Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Curandeiro não faz musiquinha

Foto: Renato Luiz Ferreira

Fui presenciar Airto Moreira na choperia do SESC Pompeia, ao lado do pianista dinamarquês Jacob Anderskov, fechando o festival "Jazz na Fábrica", que trouxe também o grande Avishai Cohen.

Já tinha visto o show dele com a Flora Purim em uma Virada Cultural. Para quem não conhece, é um dos maiores percussionistas do mundo. Brasileiro de SC, vive nos EUA desde 1967, é professor de Etnomusicologia na UCLA, já tocou com Miles Davis, Chick Corea, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Stanley Clarke, Carlos Santana, Bill Evans, Reinhard Flatischler...

Logo após a primeira música, ele disse algo assim, bem calmo, sem pressa:

"Somos todos irmãos. A música nos conecta assim... Agora ninguém aqui está sentindo orgulho, inveja, ciúme, raiva, aversão, indiferença, preguiça, ansiedade."

Parecia que eu estava projetando aquilo. Chorei na hora, sem querer. Depois vi outras pessoas chorando também, do nada, no meio do show, tamanho o ambiente que ele criou.

Ele está velhinho, com mãos tremendo, mas sua presença é impressionante. Nitidamente não está ali para agradar, entreter, divertir, animar as pessoas. Solta alguns sons muito graves com a voz, outros muito agudos. Se você olha bem, não vê um músico, mas um pajé. Se fecha os olhos, está no meio do mato ou embaixo da terra ou acima das nuves, imediatamente.

As pessoas que foram para ouvir musiquinhas saíram desnorteadas com tamanha benção, reza brava, macumba, feitiçaria.

O YouTube não mostra nada disso

Para quem perdeu o Airto ao vivo, sobra o YouTube, que não mostra picas. É dois passos para se distanciar e pensar "Que cara malucão!". Presencialmente você é puxado para dentro daquele mundo, como faz um curandeiro assoprando em você, um xamã batendo no seu corpo ou qualquer processo de impacto assim.

De qualquer forma, aqui uma obra-prima, um sambão em 7:

Link YouTube

Ele ao vivo:

Link YouTube

E uma entrevista com cenas do Airto tocando para o Miles:

Link YouTube

Sejam felizes.


publicado em 03 de Outubro de 2012, 14:50
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura