The Baggios | Eu ouvi pra você #4

Caso Roberto Carlos e Black Keys se encontrassem, o resultado seria algo como o The Baggios.

RTEmagicC_the-baggios-560x360.jpg

Quando me coloco pra ouvir rock, em geral, vou em busca de alguma coisa visceral. Admito, é uma preferência pessoal que enviesa bastante minha audição. Então, mesmo quando o som é mais leve e introspectivo como o Quarto Negro ou o Onagra Claudique, é essa crueza que busco, seja lá de que forma isso se manifeste. Então, no momento em que percebo algo assim expresso tanto no som quanto nas letras, não consigo deixar de me envolver.

O The Baggios me puxou por ter trazido à tona uma sensação muito parecida com a que tive quando me deparei pelas primeiras vezes com aquele Roberto Carlos mais antigão, das primeiras parcerias com o Erasmo, das perseguições de carro e explosões, das batalhas contra vilões cruéis e da inevitável conquista de uma donzela (com quem ele nem estava tão envolvido assim, porque é mau pra caralho).

Já a formação da banda acaba remetendo ao Black Keys dos primeiros dois discos. Um duo de bateria e guitarra, bastante enérgicos e técnicos na medida certa. Mas, pra fazer justiça de verdade, é preciso admitir que eles tem algo que não soa como uma mera imitação da banda gringa. Você tem o feeling tradicional, os timbres, o peso, mas tudo transposto de uma forma bastante honesta que, em muitos momentos vai soar bem mais brasileiro e legítimo do que diretamente influenciado pelo blues. E isso, pra mim, é uma qualidade que preciso ressaltar: ser criativo em cima dessa fórmula não é tão fácil quanto parece.

The Baggios (2011)

Link Soundcloud

Clipes

Link Youtube

Link Youtube

Link Youtube

Onde achar os caras

Quer compartilhar um som?

Uma das coisas mais legais e íntimas, pra mim, é compartilhar o que estou ouvindo. E acho o máximo quando alguém faz o mesmo comigo.

Nesse espírito de brodagem, sem compromisso, mas com amor no coração, achei que talvez fosse legal transformar esse impulso em uma coluna no PapodeHomem. Assim, aqui estou eu, compartilhando com vocês desse novo espaço: o Eu Ouvi Pra Você.

A ideia é trazer quinzenalmente uma nova sugestão musical para se ouvir durante o dia, com todos os links que você precisa para conhecer e acompanhar de perto do trabalho do artista/músico. 

Se você tiver alguma sugestão ou tem uma banda e gostaria de figurar por aqui, é só mandar um e-mail no euouvipravoce@papodehomem.com.br com tudo o que tem para mostrar.


publicado em 08 de Outubro de 2014, 11:24
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura