Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

"É que eu tô meio sem tempo". 6 treinos rápidos pra você não desistir da corrida

Cansado, ocupado, entediado demais pra seguir correndo? Volta aqui. Dá uma olhada nisso

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Advertisement
    130x50 jpg

Moro numa distância paradisíaca de dois quilômetros do meu trabalho. Logo, eu seria a provável última pessoa a te aconselhar a forçar a correr, se exercitar, passar bons minutos falando dos benefícios cardiovasculares e mentais da prática esportiva, de como me sinto bem melhor agora que...

Não dá. Se você pega um ônibus de hora e meia, duas linhas do metrô lotado, se é daqueles que ficam duas horas parado no trânsito ou no nosso interiorzão, cortando rodovias de uma cidade pra sua todas as noites, fica meio complicado eu sentar com minhas ânsias de dar bons incentivos sem imaginar o quão quadrado e cansado você pode chegar em casa no fim de um dia nesse padrão.

Mas o que eu posso fazer aqui é colocar esses seis treinos que a Go Outside traduziu da Runners World pra quem tá sem tempo, cansadão, precisando de treinos mais rápidos e com bons resultados.

Bom pra manter um ritmo. Bom pra não desistir.

Se você estiver cansado e ocupado, tente esse

Aqueça caminhando rápido por dois minutos. Depois, corra por 23 minutos em ritmo fácil, em que você possa conversar, por exemplo.

Passe os últimos cinco minutos trabalhando a flexibilidade e tirando um minuto para respirar profundamente.

Se você estiver treinando para uma corrida com subidas (e tiver acesso à uma esteira), tente esse

Aqueça caminhando rápido por dois minutos. Faça cinco minutos de corrida leve, em zona de esforço amarela. Repita o seguinte por 21 minutos: corra em uma inclinação de 3% a 4% em ritmo forte (zona de esforço vermelha) por um minutos, então, corra leve por dois minutos sem inclinação para se recuperar. (Se você mão tiver acesso à uma esteira, tente correr em escadas pelo mesmo período de tempo).

Caminhe por dois minutos para esfriar.

Se você está treinando para melhorar sua velocidade, tente esse

Aqueça caminhando rápido por dois minutos. Faça cinco minutos de corrida leve, em zona de esforço amarela. Repita o seguinte por 20 a 21 minutos: corra forte por um minuto, então se recupere com uma corrida leve ou caminhada por dois minutos.

Se você vem fazendo treinos de velocidade e isso parece fácil demais, reduza o tempo de recuperação para um minuto.

Caminhe por dois minutos para esfriar.

Se você está nas últimas seis semanas de preparação para prova (e vem fazendo trabalhos de velocidade), tente esse

Caminhe rápido por dois minutos para aquecer. Corra por cinco minutos em um ritmo leve (zona de esforço amarela). Depois, corra por 20 minutos em ritmo moderado, apenas um pouco fora da sua zona de conforto (zona de esforço laranja).

Caminhe por três minutos para esfriar.

Se você está ocupado e entediado, tente esse

Aqueça caminhando rápido por dois minutos. Faça cinco minutos de corrida leve, em zona de esforço amarela. Por 21 minutos, “brinque” com a sua velocidade ao fazer tiros curtos (de 30 a 60 segundos) e aleatórios em ritmo forte. Algumas formas divertidas de colocar isso em prática é correr os primeiros 30 a 60 segundos de cada música na sua playlist em ritmo forte e o resto de forma leve.

Ou, então, você pode iniciar os tiros de acordo com pontos visuais importantes da sua rota ou ainda fazê-los de forma aleatória, dependendo de como você está se sentindo. Caminhe por dois minutos para desaquecer.

Se você não tem 30 minutos, tente esse

Ache um espaço para seus tênis de corrida na bolsa e encaixe a atividade durante o dia.

Tente conseguir 30 minutos de atividade física durante o dia ao subir escadas, fazer uma caminhada rápida a caminho do almoço ou mesmo fazer agachamentos e pranchas. 


publicado em 02 de Março de 2017, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e editor do Papo de Homem. Seu livro de contos é o Ela Prefere as Uvas Verdes. Está no Facebook, no Instagram e escreve semanalmente sua newsletter, a Meio-Fio, com contos/crônicas e uma curadoria cultural todas às sextas, direto no seu e-mail.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: