A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Antes e depois de Ronaldo

Estamos a poucas horas da despedida de um dos mais relevantes personagens da história do futebol. Ronaldo reinventou o marketing pessoal no esporte durante a década de 90. E, assim com o Michael Jordan e Muhammad Ali, conseguiu unir duas virtudes raríssimas – o impressionante carisma e a capacidade de ser decisivo.

Nada o que Ronaldo fez foi por acaso. O futebol, como há anos não acontecia, teve que se adaptar ao leque de surpresas reservado pelo atleta. A medicina esportiva evoluiu, as categorias de base voltaram a dar importância ao trabalho físico e o comércio de atletas ficou ainda mais exigente e profissional. Ronaldo foi para o futebol nos últimos anos o que Pelé foi para o soccer nos anos 70.

Mais que um espetacular jogador, Ronaldo foi uma figura pop de extrema importância para mundo. Sua imagem contribuiu muito para um esporte que andava meio sem graça. Suas conquistas e ações estão fortemente ligadas às transformações táticas, estruturais, estratégicas e econômicas do esporte.

Ronaldo reinventou o futebol fazendo de sua arte uma das grandes manifestações culturais do final do século XX.

Basta olhar pra ver.

Link YouTube

Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e produzido pela Ioio Filmes, o vídeo acima é uma homenagem da Nike a um jogador que fez história na marca. A proposta da empresa é emplacar a hashtag #prasemprefenomeno nos Trending Topics do Twitter durante o jogo.

Alguém duvida?


publicado em 07 de Junho de 2011, 13:18
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura