Hal Lasko: O vovô do paint

A voz já soa bastante enfraquecida, arranhada, rouca. Os olhos, esses também já estão bastante desgastados pela degeneração macular.

Hal Lasko não tem mais a visão, nem a voz ou aquele vigor físico das nossas observações românticas sobre a juventude. Mas o que parece não ter se desgastado é a incrível paciência de artista/artesão deste senhor de 98 anos.

Hal Lasko

Nascido em 1915, Lasko era um de oito irmãos filhos de imigrantes austríacos. Começou sua carreira como designer gráfico, mas foi chamado para servir na Segunda Guerra Mundial, desenhando mapas para coordenar ataques de bombardeiros. Com o fim da Guerra, começou a trabalhar como tipógrafo para empresas como Goodyear e General Tire.

O "Vovô" (Grandpa), como ele mesmo diz ser conhecido, era artista gráfico, em uma época na qual tudo era feito à mão. Mesmo trabalhando em uma indústria criativa, nunca pôde expressar completamente seus desejos artísticos no trabalho.

Ele diz que apenas depois que se aposentou é que conseguiu dedicar-se à pintura como achava que deveria. E a ferramenta que possibilitou esse movimento foi o Microsoft Paint – apresentado a ele por seu próprio neto, que também é o autor do vídeo logo abaixo. O mais menosprezado de todos os softwares gráficos.

Se aceita uma recomendação, por favor, coloque em tela cheia e não faça outra coisa enquanto estiver assistindo.

Link Vimeo

Sabia que faço grande parte de minhas pinturas com os olhos fechados? Eu me levantei da cama e sentei em frente ao computador, pra ver se conseguia fazer o que sonhei que podia fazer.

Graças à ferramenta de zoom do paint, ele consegue continuar pintando. O dia inteiro.

Seu trabalho mistura pontilhismo com arte 8-bits.

Se considerarmos o nível de detalhamento, a composição e a beleza com a qual as cores são combinadas, é realmente impressionante.

Mas, à parte do quão insólito é alguém trabalhar tão bem com um software rudimentar como o Paint, vale observar como o que o Vovô tem a ensinar de mais valioso não está relacionado a isso. Queria eu chegar a essa idade com essa alegria e paciência.

Se você se sentiu tocado pela história do Vovô, pode comprar aqui pôsteres com suas pinturas. Não deixe de acessar o site e entrar nos links de cada um de seus trabalhos, para observá-las na função zoom. A quantidade de detalhes é impressionante.

ku-xlarge (1)
ku-xlarge 02

lasko1


publicado em 30 de Julho de 2013, 09:52
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura