Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Temos uma nova série de relatos masculinos, vem assistir! | Caixa-preta #1

O primeiro vídeo vai contar sobre o conceito de Nakamá, amizade e abandono no Japão

Ano passado começamos uma conversa aqui dentro do PapodeHomem para melhorar o editorial do nosso canal do YouTube e pensamos: qual tipo de conteúdo teria a nossa cara e representasse o que fazemos de melhor?

Com certeza, nosso ponto mais forte é ter uma comunidade imensa de pessoas com histórias incríveis. E não porque elas cometeram atos heroicos ou coisa do tipo, já que essas são contadas até demais. Mas sim, o que elas vivem e têm a dizer, que parece banal, mas não está sendo dito?

Surgiu então a ideia do CAIXA PRETA.

Resolvemos abrir espaço para que essas pessoas possam revelar histórias sobre o masculino que não estão sendo contadas. Elas irão compartilhar um pouco de suas trajetórias, e esperamos que outros homens possam se reconhecer e conseguir traçar novas possibilidades e caminhos.

Para abrir a série trouxemos o relato do Daniel Oshiro, “negro, japonês e nerd, muito nerd”, segundo ele.

O Oshiro morou 17 anos no Japão, onde construiu muito da sua personalidade e caráter. Durante a entrevista perguntamos qual foi o principal fator que moldou quem ele é hoje, e sem titubear  respondeu que foram seus amigos. O que nos traz uma leitura muito interessante se cruzarmos com dados que encontramos  na pesquisa que o PapodeHomem, junto a ONU e o Grupo Boticário, realizou para o documentário “Precisamos falar com os homens?”.

Ela revelou que  66.5% deles não falam com seus melhores amigos sobre medos e sentimentos profundos. Oshiro ressignifica esse dado, mostrando (inclusive em suas falas durante o vídeo) o quanto quebrar aspectos engessados na masculinidade pode ser benéfico.

Nesse sentido, ele nos apresentou uma noção nova de afeto e amizade: o termo “Nakamá”.

Explico. Nakama é um conceito que representa muito mais que amizade e família. Seria alguém que você protege, a quem você é fiel. Um termo que não teria como traduzir para o português. Algo que só quem viveu lá conseguiria entender.

Foi de encher os olhos a nossa conversa.

Confira e depois nos diga o que achou, beleza?

Link do Youtube

E inscreva-se no nosso canal para receber toda quinta-feira um relato novo de homens inspiradores. Quem sabe você não se reconhece em algum deles?

Estamos fazendo essa série com muito carinho. Esperamos que gostem!


publicado em 09 de Março de 2017, 11:09
Anahiga

Ana Noemi Higa

Videomaker do PapodeHomem e uma das idealizadoras do canal Papo de Mulher, espaço para contar as histórias de mulheres incríveis do nosso tempo.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura