Mais de 15.000 homens estão fazendo nosso curso online de estilo, para cultivar uma relação de mais confiança e liberdade com suas roupas. Inscreva-se também, é gratuito.

7 destinos para viajar de moto

Finalmente você conseguiu aqueles dias para viajar e só falta escolher o destino? Vem que a gente te ajuda!

Estamos chegando no final de ano e muita gente já está se preparando para finalmente vamos ter alguns dias livres. Um dos programas mais comuns que ouço é "vou aproveitar para ficar no sofá e avançar seis temporadas no último seriado".

Não vou negar que é bom ter tempo para descansar. Porém, se você conseguir intercalar isso com uma bela viagem de moto, garanto que não vai se arrepender!

Aqui vamos te sugerir alguns roteiros legais para serem feitos de moto, com o vento batendo no peito. No entanto, como nem todo mundo tem uma moto na garagem, ou habilitação para conduzir, fique a vontade para adaptar a aventura e ir de carro.

Viajando sobre suas rodas

Diferente dos automóveis, na moto dá pra sentir muito mais o ambiente ao nosso redor: o calor do sol é intercalado pelo vento gelado ou pelo frio da sombra... Sentimos o cheiro de mar aos nos aproximar do litoral... Até mesmo a chuva, que pode te atrapalhar, também pode cair como uma benção dos céus. 

Na moto, não existe vidro ou capota. A visão é sempre panorâmica, de tudo. Muitas vezes, no silêncio do capacete, quando não temos obrigação de pensar em nada, acabamos refletindo espontaneamente, sem pressa, sobre a vida e sobre nossas decisões. Não por acaso muitos chamam isso de “mototerapia”. 

Se você está afim de curtir uma viagem sobre duas rodas, vamos listar aqui 7 destinos com maravilhas da natureza no Brasil. 

1. Serra do Rio do Rastro - SU

Só de olhar para esta foto já fica claro que é feita para quem gosta de curvas. Reza a lenda que nas mais fechadas dá até pra ver a rabeta da própria moto. Localizada no município de Lauro Muller, em Santa Catarina, a serra é destino certo para todos os motociclistas da região.

Para quem quer se aventurar ainda mais, mais vale aquela esticada até famosa Serra do Corvo Branco. Após o passeio dica é parar e um dos vários mirantes no caminho para apreciar a vista e tirar fotos. 

Para aguentar toda a sinuosidade da rota, é melhor você ter uma moto que se adapte bem às curvas.

Sugestão: Uma moto boa de curvas

2. Estrada Real - SE

Com mais de 1.630 quilômetros, a Estrada Real é um convite para conhecer mais da história brasileira. O trajeto — também conhecido como Caminho do Ouro — cruza os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro sempre com belas paisagens.

O viajante pode até mesmo pegar um passaporte no início da viagem e carimbar em cada uma das cidades do roteiro para ao final garantir seu certificado.

Vale lembrar que temos temos alguns trechos mais difíceis e com pedras. Para encarar a estrada real, é bom contar com uma moto boa para off-road. As suspensões de longo curso aliadas as rodas raiadas, proporcionando uma boa condução na terra. Além disso os protetores de punho e de motor ajudam a se livrar de algumas enrascadas pelo caminho. 

Sugestão: Uma moto boa para off-road

3. Rota do Sol - NE

Para aqueles que querem conhecer uma das mais belas estradas do Nordeste a dica é chamada Rota do Sol. Ela vai de Natal até a praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

É basicamente uma estrada litorânea onde é possível pilotar vendo o mar logo ao lado. Um dos pontos de parada mais conhecidos é a cidade de Pirangi, local do maior cajueiro do mundo.

Nessa rota, só não se esqueça do protetor solar, afinal o calor é constante e a possibilidade de chuva é sempre mínima. O melhor da rota do sol é que o vento está presente em todo o percurso, que é basicamente reto. Curtir esta estrada não exige muito da sua moto, pode desfilar com o seu modelo e até dar aquela aceleradinha a mais.

Sugestão: Uma moto bonita e rápida

4. Capitólio - SE

A cidade mineira de Capitólio (a 437 km de São Paulo/SP) é de encher os olhos e o estômago. Com uma a água cristalina e rodeada por canyons, se você chegar até lá de moto, não deixe de fazer um passeio de barco, só assim é possível apreciar de perto um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Em vários pontos o cenário se torna deslumbrante, adornado por grandes cachoeiras nas encostas de rochas.

Para esta viagem uma moto com boa autonomia garante muita tranquilidade para conhecer todas a cachoeiras da região. Além disso as suspensões reforçadas ajudam nos trechos de terra mais próximos aos parques. 

Sugestão: Uma moto robusta e confortável

5. Rota Romântica - Sul

Para aqueles que preferem viajar a dois, o passeio mais indicado é a chamada Rota Romântica. Ela vai da cidade de Porto Alegre até Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

A paisagem é bucólica na maior parte dos trechos e quem dá o tom são as muitas flores que ladeiam as estradas. As paradas mais conhecidas são em Gramado e Canela, que valem tanto para abastecer o tanque quanto (e principalmente) para renovar o estoque de chocolates.

Em uma viagem de casal vale a pena pensar em uma moto que ofereça conforto na garupa e capacidade carga. Além disso é sempre bom contar com bauletos para levar as malas e compras da viagem.

Sugestão: Uma moto com muita capacidade de carga

6. Chapada dos Veadeiros - CE

 

Destino de aventura com belas paisagens, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é muito conhecido pelos motociclistas do centroeste brasileiro. A 258 km de distância de Brasília, o local é cheio de trilhas e cachoeiras.

Se você também quer emoção, vale a pena conhecer também as tirolesas e os passeios de rapel. Para quem quer um roteiro mais calmo, as opções são observação de pássaros e até massagens terapêuticas com pedras da região.

Assim como acontece em Capitólio o ideal é ter uma moto com mais autonomia, pronta para chegar até as cachoeiras mais distantes.   

Sugestão: Uma moto com suspensões de longo curso

7. Salinópolis - NO

Localizado a 241 km de Belém, capital do Pará, fica o balneário de Salinópolis, muito conhecido como Salinas. As praias mais famosas da região são Farol Velho e Atalaia.

Um dos principais atrativos da região é que o tráfego de veículos é liberado. Assim é possível chegar até a beira do mar de moto e curtir todo o calor da região. Por ter muito vento o local também atrai muitos praticantes de Kitesurf.

Para essa rota indicamos uma moto que você possa andar na areia sem medo. 

Sugestão: Uma moto leve e robusta

Sendo absolutamente sincero tem horas que penso duas vezes antes de andar de moto. Tenho que vestir capacete, bota, luvas jaquetas tudo isso antes mesmo de ligar a moto. Ainda não terei o conforto do ar condicionado nem ao menos um teto sobre minha cabeça... 

Porém logo na primeira esquina me lembro de como é gostoso demais andar de moto!

Me pego várias vezes fazendo o caminho mais longo só para poder curtir um pouco mais a liberdade e diversão que a moto me proporciona. Na esquina seguinte já estou planejando minha próxima viagem de moto - a vida está lá fora nos esperando.


publicado em 19 de Novembro de 2019, 15:33
Avatar jpg

Lucas Rizzollo

Jornalista especializado em carros e motos. Nascido com gasolina nas veias e fanático pelo o assunto desde sempre. Quando não está lendo ou escrevendo joga Poker e também Futebol Americano. Você pode seguir no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura