A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como trocar a câmara furada da bike

O asfalto paulistano não tem dó dos ciclistas

A coisa que mais tira um ciclista do sério é, certamente, levar fechada e fina de motoristas malcriados, de mal com a vida ou cegos demais para terem uma CNH.

A segunda coisa é, provavelmente, quando a câmara da bike fura.

Sério. Você está lá, pedalando, rumo ao trabalho, pra encontrar a galera ou simplesmente "porque sim" e, de repente, sente aquele "fuén". Vai para a calçada, desce da bike, dá uma apertadinha no pneu e confirma: tá murcho.

Isso acontece especialmente para quem usa pneus mais finos. Eles são populares no ciclismo urbano por deixarem a pedalada mais leve. No geral, você não vai querer um pneuzão de mountain bike, cheio de cravos, para ir todos os dias ao trabalho. Mas se você quiser, tudo bem também - gosto é gosto.

Sei apenas que, para quem tem uma bike fixa feito eu, é preciso aprender um pouco de mecânica para bicicletas. É isso ou depender de oficinas com frequência. Para você ter uma ideia, devo furar uma câmara por semana, por mais que eu desvie dos danados dos buracos.

Um amigo querido, então, me ensinou como ser independente e cuidar dessa manutenção constante. É fácil e eu tô quase ficando boa nisso!

Inclusive, incentivo que todas as mulheres ciclistas aprendam também. É um belo empoderamento se virar em territórios assim, viu? Não exige força e você economiza uma bela grana.

Passo a passo para trocar a câmara e o pneu da bike

Aqui vamos mostrar o processo feito com a roda dianteira para facilitar. Ao final, compartilharei um vídeo que mostra o processo todo feito na roda traseira - que basicamente acrescenta o processo de tirar o câmbio de marchas.

Primeiro, reúna tudo que precisa:

  • kit de reparo com espátulas;
  • cola para câmara e remendos;
  • chave de roda (uso apenas a 15, há bikes que precisam da 12 e/ou 13, veja qual é a sua necessidade);
  • câmara extra (nova ou remendada);
  • bomba de ar (a bomba de pé é a melhor para pneus finos, que precisam de muita pressão).

Vira essa bike ao contrário e vamos começar! 

Depois, tire a roda da bike usando a chave 15 (ou a que encaixar na sua bike).

Pronto!

Tire a roda da bicicleta.

Retire a capa da válvula da câmara e solte a travinha dela para soltar o restinho de ar, se tiver. Desloque o pneu, empurre a danada e comece a tirá-la da roda.

Tire, então, o pneu também.

Atenção: observe a direção do desenho e mantenha - geralmente são setas marcadas que parecem não servir pra nada, mas vão, na verdade, deixar fluir seu pedal lindamente. Outra coisa: a marca do pneu vem escrita na lateral - mantenha esse logo ali, grudado à válvula.

Assim, se você precisar verificar possíveis furos no pneu também, tem uma boa referência de localização. Inclusive, vale a pena passar a mão por dentro do pneu, caso seja a sua câmara a vítima de buracos no asfalto, para ver se não tem algum caco de vidro ou algo assim por lá - às vezes rolou um microfuro no pneu, sabe? Mas geralmente o processo é menos misterioso.

* Obrigada pela lição, Tiago!

A partir daí, você pega uma câmara nova ou remenda a mesma - dá para remendar bastante, não jogue fora quando furar.

Se você estiver na rua, é sempre melhor simplesmente colocar uma zerada pra agilizar o processo. Caso esteja na garagem, como eu, pode remendar.

Como fazer um remendo na câmara de ar da bicicleta: encha um pouco a câmara com a bomba de ar e veja onde está o furo. Marque com o dedo ali e pegue a lixa do seu kit de reparo. Lixe sem dó, passe a cola especial e cole, imediatamente, com um pedaço de remendo. Segure por uns minutinhos, com amor, até grudar bem. Sentiu que tá firmeza? Encha a câmara um pouco e veja se está mesmo. Em caso positivo, podemos montar a roda de novo! Yay!

E em caso negativo, já sabe: refaça. 

Primeiro, você vai colocar de volta o pneu para, depois encaixar o pino da câmara. O pneu precisa estar só com uma lateral fixa na roda, assim você consegue encaixar a câmara (murcha de novo, por favor) por dentro dele para, depois, terminar de colocar o pneu.

Muitas vezes é preciso usar as espátulas para encaixar o pneu na roda. Não precisa de força, só jeitinho - você coloca uma espátula como apoio e vai enfiando o resto do pneu com a outra. Vai ser esquisito no começo, mas rola - acredite.

Depois de tudo encaixado, puxe o pneu de lado para espiar se por acaso a câmara não ficou "mordida". Isso não pode acontecer, senão vai furar de novo e aí é uma tristeza sem fim.

Pronto! Agora é só encaixar a roda de novo, apertar os parafusos e encher tudo de outra vez com a bomba de ar.

Eu, que sou um pouco confusa, precisei trocar algumas vezes, com a ajuda do meu amigo, até entender tudo direitinho.

Por isso, para quem quiser ver na prática como trocar uma câmara furada da bicicleta, a Talita Noguchi, sócia do bar, loja e oficina Las Magrelas, tem um vídeo maravilhoso explicando com ainda mais detalhes esse processo todo - inclusive, como tirar a roda traseira de uma bike com marchas:

Link Youtube

Aliás, recomendo muito uma passadinha no blog Chave Quinze, que tem mais dicas e textos legais pra quem pedala.

Itens essenciais para levar na mochila e trocar a câmara no caminho:

  • 1 chave 15 (ou qualquer outra que vá precisar)
  • 1 mini bomba de ar
  • 1 kit de reparo (com remendo, cola e espátulas) ou 1 câmara nova
  • Luvas descartáveis (para não ter que levar pasta de limpeza das mãos e chegar ao destino com dignidade)

Se o seu caso for um pneu rasgado, é preciso fazer um "manchão", o que significa remendar o danado com um pedaço de pneu ou até um pedaço de garrafa PET. Mas aí são outros 500 e, por hoje, paramos na câmara, coisinha que mais causa na vida de ciclistas felizes feito eu. :)

Agora dá licença que vou pedalar. <3

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 30 de Outubro de 2015, 17:46
Carteirada

Lygia de Luca

É jornalista, fotógrafa e sincera. Gosta de correr em montanhas e pedalar na cidade. Toma vinho e café em todo lugar. No Instagram, é a @lygiadeluca_


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura