Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Pixar oferece curso online e gratuito sobre storytelling, via Khan Academy

As aulas são com os profissionais da Pixar, responsáveis pelas histórias que nós amamos e os mais gabaritados do mercado que você respeita

Há quem diga que estamos vivendo num mundo onde tudo que importa é a narrativa. Na publicidade, na novela, no cinema, mas também na escola, na carreira, na política, há quem diga que o que mais importa é a história que está sendo contada.

A primeira vez que tive contato com essa visão foi assistindo Peixe Grande e aqui vai uma informação que pode ou não ser um spoiler [se não quiser ver, pule para o próximo parágrafo]: a grande sacada do filme, a meu ver, é mostrar como o fato da história ser real ou não, pouco importa.

Depois, estudando comunicação tive contato com o termo storytelling propriamente dito de uma maneira bem mais acadêmica. Vi inúmeros casos de quando isso é aplicado ao jornalismo, à publicidade e até mesmo às relações públicas. A comunicação entrou fundo nessa onda. E, em muitos casos, não era sequer preciso que a história fosse verdadeira, apenas que fosse uma história!

Passaram-se os anos e vimos isso impactar (com mais força do que antes) a política. Não precisamos citar nomes, mas há inúmeros casos espalhados por aí de candidatos eleitos porque a narrativa era melhor, mais impactante, mais agregadora ou mais cativante do que a de seu rival. Os impactos são múltiplos.

Gostando ou não, me parece bastante óbvio que todos nós precisamos conhecer e compreender esse conceito. E para fazer isso, nada melhor do que aprender com os melhores.

Não sei vocês, mas eu sou um grande fã da Pixar. Hoje em dia, não só a capa do meu Facebook é de uma foto de um curta deles como meu livro de cabeceira é de um dos fundadores da empresa. Autores de filmes marcantes como Vida de Inseto, Toy Story, Monstros S.A. Procurando Nemo, os caras já provaram que o forte deles é contar uma boa história. E eles explicam muito bem o porquê disso:

Link Youtube - Dá pra ver a qualidade até no vídeo de abertura dos caras.

Explicar como contar uma boa história é exatamente o que eles estão fazendo agora, em parceria com a Khan Academy, na plataforma criada por eles chamada de Pixar in a Box, que não é algo exatamente novo. A novidade fica por conta justamente do curso.

Entrando nesse link, você já terá acesso ao primeiro módulo chamado de "We are all storytellers" ['Somos todos contadores de história'] e poderá ver que o segundo será dedicado à construção de personagens.

O curso ministrado por caras tipo: o diretor de Valente, Mark Andrews, o diretor e o designer de Divertidamente, Pete Docter e Domee Shi, e o animador de Ratatouille, Sanjay Patel, conta com várias explicações e dicas em vídeo (como não poderia deixar de ser), mas também te dá lições práticas pra você aplicar todo seu conhecimento pouco a pouco.

A periodicidade não é definida, mas os organizadores disseram que o próximo módulo vai ao ar no final de março. Ou seja, você ainda tem bastante tempo pra correr atrás e colocar as lições do primeiro módulo em dia. Depois disso, basta acompanhar o twitter da Pixar in a Box para ter mais novidades sobre lançamentos e atualizações.

Quem sabe a gente não se encontra lá?


publicado em 21 de Fevereiro de 2017, 18:15
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura