Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Pra cozinhar muito bem, há que se começar com uma ajuda

Falar de comida aqui é algo muito, mas muito interessante porque, pela amplitude do PapodeHomem, estamos falando com o guri que saiu das fraldas recentemente e agradece a gente por contar como fazer arroz ou como fazer direitinho feijão e também sentamos pra falar com a galera barbada que já pensa em comida como um processo de vida, de extensão do prazer, de forma de cultivar bons hábitos, melhorar mesmo o dia a dia, ir além do "preciso me alimentar".

A diferença entre um couch potato e um coelhinho Duracell muitas vezes está no prato. Saber cozinhar e ser capaz de assumir a responsabilidade pela própria alimentação deveria estar entre as habilidades elementares de todo ser humano. Quem ainda não desenvolveu essa capacidade está em fase de crescimento, ainda não se tornou uma pessoa autônoma.
-- Francesinha: Cozinhar e gozar é só começar

Da autonomia, passamos ao estilo. Cozinhar também é passar uma mensagem. Depois de aprender a cozinhar bem, começa-se a cozinhar de forma estilosa.

Sim, estamos em constante estado de aprendizagem. Pena daqueles que acham isso demérito.

Aos entusiastas de sempre conhecer mais, pipocou aqui uma ideia de um milhão. Quem está nos meandros de afirmar que cozinha bem e que quer chegar à cozinha estilosa vai achar essa, uma baita solução.

Você escolhe, eles compram, você cozinha!

Plated

Em novembro do ano passado, o americano Nick Taranto criou o site . Lá, você escolhe a receita que quer preparar - todas nível chef - e recebe os ingredientes de acordo com o número de pessoas que vai servir (de 2 até 24 pessoas, com o preço do serviço aumentando de acordo com a quantidade de convidados).

O site possui vários chefs cadastrados que botam suas receitas fodas, com fotos e tudo o mais. É uma ótima sacada justamente pra quem precisa, agora que cozinhar em si não é mais problema, adquirir conhecimentos dos itens que efetivamente vão fazer diferença no prato que se vai fazer: qual seria a melhor massa, uma foda mesmo, quais os vegetais que realmente vão ser ideais para aquela salada ou, enfim, você sempre teve uma vontade grande de fazer uma carne fora do comum, mas nunca fez ideia de onde encontrar o melor corte.

No Plated, há a oportunidade de começar a entender a real diferença dos ingredientes, da qualidade deles, da elevação que selecionar perfeitamente bem os itens tem de tão importante na hora de cozinhar. Eles mandam tudo na quantidade certinha.

Mas que tipo de prato eles oferecem lá?

Pra se ter ideia, nessa semana eles estão oferecendo esses pratos:

Todas as receitas são do chef italiano Matteo Boffo, que comanda o Under the Table Brooklyn, em Nova York.

Link Vimeo

Vem pro Brasil? O que temos por aqui? (ajudem nos comentários)

Até o presente momento não há a menor das menores informações sobre o assunto. Muito provavelmente não.

Mas a ideia está aí e, como já disse, ela vale um milhão de dólares. O que não deve faltar por aqui é gente que ainda está na gana de aprender a cozinhar cada vez melhor e, claro, de um jeito mais estiloso ainda.

Para as terras tupiniquins, há algumas alternativas que podem ajudar os que já estão avançados na cozinha:

Apê.ritivos

Esse site mescla boas receitas com algumas mais manjadas, mas tem bastante coisa interessante e tem vídeos pra acompanhar.

I could kill for dessert

Receitas muito boas de sobremesas, dicas e segredos pra fazer o doce todo sempre de um jeito melhor. Também tem vídeos.

 Experimentos na cozinha

Se as receitas não são as mais complexas, o site tem links bons de onde comprar ingredientes, boas dicas de livros de culinária e até bons utensílios para usar.

Alta cozinha profissional (aplicativo)

A Alta Gastronomia Profissional é uma revista lançada para o mercado foodservice. Sua linha editorial foi planejada para oferecer aos chefs de cozinha, uma gama de receitas que são feitas com uma determinada marca ou produto de um fornecedor. O forte da revista é a variação das possibilidades de um produto que esteja presentes no universo da gastronomia profissional. O propósito da revista é mostrar aos chefs, receitas e dicas com charme e requinte, sem se esquecer da praticidade. Com diagramação leve e objetiva, a revista propõe a alimentação como estado de espírito, sempre valorizada pelas excelentes fotos, complementada por uma produção impecável.

Cozinha de Jack (canal do YouTube)

A alta gastronomia sem frescura.
Trouxe cerveja?

Obs: se tiverem mais dicas que possam ajudar quem já está lá na frente quando falamos de cozinha, só botar aqui nos comentários pra gente fazer um update com mais ferramentas úteis!


publicado em 15 de Março de 2013, 09:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura