Como fazer o seu amigo secreto dar certo

Escolher uma data, achar o presente, fazer um discurso são só alguns dos perigos que a brincadeira preferida de final de ano esconde

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Todo final de ano é a mesma história, vai chegando dezembro e sempre tem alguém que fala: quem vai participar do amigo secreto? Se nenhum dos seus amigos falou ainda é porque provavelmente essa pessoa é você.

Mas a brincadeira que se propõe a ser uma comemoração de final de ano pode acabar dando errado. E quase todo ano dá. Sempre tem alguém que fala o que não devia ou alguém que esquece de comprar o presente. Pra você não ser o estraga-prazeres da vez, a gente listou algumas dicas que podem ajudar a fazer o seu amigo secreto - ou oculto - dar certo.

1. Marque uma data viável

Às vezes as pessoas falam que querem participar, mas arranjar uma data pra todos é sempre um problema. Propor num final de semana ou num dia a noite, pode ser o fim da brincadeira. Então, que tal pensar num horário em que todo mundo já vai estar junto? Converse com o chefe ou com o professor, é final de ano, quase natal, não custa nada liberar meia hora do expediente ou da aula pra uma confraternização. O clima vai melhorar e todo mundo vai sair ganhando.

2. Faça o sorteio online

Na maioria dos casos, as pessoas ficam enrolando até decidirem se querem ou não participar do sorteio. Quando decidem, tudo já está atrasado ou pior: vai ser preciso ressortear. Para evitar gastar tempo (e papel) sorteando várias vezes, use um dos sites criado especialmente pra isso. São várias opções. Alguns deles, inclusive, já pedem sugestões de presentes para os participantes, aumentando a chance de todos acertarem na opção. E a melhor parte: não corre o risco de alguém tirar o próprio nome.

3. Proponha um tema

Apesar da maioria dos sites pedirem opções de presentes no cadastro, é sempre mais divertido surpreender a pessoa que você tirou. Por isso, melhor do que pedir uma lista de sugestões, proponha um tema para a brincadeira. Alguns grupos fazem de chinelo (já que estamos no verão), outros fazem de chocolate (porque é gostoso em qualquer época do ano), mas você não precisa ser tão clichê, que tal fazer um amigo secreto de caneca? Mesmo aqueles que não tomam café podem usar para tomar água durante o trabalho. É saudável e você economiza copos descartáveis.

4. Capriche na história

Grande parte da graça da brincadeira é tentar adivinhar quem tirou quem. Por isso, você deve pensar antes no que vai falar sobre a outra pessoa. Principalmente se você tirou o chefe. Improvisar na hora pode acabar numa gafe ou te deixando em maus lençóis. Então, aproveite para contar um acontecimento engraçado que você compartilhou com ele, mesmo que alguns já desconfiem quem foi, o momento vai valer a pena. Mas atenção, certifique-se de que a pessoa não vai se sentir desconfortável. Na dúvida, é melhor não falar.

5. Não faça grupos muito grandes

Pode acontecer do departamento inteiro resolver participar da brincadeira e isso pode até ser bom para integrar os grupos, mas fazer esse jogo com muitos participantes pode se tornar cansativo. Gastar mais de meia hora no processo deixa tudo muito chato e se você for um dos últimos, ninguém vai prestar atenção. Por isso, se muitas pessoas quiserem participar, talvez seja interessante fazer mais de um grupo.

6. Comes e bebes sempre ajudam

Além da troca de presentes, o amigo secreto (ou amigo oculto) se propõe a ser uma confraternização. Portanto, que tal juntar a brincadeira com a festa de final de ano? Se não for possível, levar alguns petiscos já é o suficiente. Um amendoim ou um pote de sorvete pode ser a solução nessas horas. Assim, mesmo que alguém fique doente e precise faltar, ninguém vai sair de mãos abanando. Mas cuidado, não resolva fazer pipoca no escritório. Você vai acabar deixando o andar inteiro com esse cheiro.

7. Embrulhe o presente

Acredite, isso faz muita diferença. Mesmo que você não tenha tido todo tempo do mundo pra encontrar o presente perfeito, um belo embrulho - de preferência feito por você mesmo - vai dar a impressão que você realmente se importou com a pessoa. Pode ser uma caneta ou um carro, todo mundo gosta de desempacotar as coisas (principalmente se tiver plástico bolha envolvido).

Depois disso, amigo, eu realmente espero que sua brincadeira dê certo esse ano. Se possível, volte pra contar como foi.


publicado em 15 de Novembro de 2015, 00:05
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: