de pontuação entre os séculos 12 e 18, mas caiu em desuso com o início da imprensa por ser muito largo, dificultando a fabricação do seu tipo móvel, e também por ser complicado de escrever à mão.

De significado bem óbvio, serve para chamar atenção ao texto que vai à sua direita. Em obras acadêmicas, às vezes é utilizado para indicar outras obras de referência, e também em algumas histórias em quadrinhos é usado para indicar que a história continua no verso da página atual.

Interrobang ( ‽ )

Sem muito mistério: significa exatamente o mesmo que uma interrogação ao lado de uma exclamação.

Só me pergunto qual foi o motivo que levou alguém a achar que era necessário criar um símbolo especial para esses casos. Tipo, por quê?!

Sarcmark ( )

Este é o sarcmark. Ele não gosta de você, mas vai dizer que você é o máximo. Isso porque é um símbolo feito para indicar sarcasmo.

Digo que ele foi "feito", e não "é usado", porque ele de fato... não é usado. O Sarcmark foi proposto não por escritores, filósofos ou linguistas, mas sim por uma empresa, querendo capitalizar em cima do fato de que a nossa geração é cada vez mais propensa a se comunicar ironicamente – algo que, sabemos, não funciona lá muito bem por escrito.

Boa ideia, péssima execução. O símbolo só existe como uma imagem, não como um caractere de texto, e ainda quiseram cobrar U$2 para quem quisesse "baixá-lo".

É uma pena. Seria útil.

Sinal de conclusão ( ∴ )

Usado em matemática e às vezes como abreviação em textos, este símbolo indica uma... conclusão. (Odeio quando os nomes das coisas estragam a explicação que eu teria que dar sobre elas.)

Há também o símbolo inverso ( ∵ ), chamado de "porque", que é usado como premissa para a conclusão. Alguns exemplos:

∵ x+1 = 6 | Porque x+1 = 6

∴ x = 5   | conclui-se que x = 5

∵ Fulano é um homem     | Porque Fulano é homem

∵ os homens são mortais | e porque os homens são mortais

∴ Fulano é mortal.      | conclui-se que Fulano é mortal.

∵ Não achei mais bons símbolos estranhos

∴ a lista desse artigo acabou.


publicado em 20 de Novembro de 2012, 14:50
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura