Às vezes, você acorda no meio da noite. Sua mente está desperta, mas o seu corpo não se move. Então, você desesperadamente luta para recobrar o controle sobre o seu corpo.
Essa é a descrição mais comum sobre a paralisia do sono. Não parece tão aterrorizante descrito assim, friamente.
Mas adicione à experiência toda a miríade de emoções terríveis que surgem quando você se vê completamente indefeso diante de forças desconhecidas, vozes cavernosas, sombras que se movimentam ao seu redor e podem dar ordens ou proferir ameaças. Com isso posto, a coisa fica bem pior.
A paralisia é uma disfunção do sono pouco comentada, mas relativamente comum. Experimente comentar daquela vez que você passou por isso e, certamente, mais alguém vai falar que teve o mesmo pesadelo.
Esse documentário, chamado The Nightmare, explora essa condição, adicionando dramatizações com atores aos relatos. E o resultado é bem assustador.
Fora esse lado mais do terror, a paralisia do sono é descrita em muitas culturas, associada à atividade de seres sobrenaturais e há diversas histórias cheias de misticismo relacionadas.
Cientistas e médicos ainda divergem sobre as causas do distúrbio, às vezes associando à depressão, ou a outras condições como narcolepsia.
Só pela curiosidade, já vale.
publicado em 13 de Outubro de 2015, 18:35