Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United há quase 30 anos!

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Há cerca de 26 anos, um homem vem escrevendo uma das mais vitoriosas histórias no comando técnico de uma equipe de futebol. Sir Alex Ferguson, mais uma vez, deu ao Manchester United o título da Premier League.

Quase 30 anos. Um só clube
Quase 30 anos. Um só clube

Contratado pela equipe inglesa há mais ou menos 26 anos, não é exagero afirmar que a imagem de Fergie (como é carinhosamente chamado pelos fãs) se confunde com a dos Red Devils. As últimas duas décadas de sucesso de um é reflexo da competência e organização do outro.

É provável que todos saibam que o título inglês conquistado nos últimos dias foi o 20º da história do ManUtd. O que nem todos devem saber é que incríveis 13 foram conquistados sob o comando do escocês.

Para efeitos de comparação, o Liverpool (com 18 conquistas), viu o rival colecionar seus títulos sem ganhar um único campeonato em meio aos 13 vencidos pelo United. O sucesso dos vermelhos de Manchester é tanto que títulos europeus e mundiais também foram alcançados. Por consequência, a marca ganhou visibilidade e tornou-se, por muito tempo, a mais valorizada em todo o mundo.

Qual é o segredo de Ferguson? Óbvio que a resposta é complexa. Poucos devem saber, também, que o primeiro título inglês vencido sob o comando do escocês (na temporada 1992-1993) demorou mais de meia década para acontecer desde a sua chegada. Algo impensado, por exemplo, no futebol brasileiro atual.

Ou alguém se lembra de um técnico que tenha durado, recentemente, mais de 05 anos à frente de uma equipe sem resultados expressivos?

Outra vantagem de Sir Alex é saber como gastar o caminhão de dinheiro que tem à sua disposição. Contratações certeiras como Cantona, Roy Keane, Ferdinand e Van Persie, cada qual em sua época, ajudam a explicar o sucesso de suas equipes. Mais uma vez comparando com o Liverpool, os Reds gastaram mais na contratação de Carroll (hoje emprestado ao West Ham) junto ao Newcastle do que o United para tirar RVP do Arsenal.

Fergie também possui um faro aguçado para jovens atletas. Viu na chamada “Class of 92 jogadores que viriam a se tornar mitos no clube, como Gary Neville, Scholes, Giggs e Beckham; trouxe Cristiano Ronaldo do Sporting para torná-lo o melhor jogador do mundo; tirou Rooney do Everton e o tornou um jogador tão completo que até como volante já atuou em algumas partidas; transformou Anderson de atacante promissor para um volante de extrema qualidade; viu em Chicharito uma baita opção de ataque, tão decisivo nas últimas temporadas; fez de Rafael o lateral direito mais regular do futebol inglês; etc.

Vencedor pra cacete
Vencedor pra cacete

Enfim, se Will Smith foi a lenda ao protagonizar o famoso filme pós-apocalíptico de Hollywood, o mundo do futebol também tem a sua grande lenda viva.

Sir Alex Ferguson é um mito e não sabemos até quando ocupará este mesmo cargo que há tanto tempo domina. O certo é que as únicas coisas que combinam mais com Fergie do que títulos e recordes conquistados, são seu cabelo bem penteado e o inseparável chiclete de cada partida.

God Save The Legend!

O currículo do Sir

Títulos
St. Mirren


  • Segunda Divisão Escocesa: 1977


Aberdeen


Manchester United


* Título da Supercopa da Inglaterra compartilhado com o Liverpool
Fonte: Wikipedia

publicado em 01 de Maio de 2013, 07:00
A32ec9fb5595e49749a8cb7785e758c5?s=130

Caio Barbieri

Advogado, porém trocou o terno e a gravata pela Educação Física. Apaixonado por futebol, entende que a verdadeira justiça está em fazer aquilo que realmente ama. Escreve sempre lá no site templo da Bola.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: