A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Cidade de Deus dez anos depois

Se você não conhece Cidade de Deus, provavelmente esteve isolado em alguma caverna ou fez votos de não parar na frente de uma televisão nem adentrar em qualquer papo sobre cinema nos últimos dez anos.

O filme ganhou trocentos prêmios e extrapolou vários níveis de exposição na época de seu lançamento e mesmo vários anos depois. Não é raro ver as reprises ou mesmo ouvir várias frases dos personagens na boca das pessoas, sendo repetidas como bordões engraçadinhos recauchutados de tudo quanto é jeito.

De lá pra cá, muita água passou por debaixo dessa ponte. E agora, dez anos depois, a Cavideo lança um documentário contando o que aconteceu com os atores, como o filme influenciou as suas vidas e a das pessoas ao redor, como alguns parecem ter entrado e realmente vivido os mundos de seus personagens, como outros envelheceram, as esperanças e medos de quem fez parte de algo grandioso e representativo para a cultura nacional, mas que talvez não tenha colhido a mudança de paradigma social que esperava.

O processo de execução do documentário também teve seus próprios percalços. É uma produção independente que não foi viabilizada pelos processos de financiamento usuais. Ao invés disso, passaram um "chapéu virtual", enviando por e-mail e Facebook, um apelo para que as pessoas fizessem suas contribuições em dinheiro para ajudar a financiar o projeto. Um crowdfunding meio rudimentar mas que ajudou a trazer o documentário ao mundo.

O resultado final é um  olhar para a vida das pessoas que fizeram parte do filme Cidade de Deus. Não só para conhecer a história depois da história, mas também para lançar um olhar panorâmico sobre um mundo de contrastes específicos que parecem distantes às vezes mas que, na realidade, estão logo ali.

É o tipo de coisa que cutuca algumas feridas e mostra trajetórias que bem poderiam ser a minha ou a sua.

Recomendo.

Link Youtube

 


publicado em 17 de Novembro de 2012, 12:13
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura