A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

XKCD e a incrível tirinha de 3099 quadros

Quando estamos falando do computador enquanto plataforma criativa, a gente normalmente pensa nele como um instrumento análogo àqueles que temos em mãos em uma velha oficina, estúdio ou escritório.

Nós vemos uma folha em branco desenhada em um software de texto ou uma tela, se for um software de edição de imagens. Se for um software de edição de áudio, a tal "folha" se torna uma simulação dos quilômetros de rolos de fita que tínhamos nos antigos estúdios de gravação.

Rusty York at Jewel Recording, 1960s
Hoje você pode fazer pelo computador, mas houve um tempo no qual este era o único jeito de gravar uma música

Claro que isso traz as suas próprias vantagens, desvantagens e complicações.

Por um lado, essas metáforas facilitam a compreensão, por heurística, sobre o que podemos ou devemos fazer, uma vez que temos aquela tela aberta.

Por outro, a gente esquece que podemos simplesmente extrapolar os limites dos formatos, esticá-los até novos pontos, quase nos obrigando a repensar as definições que usamos – ou mesmo criar novas.

É o caso deste projeto chamado Time, do xkcd. Aquele site de tirinhas de palitinho cheias de sacadas espertas e muito mais complexas do que pode parecer pela arte que o seu filho de dois anos desenharia – caso ainda não conheça, clique, por favor.

Time é uma tirinha que está no limite da arte sequencial e da animação em si. É uma animação que, inicialmente, exibia um quadro a cada meia hora. Depois, passou a exibir um quadro por hora. Os quadros foram sendo atualizados, no decorrer do tempo, e é aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Foram 3099 quadros e a "transmissão" durou 2973 horas. Ou seja, 124 dias.

A história de Time é a aventura de dois bonecos de palitinho que querem entender tudo. Eles constroem castelos de areia e as coisas simplesmente vão mudando enquanto eles seguem explorando o mundo preto e branco no qual vivem, tentando entender desde o nível do oceano até as mais diversas coisas do mundo. Soa familiar?

why?

Para um projeto ambicioso, personagens ambiciosos.

Você pode ver aqui um slideshow com todos os quadros. Mas lembre-se, antes de começar, de configurar o software. Se você deixar tudo muito rápido, vai perder as nuances da narrativa e das falas. O xkcd é feito para ser consumido lentamente.

Você não vai entender se olhar por três segundos. Você não vai gostar se quer ver explosões. Mas se você está aberto à missão de tentar entender tudo, pode começar por aqui.

Nota do Editor: Para quem curte essas extrapolações de conceito, sugiro dar uma olhada em alguns artistas que seguem pela corrente dos hypercomics e de infinite canvas


publicado em 30 de Julho de 2013, 18:24
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura