A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Bela receita de salmão ao creme de hortelã, passo-a-passo

Aprendi esse prato com uma grande amiga aqui de Bauru, a Mariza, excelente cozinheira e professora de culinária.

Eu estava no início do namoro e não sabia o que fazer para impressionar a menina. Como já havíamos combinado que eu faria o jantar, liguei para a Mariza e pedi um conselho de receita simples e matadora. Deu certo: estou com minha namorada até hoje.

Quando entrei em contato com o PapodeHomem querendo colaborar com algumas receitas, recebi um pedido para que enviasse uma de teste e fiquei com muitas dúvidas do que eu faria. Conversando com meus amigos um deles perguntou, já com cara de lombrigueiro:

"O que você sabe fazer com salmão?"

Na hora nos lembramos do ocorrido e decidi que seria esse.

O mais engraçado foi no dia que fizemos o prato especialmente para o post. A cozinha de casa está em reforma, então liguei para o André, nordestino cabra dos bão, e disse à moda:

"Meu rei, tu tens compromisso hoje? Não?! Então estou indo pra sua casa usar sua cozinha e fazer umas fotos para uma receita que vou enviar ao PapodeHomem".

Ele meio sem entender concordou e avisou sua esposa que deixasse tudo arrumado.

Durante todo o preparo, Luis Henrique olhava e acompanhava ansioso para comer o salmão (mas ainda com dúvidas em relação à mistura com o creme de hortelã), Paula tirava as fotos e ria, minha namorada Suellen grelhava os outros filés, André apenas assistia e bebia o vinho enquanto contava histórias da terrinha.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Eis a lista:


  • 1 kg de filé de salmão

  • 150 ml de leite

  • Vinho branco seco

  • Hortelã

  • Cheiro verde

  • 1 pimentão amarelo

  • Tomates cereja

  • Tomate seco

  • Óleo

  • Azeite extra virgem

  • Arroz

  • Sal

  • Tempero para arroz (cebola e alho, ou tempero pronto)

Como preparar o arroz?

1. Lave dois copos de arroz.

2. Em uma panela, coloque um pouco de óleo, a cebola picada e o alho a gosto.

3. Deixe fritar.

4. Quando o alho começar a ficar dourado, adicione o arroz, misture e deixe secar mais um pouco da água – isso faz com que o arroz realmente pegue o sabor do tempero.

Para um arroz soltinho, coloque água até cobrir cerca de dois dedos acima do arroz na panela. Se preferir, há um texto específico sobre isso aqui no PdH.

Como preparar o salmão?

1. Pegue o filé de salmão e corte em pedaços para que pelo menos dois caibam na frigideira.

2. Disponha tudo em uma travessa e coloque vinho branco de maneira que fiquem totalmente submersos e deixe por 15 minutos.

O resultado.

Como preparar o creme de hortelã?

1. Bata o leite no liquidificador.

2. Pela abertura da tampa, coloque o óleo de modo que escorra um fio bem no centro, em cima das pás, e até que a textura do leite engrosse e vire creme.

3. Nesse momento, adicione 3 folhas de hortelã e deixe bater bem para que o creme tome uma cor esverdeada.

4. Desligue o liquidificador, coloque mais algumas folhas de hortelã e apenas use o botão "Pulsar" para que não triture totalmente as folhas e fique pedacinhos do hortelã no creme. Se o seu liquidificador não tiver esse botão, corte com faca ou na mão.

Para grelhar o salmão:

1. Coloque a frigideira no fogo com uma fina camada de azeite.

2. Deixe esquentar e coloque com cuidado os filés após terem marinado no vinho branco. Sinta o aroma que sai quando o salmão, o vinho e o azeite começam a esquentar. Com cuidado, vire os filés após terem dourado.

Apresentação: como montar os pratos!

Coloque primeiro o arroz em um lado do prato. Coloque o filé de salmão no outro. Com uma concha ou colher coloque o creme de hortelã sobre o salmão (se você deixou o creme um pouco mais salgado e não utilizou sal no salmão, a união é fantástica). Coloque alguns tomates secos sobre o arroz ou salmão, se gostar. Decore as laterais com as rodelas de pimentão, tomates cereja cortados ao meio, cheiro verde e hortelã.

Lembre-se, as pessoas comem antes com os olhos!

Se preferir usar uma travessa, coloque primeiro os pimentões, os tomates cereja cortados e o cheiro verde – desse modo, até você servir, ele pegará o sabor do salmão e não será apenas decorativo. Depois calmamente vá organizando os filés. Coloque os tomates secos e cubra com o resto dos tomates e rodelas de pimentões. Disponha o arroz em outra travessa e decore com hortelã, cheiro verde e tomate cereja.

Para acompanhar...

Faça uma salada simples para acompanhar: lave os tomates cereja e tempere com limão, sal a gosto e um pouco de cheiro verde.

Um vinho branco vai bem com esse prato. Eu prefiro os suaves, mas há quem goste dos mais secos. Enquanto estiver grelhando o salmão, coloque mais um pouco de vinho branco na frigideira. O aroma se espalha pela casa e sempre tira um elogio ou desperta um curioso mais próximo ao fogão para lhe ajudar.

"Vai, todo mundo dando um sorriso pros leitores do PdH!"

publicado em 08 de Janeiro de 2011, 05:01
Babe8f32983a620ed8993501880b8c34?s=130

Paulo Vinicius Hungaro

Conhecido como Rei da Panceta, é apaixonado por pratos que surpreendem olhos e paladares. É coordenador técnico e comercial de uma empresa de tecnologia. E pai de uma linda garota.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura