Dar voz. As redes têm nos mostrado que dar voz para pessoas diversas é essencial para que a mídia, os sites, os blogs representem as várias realidades do nosso Brasil.
Cada um consegue falar melhor daquilo que não apenas conhece na teoria, mas que vive na pele e no dia-a-dia.
Boa parte da grande mídia se concentra no eixo sudeste do Brasil, e principalmente nas partes centrais destas cidades, retratando pouco a periferia, como se o que estivesse longe das redações fosse mais excessão que regra. E nem sempre é assim.
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), para fortalecer o jornalismo local e multiplicar as vozes que retratam as variadas realidade na mídia brasileira, está oferecendo um curso online, em parceria com o Facebook, para a Reconstrução do jornalismo local.
O programa, também chamado de Projeto Facebook para Jornalismo (FJP) é destinado a comunicadores que trabalham em meios de comunicação de abrangência local .
O jornalismo, nos bairros, comunidades, pequenas cidades, fortalece a proximidade e o engajamento de que lê ou assiste com quem produz conteúdo. Mas a falta de recursos ou a dificuldade de capitalização ainda é um obstáculo dos grandes para os produtores de conteúdo locais ou independentes (como nós do PdH).
As redes podem ser uma ferramenta útil, tornando a produção e o conteúdo mais acessível, mas mesmo assim, a logística e a produção não é nada simples e, por isso, o curso ou uma capacitação neste sentido é tão importante.
Sobre o curso: Reconstrução do jornalismo local
O curso é gratuito e está estruturado em quatro módulos temáticos que tratam de novos processos, ferramentas digitais, novas linguagens e modelos de cobertura e exploração de novos modelos de negócios. Serão 1.500 vagas destinadas preferencialmente a jornalistas que trabalham em veículos de atuação local.
O programa terá duração de oito semanas, com início em 31 de agosto, totalizando 40 horas/aula em vídeo (com legendas), além de farto material em texto, estudos de casos e seminários ao vivo e incluirá informações sobre os produtos e soluções do Facebook, para que os jornalistas façam melhor uso da plataforma (que inclui também o Instagram).
A coordenação acadêmica é de Sérgio Lüdtke e nosso querido Guilherme Valadares vai estar entre os instrutores que juntos, podem apresentar soluções e novas formas não só de pensar mas de viabilizar o jornalismo.
Dá uma olhada nos temas e instrutores:
- Adrian Alexandri - Estudo de caso: Criando um meio jornalístico no deserto de notícias
- Amanda Rossi - Jornalismo de Dados e LAI
- Ana Brambilla - Fontes de financiamento: Assinaturas, crowdfunding e membros
- André Biernath - Como cobrir ciência
- Arnaldo Carvalho - Como criar uma estrutura de produção de vídeos baseada em smartphones
- Carolina Oms - Como cobrir questões de gênero
- Dal Marcondes - Fontes de financiamento: Cursos e treinamento
- Daniela Pinheiro - Fontes de financiamento: Eventos
- Edvaldo Pereira Lima - Jornalismo de Soluções
- Fabrizio Bruzetti - Fontes de financiamento: Publicidade digital
- Filipe Speck - Fontes de financiamento: Newsletter
- Flávia Oliveira - Como cobrir questões raciais
- Guilherme Valadares - Fontes de financiamento: pesquisas, documentários e consultorias (pra quem sempre quis saber como fazemos, lá vamos abrir a caixa-preta e inclusive dissecar os modelos de propostas que usamos)
- Gustavo Torniero - Como tornar o jornalismo digital acessível para pessoas com deficiência
- Hélio Miguel Silveira Filho - Ferramentas digitais para monitoramento e gestão de redes sociais e Narrativas para mídias sociais
- José Antonio Lima - Ferramentas digitais para investigação
- Lívia Vieira - Como usar Analytics para definir públicos de interesse
- Luciana Cardoso - Como criar um produto digital com poucos recursos
- Marco Migliavacca - Como criar um Plano de negócios para uma empresa enxuta
- Maria Elisa Muntaner - Jornalismo sem fins lucrativos - Como sobreviver?
- Naira Hofmeister - Estudo de caso - Jornalismo de soluções
- Nath Finanças - Como falar de finanças
- Nina Weingrill - Seminário: Desafios do Jornalismo local
- Paula Miraglia - Seminário: Modelos de negócios para empreendimentos digitais
- Paulo Talarico - Periferias no centro
- Rafael Grohman - Precarização e oportunidades para o trabalho jornalístico
- Rede Wayuri - Estudo de caso apresentado por Ray Baniwa, Cláudia Ferraz Wanano, Edineia Teles Arapaso e Juliana Radler
- Reinaldo Chaves - Ferramentas Abraji
- Renato Martins - Como organizar lives e videoconferências
- Ricardo Fotios - Novos processos de redação em tempos de escassez
- Sérgio Lüdtke - Ferramentas digitais para organização do trabalho e Jornalismo Colaborativo
- Simon DuCroquet - Ferramentas para visualização de dados
- Valquíria Daher - Fontes de financiamento: Publicações para terceiros
Inscrição gratuita até 21/08 no link abaixo
As inscrições estarão abertas até 21 de agosto e podem ser feitas por este formulário.
Participem e divulguem! O jornalismo agradece.
publicado em 14 de Agosto de 2020, 11:53