Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como se defender de overbooking ou caso te arrastem pra fora do avião, como fizeram com o passageiro da United?

Vídeo de passageiro sendo carregado à força pra fora do vôo é chocante. Veja como se defender jurídica e fisicamente

Um vôo de Chicago para Louisville, da United Airlines, estava lotado. Mas quatro funcionários da companhia precisavam embarcar.

Spoiler: não acabou nada bem para o passageiro

Como é padrão em casos de overbooking, a empresa ofereceu compensação a quem se oferecesse voluntariamente a descer do avião. Primeiro, U$400. Ninguém se manifestou. Aumentaram a proposta pra U$800 e, mesmo assim, não tiveram interessados.

Então um funcionário deles entra no avião e usa um computador pra sortear quatro passageiros que deveriam aceitar a proposta, sem opção de recusa.

Suponho que esse sistema não deve ter incluído os passageiros com mais pontos e nem os que pagaram tarifa cheia. Todo modo, os três primeiros escolhidos saíram de modo pacífico.

O quarto, um médico chinês de 69 anos, se recusou.

A equipe do avião, após insistir algumas vezes, chamou a polícia do aeroporto. A situação se tornou cada vez mais tensa, até desembocar no terrível desfecho, registrado em vídeo:

O vôo acabou por atrasar mais de duras horas. O CEO da United pediu desculpas publicamente, enfatizando que o passageiro se recusou em cooperar repetidas vezes e que sua equipe seguiu o procedimento padrão. As ações da empresa caíram em milhões. O oficial que retirou o passageiro à força foi suspenso.

Narramos a sequência dos acontecimentos com base no relato publicado pelo New York Times, que nos pareceu ser o mais fiel e completo deles, já que inúmeros circularam pela mídia.

Links úteis para entender e se defender do overbooking:

Como evitar, na prática?

  • Faça web-check assim que abrir o vôo (de 72 a 24 horas de antecedência)
  • Se vai despachar mala, chegue cedo -- os últimos podem ser os primeiros a ser overbookados)
  • Prefira a cia. aérea onde você tem status mais alto no programa de fidelidade
  • Viaje com crianças ou idosos

Overbooking é normal?

Mais do que gostaríamos. De acordo com o New York Times, a United transportou 86 milhões de passageiros durante 2016.

Foram registrados 66.660 overbookings. 62.895 passageiros aceitaram voluntariamente não embarcar e 3.765 foram impedidos de embarcar contra sua vontade.

A cereja do bolo, como contra-atacar ao ser arrastado:

 

United Drag Defenses - 6 Techniques for Every Traveler! 😂

Uma publicação compartilhada por renergracie (@renergracie) em

Vídeo feito por Rener Gracie, neto do lendário Hélio Gracie.

Claro que não incentivamos ninguém a sair no braço com oficiais, em aviões ou fora deles.

Mas a brincadeira de Rener foi ótima! Quem acompanha seu canal de YouTube já conhece seus ótimos vídeos nos quais destrincha situações reais e mostra como podemos nos defender melhor, sempre prezando por posturas ponderadas e evitando violência a todo custo.


publicado em 11 de Abril de 2017, 21:30
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura