Bartender: Dr. Drinks mostra a importância de ser um bom anfitrião

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Comecei na vida de bartender inspirado pelo meu avô. Um dono de buteco craftsman que criava seus próprios bitters e vermutes. O Rabo de Galo que ele fazia era famoso na pequena cidade onde morávamos. Mas o que ficou de mais profundo dos poucos anos de observação consciente que tive de seu trabalho não foram suas receitas secretas de infusões ou seu conhecimento sobre ervas aromáticas. Foi o prazer em servir.

Oito anos atrás de um balcão me ensinaram a ser mais humano, pois um bartender precisa ter muita empatia para sacar o que o cliente realmente precisa. Obviamente ninguém encosta no balcão querendo apenas algo para beber. Pense um pouco: você quer ser atendido bem rápido em um ambiente limpo, fazer seu pedido para alguém que o recebe com um largo sorriso e, só no final do processo, ter sua espera recompensada com um drink que lhe desperte sensações ou mesmo emoções.

O mestre Derivan, um exemplo que sempre procurei seguir. Ele não é o meu avô!

Nada disso acontece quando não se tem alguém disposto a animar a festa, fazer as pessoas sentirem-se à vontade e zelar meticulosamente por seus desejos e anseios. Alguém cuja maior preocupação é tornar memoráveis seus momentos no ambiente que vocês dividem por algum tempo.

Essa é a importância de um bom bartender:  tornar prazerosa , divertida, e conduzir de forma responsável a experiência dos clientes de um bar com o álcool.

Obviamente não estou fazendo uma campanha para todos os que lêem neste momento se tornem bartenders, mas posso garantir que a grande maioria tem esse dom, vista a quantidade de e-mails que recebo toda semana pedindo dicas, sugestões ou ajuda para organizar e proporcionar boas experiências com drinks a seus convivas.

Olha a alegria dos moleques com o drink na mão!

Centenas de leitores já deram relatos sobre como construíram seu conhecimento e habilidade com drinks e desde então tornaram-se pontos focais em seus círculos. Alguns profissionalizaram-se, outros mantiveram-se privilégio de seu grupo de amigos, mas no final todos puderam experimentar o prazer de receber um sorriso após o primeiro gole.

Um suspiro de satisfação é o maior prêmio a quem esmera-se pelo bem estar alheio. Numa era em que a individualidade impera e as relações tornaram-se mais frias e técnicas, o copo acompanhado de um pouco de calor humano é sempre registrado como parte importante da experiência.

Conhecer a origem, a receita e a técnica de preparo de um cocktail são elementos que constituem o contexto para praticar a arte de se ser um bom anfitrião: aquele que bem recebe, que faz as pessoas sentirem-se à vontade e felizes com sua presença e que as acrescenta com muito assunto e histórias para contar.

Então da próxima vez que você for reunir-se com seus amigos pense na lembrança que você quer que eles tenham do encontro e dedique-se com cada poro de seu corpo para que ela seja conseguida.

E se você nunca fez nenhum drink, não tem os utensílios mais utilizados e acha que por isso não pode ser um bom anfitrião, aqui vai uma lista de drinks muito simples que você poderá fazer com o que tiver em casa para fugir do trivial e oferecer algo diferente aos seus amigos:

Link Youtube

Link Youtube

Link Youtube

Escrevi esse texto inspirado em um e-mail que recebi do leitor Rafael Henrique, que neste dia 1º de Junho (véspera do meu aniversário) inaugura o bar O Quintal, em Campo Grande, MS, e começou a estudar a arte da coquetelaria por meio  da coluna.

Desejo do fundo do meu coração que você tenha todo o sucesso do mundo como anfitrião, Rafael. Isso é o que te dará motivação para ser um barman cada vez melhor!

Aqui está alguém de quem iremos nos orgulhar daqui uns tempos

Quick Updates

Fanpage do Dr. Drinks no Facebook

Publicamos semana passada. Já curtiram? Se ainda não, corram pra lá agora pois,  além de publicar conteúdos diários sobre mixologia e o mundo dos bares, ainda rolam promoções!

Absolut Akademi

Como informei há duas semanas, fui para a Suécia a convite da Absolut fazer um treinamento sobre a marca, passando pelo cultivo do trigo de inverno com o qual a vodka é feita até suas estratégias de marketing e relacionamento. Estamos preparando um vídeo animal para ilustrar pra vocês os momentos incríveis que tornaram essa viagem inesquecível. Logo ele sai do forno!

Seja anfitrião por um dia

Agora que vocês entendem a real motivação de quem faz drinks por prazer, deixem seus testemunhos de como um bom anfitrião proporcionou um momento especial a vocês, ou sobre como vocês foram memoráveis como anfitriões. E aproveite que hoje é sábado e proponha algo diferente para seus amigos!


publicado em 28 de Maio de 2011, 11:00
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: