Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Dicas e truques para deixar os cabelos cacheados sensacionais

Tem um monte de truque para deixar o cabelo cacheado nota 10

Não são poucos os caras que tem cachos, e quase sua unanimidade não sabe como cuidar deles.

Veja bem: não é que a coisa toda mereça uma tese. Mas, a verdade é que é difícil encontrar explicações simples para manter os cachos – e sempre tem aquela dica apressada que manda alisar.

Estamos querendo aqui que você preserve a beleza diversa que os cachos têm. Bastam alguns cuidados extras para explorar todo o potencial de uma bonita cabeleira, seja ela black power ou no estilo anjo barroco.

Entender que esse tipo de cabelo requer uma atenção especial – mas nada demais, não se assuste – e fazer uso de alguns produtos, vão te ajudar a sair de casa e ganhar o mundo.

A fisiologia do cabelo crespo

Para domar os fios encaracolados é preciso entender sua estrutura. O cabelo crespo é menos oleoso e, por isso, mais seco. Em geral, a gordura produzida pelas glândulas não se espalha pelo comprimento do fio e a raiz acaba ficando com aquele aspecto engordurado. Um verdadeiro paradoxo capilar.

A saída é escolher um shampoo para cabelos secos, que irá nutrir as deficiências de nutrientes e vitaminas para deixá-los hidratados. E, para resolver a questão do couro cabeludo oleoso, não há necessidade de lavá-lo todo dia: antes de dormir, passe a mão da raiz até a ponta dos fios para espalhar este óleo natural ao longo dos fios e não prejudicar os cachos.

Outros pontos importantes que você deve considerar:

  • O ideal é lavar os cabelos de duas a três vezes na semana, mas vale testar e ver o que funciona melhor para você;
  • Lave-o duas vezes no mesmo banho: a primeira, massageando bem e removendo a oleosidade inicial, e a segunda, para tirar o restante dos resíduos;
  • Não se esqueça de enxaguar bastante. Como os fios ficam mais próximos nos cachos,  é comum o acúmulo de restos de shampoo e condicionador;
  • A temperatura da água é melhor entre fria e morna. A água quente resseca ainda mais o couro cabeludo e os fios;
  • Condicionador é indicado para cabelos médios e grandes, apenas nas pontas e no comprimento dos fios – cabelos curtos dispensam essa etapa;

Use uma máscara de hidratação

As máscaras de hidratação – sim, aqueles potes gigantes que você já deve ter encontrado em algum box ao longo da vida – vão te ajudar muito (muito mesmo!). Além da função principal de hidratar, esses cremes deixam os cachos mais estruturados e sem frizz (aqueles cabelos levantados que acabam dando o ar bagunçado).

Use-os de uma a duas vezes por semana, caso seu cabelo esteja mais danificado.

A aplicação é muito simples: depois da lavagem normal, aplique o creme por todo o cabelo, deixando agir entre 20 e 30 minutos. Após esse tempo é só enxaguar bastante para remover todo o produto dos fios e couro cabeludo.

Seque e finalize

Penteie o cabelo no banho, é mais fácil – e menos dolorido – desembaraçá-lo nessa hora. Ao sair, pegue uma toalha e vá pressionando contra os fios para que a umidade seja absorvida. Não esfregue a toalha de forma desordenada; isso forma nós e pode quebrar os fios.

Evite secadores, eles vão desfazer seus cachos e o ar quente resseca o cabelo.

Se não der para escapar do secador, há um acessório que pode ser acoplado a ele, chamado difusor. Ele dispersa o calor do jato de ar e seca o cabelo sem bagunçar, já que pode ser encaixado na ponta dos cachos e secá-los até a raiz sem tirá-los do lugar.

O último passo é a aplicação de finalizadores.

Ok, você nunca ouviu falar nisso.

Eles têm diversos nomes: pasta modeladora, loção modeladora, ativadores de cachos.

Esses produtos ajudam a dar o acabamento e efeito que você deseja, como por exemplo, criar mais volume (se seus cachos forem finos) e mantê-los no lugar.

* * *

Até aqui deu pra perceber que, pra deixar seu cabelo realmente no jeito, uma atenção extra (apesar de não ser tão difícil, como você viu) vai te ajudar a manter os fios hidratados, da maneira que você quer.

Como sempre, tudo é opcional e vai da dedicação que você deseja aplicar aos seus cachos. Mais dedicação com as técnicas corretas vai deixar tudo ainda melhor.

E aí, esses cuidados são novidade ou tem algo da lista que você já faça? Tem alguma dica que sentiram falta?


publicado em 11 de Setembro de 2015, 15:37
Avatarpedro

Pedro Gonçalves

Consultor de estilo da Men's Market. Formado em Moda pela USP, ele une conhecimento técnico e boas referências para mostrar que dá para melhorar o visual sem precisar usar nada que você não se sinta confortável. Responsável pelo programa Escola de Estilo, da Men's Market, Pedro divide algumas dicas e truques para desmistificar a moda e o grooming.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura