Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Um museu que expõe o Universo

Você até gosta dos planetas e do Universo, mas acha que visitar um museu de ciências astronômicas é uma furada, certo?

Museus, por definição, são lugares antigos com bibliotecas enormes e grandes coleções de arte. É natural que encare entediante um programa assim, principalmente se você não é (ou não foi) aquele aluno brilhante em Física e ciências afins. Mas caso você goste de observar as estrelas ou simplesmente quer fazer aquela presença com a namorada, eu sugiro uma visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro.

O MAST tem todas as características de um museu convencional: oferece visitas a um acervo museológico único, conta a história da ciência brasileira com uma base de dados impressionante e tem várias atividades de popularização da ciência aos finais de semana.

Não se engane. Este não é um museu normal.

Aí você pergunta: "Grande coisa, Pedro. O que tem de incrível nisso?".

A noite do céu

Pois é, eu pensava assim também. Acontece que junto com a programação normal, o MAST oferece todas as quartas e sábados uma sessão de observação noturna do céu. Após assistir à explicação dos elementos celestes que podem ser observados no mês corrente, você vai curtir – pelos telescópios ópticos na área externa – toda a expansão observável. Essa observação pode ser feita em dias nublados, mas não nos chuvosos.

A experiência é fantástica. Dependendo das condições do clima, a visualização é bem nítida. Não tenho como descrever o quanto o Universo é complexo e simples ao mesmo tempo. É ótimo pra desopilar e uma boa opção se você quer fazer algo diferente com a sua namorada ou conquistá-la pelos olhos.

A visitação ao Museu e a observação do céu são totalmente gratuitos desde sua inauguração, em 1985. No site do Museu é possível visualizar a programação mensal e o mapa do local. Como carioca, não conhecia o programa, mas posso garantir que vale a pena tanto para os moradores da cidade maravilhosa quanto para os turistas.

Só me arrependo de uma coisa: não ter levado uma companhia à altura do espetáculo.

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586 - Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ
Horários de visitação: terça, quinta e sexta-feira (9h às 17h), quarta-feira (9h às 20h), sábado (14h às 20h), domingos e feriados (14h às 18h). Telefone: (21) 3514-5200.

Oferecimento: Vivo On

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o blog Vivo On.


publicado em 24 de Novembro de 2010, 13:00
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura