Por que alguns caras ficam carecas e outros não?

Um vídeo que explica como a careca acontece e como tratá-la.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Temos muitos exemplos históricos e na ficção de homens carecas realizando grandes feitos. Para alguns, suas carecas até são motivo de ostentação, um símbolo de sabedoria e virilidade.

Hoje, há até quem se dedique a pesquisar se aquele velho e famoso ditado popular tem mesmo razão. Segundo pesquisa de Albert E. Mannes, homens carecas são percebidos como mais "mais dominantes, másculos, viris, confiantes, altos e fortes" do que realmente são. 

Ainda assim, nem todo mundo recebe bem o fato de que a idade vai chegando, a natureza faz seu trabalho e o cabelo acaba deixando de ser artigo farto para ir rareando lentamente. 

Assim, não é raro a gente se perguntar: por que eu tenho essa careca e ele não?

Esse vídeo da School Of Life vem com uma explicação bem didática sobre as causas da calvície e como podemos trazer os cabelos de volta.

 

A animação provavelmente vai trazer alguns bons insights, mas temos também alguns outros materiais que podem ajudar com as inquietações da queda de cabelo.

publicamos um artigo no qual descrevemos as causas da calvície:

Fatores como o stress, uso de drogas, medicamentos e má alimentação podem causar a calvície, mas a causa mais comum é a alopécia androgênica, que, acredita-se, possui um forte fator genético. Esse tipo de perda de cabelo começa geralmente pela parte frontal e faz o fio perder densidade na parte de cima da cabeça. O couro cabeludo possui em média 500 fios por centímetro quadrado e diariamente cerca de 100 deles são perdidos por conta do ciclo natural do cabelo, mas com alopecia a queda pode ser muito maior.

Um artigo publicado nesse domingo no The Sunday Telegraph ("The cures for baldness around the corner", que me inspirou a escrever esse texto) comenta que o hormônio diidrotestosterona (DHT) está associado com alopécia androgênica, mas como ele age no organismo é ainda dúvida entre os especialistas. Acredita-se que uma sensibilidade à DHT causa o encolhimento dos folículos, reduzindo a habilidade de produzir cabelo normalmente. Ainda assim, o quadro é meio complicado porque o mesmo hormônio é também responsável pelo crescimento de cabelo em outras partes do corpo.

Já publicamos também uma entrevista com o Dr. Raul Mauad, cirurgião plástico especialista em tratamento capilar:

Link Youtube

E uma outra com o Dr. Luiz Roberto Terzian, com perguntas sinceronas que a gente não tem coragem de fazer por aí, com medo do ridículo.

Link Youtube

E vocês, já estão com o cabelo caindo? Como lidam com a questão?
 


publicado em 21 de Março de 2017, 23:14
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: