Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como montar o Home Office perfeito

Espaço, móveis, iluminação, ferramentas e decoração. O passo-a-passo para arrumar seu escritório em casa

O sonho áureo dos amantes da produtividade é o próprio home office, um lugar desenhado especialmente para atender as necessidades básicas de concentração, organização e criatividade.

Montar seu próprio escritório pode parecer uma ideia exagerada, um desejo megalomaníaco que vai necessitar de um alto investimento financeiro e bastante espaço. No entanto, a verdade é que, com um pouco de criatividade e as dicas certas, é possível construir um belo espaço sem gastar muito dinheiro.

Espaço

Procurar o espaço ideal para seu escritório pode não ser tão simples assim. Os apartamentos mais antigos costumam ter quartos extras ou os antigos quartos para empregados. Se esse for o caso, já saiu com sorte. Se morar num apartamento mais moderno e voltado para praticidade, é possível que o espaço seja reduzido ao mínimo necessário, como em estúdios quarto-sala-cozinha.

Para quem vive a realidade dos espaços limitados, o ideal é utilizar uma das paredes da sala ou do quarto – o que tiver mais espaço sobrando – e construir uma mesa estilo bancada, mais estreita na largura, porém longa no comprimento.

Utilizar os cantos pode ser uma boa ideia também:

Mesas

Mesas prontas costumam ser bem caras. É possível gastar bastante dinheiro em mesas bem pequenas. Se você tem recurso financeiro, pode ser uma boa opção comprar aquela mesa ideal que você encontrou na loja. Caso a grana esteja mais curta, construir sua própria mesa é bem simples e fica bem bacana.

Cavaletes e Madeira

Uma mesa é basicamente um pedaço de madeira sobre pés que o equilibram. Não existe muita mágica além disso.

Em lojas de decoração e materiais de construção é possível encontrar cavaletes de madeira ou metal prontos para o uso. Minhas mesas de escritório são feitas com uma porta de madeira crua e cavaletes de madeira. Já minha mesa de jantar é feita com um Blindex e um cavalete de de alumínio com proteções de borracha. Escrevi um tutorial mais detalhado, o "Como fazer uma mesa de cavaletes, passo-a-passo".

Para os espaços onde uma porta pode parecer grande demais, é aconselhável comprar um pedaço de madeira e pedir para um serralheiro cortar no tamanho que deseja, ainda utilizando do sistema de cavaletes para apoiá-la.

Paletes

Paletes são o coringa da decoração moderna. É possível fazer bastante coisas com essa estruturas de madeira. O custo é bem reduzido e as possibilidades são inúmeras. É possível fazer desde camas, sofás e mesas, até decorações mais complexas como painéis e adegas. O site Mais Paletes tem algumas boas dicas para trabalhar e improvisar a partir dos Paletes.

Mesa de escritório feita de Palete

Cadeiras

Este é provavelmente um dos itens mais difíceis de se burlar num Home Office.

Cadeiras são tipicamente caras. Uma escolha errada e desconfortável pode arruinar completamente sua produtividade. Ficar tentando encontrar a posição ideal para sentar ou levantar diversas vezes ao dia para aliviar dores é um algo que atrapalha bastante. Para quem gosta de exercícios físicos e não se importa em trabalhar a postura ao longo do dia, uma opção interessante é utilizar bolas de ginástica.

Para aqueles que procuram mais conforto e mobilidade, cadeiras com rodinhas e apoio de braços me parecem uma boa opção. Tenha em mente que economizar com uma cadeira barata pode ser uma péssima ideia a longo prazo.

Ao optar por cadeiras com rodinhas, fique atento porque elas podem danificar a madeira ou o carpete do piso, talvez uma boa solução seja posicionar um tapete logo abaixo da cadeira.

Luz

Iluminação tem um papel bem importante no ambiente. Dependendo da luz, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldades de concentração.

  • Tente aproveitar a luz natural, mas cuidado para não acabar criando reflexo ou sombra demais em sua mesa. Observe os ângulos onde a luz entra e tente se planejar para aproveitar o máximo de luz ao longo do dia.

  • A luz ambiente da sua casa provavelmente não foi desenhada pra trabalhar, então tente utilizar luminárias ou pontos de luz que fiquem acima da mesa.

  • Utilize lampadas fortes que imitem a luz do dia.

Quadros de escrever

Quadros possuem infinitas utilidades, desde organizar tarefas e auxiliar na explicação de ideias para outras pessoas, até espaço para brainstorm e processamento de ideias. A mente flui melhor e mais livre quando podemos abusar criativamente do espaço.

Quadro Branco

Quadros brancos são baratos e resolvem o problema com rapidez e simplicidade. Funcionam com pincel atômico, são fáceis de limpar e  podem ter o tamanho que precisar.

Quadros Negros 

Quadros negros em casa estão na moda. Podem ser feitos com tinta especial ou com papel contact preto. Ambos ficam bons de utilizar, sendo que o papel contact é mais fácil de apagar e remover caso queira mudar a decoração.

Quadros de Vidro: Estes quadros são sem dúvida os mais elegantes, mas também são mais caros. Cores ao fundo do vidro ajudam a dar mais personalidade ao ambiente.

Decoração

Decorar sua oficina é a parte mais divertida do processo. É onde o espaço ganha personalidade e se conecta com você.

Um escritório é um ambiente de concentração. Tudo que está ali dentro deve contribuir para harmonia do lugar, caso contrário, serão apenas elementos de distração. A dica para evitar este problema é utilizar uma decoração que seja prática e funcional, utilizando elementos que aumentem a produtividade como forma de ilustrar seu espaço.

Adornos

Enfeitar o espaço requer bastante cuidado. Podemos facilmente perder a mão e misturar muitos elementos, criando uma sensação de peso e poluição no ambiente. Uma dica interessante para evitar cair nessa armadilha é decorar de forma temática, inspirado no próprio trabalho que será feito no local ou em hobbies e assuntos de interesse.

Quadros artísticos

Quadros são peças simples de se conseguir e fáceis de combinar com o ambiente. Para os que gostam de uma decoração mais fria, sem muitas cores, um quadro cores fortes pode ser a peça ideal para quebrar o padrão.

É interessante criar os próprios quadros também, com recortes, fotos próprias estilizadas e ampliadas.

Adesivos decorativos

Existe todo um universo de adesivos decorativos para ambientes. É possível encontrá-los em diversos tamanhos e temáticas. A aplicação pode ser um pouco complicada, mas o resultado é muito interessante.

Papeis de parede

Papel de parede é uma solução simples e rápida para mudar a cara do ambiente. Existem dos mais diversos modelos, com cores, texturas e temáticas. Para quem gosta de um visual mais rústico, texturas de tijolos expostos podem compor ambientes bem aconchegantes.

Esconda os fios

Com a tecnologia dominando os escritórios, é muito comum ver belas decorações ofuscadas por emaranhados de fios nas mesas. As soluções para evitar fios são das mais diversas mas sem dúvida devem ser prioridade para um home office organizado.

Existem diversas formas de esconder os fios, desde utilizar ganchos plásticos escondendo tudo, até canaletas metálicas expostas dando uma temática industrial para ambientes mais rústicos. Esse site possui uma coleção fantástica de dicas para esconder fios de forma elegante e criativa.

Organizadores

Em qualquer mesa existe uma série de pequenas coisas que precisam ser organizadas. Canetas, clips, grampos, marcadores, post-its, régua e coisas que são particulares de cada atividade ou função. Nada pior do que deixar essas coisas passeando e soltas por cima da mesa. O ideal é colocar cada item em seu recipiente, organizando tudo ao alcance das mãos.

Pastas e caixas para guardar documentos, pequenos itens e papeis podem criar uma harmonia interessante no ambiente. O artifício de criar pegboards (quadros com buracos para colocar anexar organizadores) valoriza o espaço e facilita muito o acesso às ferramentas, sem deixar de fazer parte da decoração.

Cuidados finais

O mar da internet é cheio de ideia se dicas para decorar ambientes, mas é importante tomar um certo cuidado. Ambientes que são lindos no pinterest podem trazer elementos que não são tão confortáveis, que foram planejados para ganho estético, mas não servem para cinquenta horas semanais de trabalho.

É sempre necessário lembrar que todos possuem necessidades diferentes, e que ao criar um espaço de trabalho, cada detalhe pessoal deve ser levado em consideração.

Para os que nunca organizaram um espaço, a experimentação acaba sendo o melhor remédio. Será necessário testar e modificar algumas coisas até que tudo trabalhe em harmonia.

Lembrando que o mais importante é que você se sinta confortável em trabalhar na sua própria casa.

Mecenas: Dell Latitude 13 7000

A Dell e a Intel realizaram um estudo com 5 mil profissionais que trabalham de casa para pequenas, médias e grandes empresas, em 12 países no mundo, e chegou a alguns números interessantes:

54% se consideram mais produtivos ao trabalhar remoto ou de casa;

69% trabalha até 25% das horas semanais de casa;

49% sentem menos estresse;

20% acredita que a distância do escritório pode representar uma barreira para a evolução da carreira; 

56% dos brasileiros levam equipamentos pessoais para se conectar à rede corporativa.

Depois de aprender a montar o home office perfeito, você precisa de um computador perfeito.

A Dell, entendendo a necessidade de ajudar empresas e funcionários que trabalham em casa, desenvolveu o Latitude 13 7000, computador pensado para quem vive a realidade de usar o mesmo equipamento para atividades profissionais e pessoais.

Ele funciona como um notebook 2 em 1 que reúne tablet e notebook  além de leve e versátil, possui um dispositivo de segurança para manter os seus dados e os dados da sua empresa protegidos e pode-se incluir o Dell Data Protection Enterprise Edition, pacote de soluções para segurança da informação que contempla criptografia, autenticação e prevenção de malwares em computadores e tablets com sistema operacional Windows e que atende todos os perfis de empresas: desde microempresários a grandes corporações.


publicado em 14 de Janeiro de 2016, 10:27
12596172 10153389055960906 1551523976 n

Alberto Brandão

É analista de sistemas, estudante de física e escritor colunista do Papo de Homem. Escreve sobre tudo o que acha interessante no Mnenyie, e também produz uma newsletter semanal, a Caos (Con)textual, com textos exclusivos e curadoria de conteúdo. Ficaria honrado em ser seu amigo no Facebook e conversar com você por email.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura