Leo Lanna conta como começou no humor e o que sugere para quem pretende seguir a carreira | O Papo #5

Terceira parte da entrevista com o roteirista de humor e cofundador do Sensacionalista

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nota editorial: essa é a última parte da entrevista com o Leo Lanna, um dos cofundadores do Sensacionalista. Na próxima semana, soltaremos o áudio na íntegra dessa conversa. ;-)

Nos digam nos comentários se preferem assim ou com um único vídeo, mais longo, como fizemos com os quatro primeiro episódios?

Aqui e aqui você acompanha os outros dois percursos do bate-papo.

* * *

Link YouTube

Desde que me entendo por gente, sou um sujeito que planeja.

Planejava ir bem na escola, planejava nadar ou jogar bola com maestria, planejava viajar não sei para onde, estabelecer uma carreira não sei de que forma. Difícil era — e muitas vezes ainda é — tirar projetos e planos do campo das ideias.  

Já experimentei me forçar a colocá-los em prática com a ajuda de planilhas e listas de tarefas. Já experimentei cortar as tarefas menos importantes e me concentrar em uma coisa só. Já desisti de todas as estratégias e decidi culpar a genética. Nada foi muito efetivo, até que li esse trecho de um  texto sobre procrastinação estruturada aqui no PapodeHomem:

“Os procrastinadores muitas vezes seguem exatamente para o lado errado. Tentam diminuir seus compromissos, assumindo que tendo apenas umas poucas coisas a fazer, pararão de procrastinar e finalmente concluirão as tarefas. Mas isso vai contra a natureza básica do procrastinador, e destrói sua mais importante fonte de motivação. As poucas tarefas em sua lista serão, por definição, as mais importantes, e a única forma de evitar fazê-las será fazer nada”

Foi difícil não lembrar dessa passagem ao ouvir que Lanna, um dos redatores de humor mais produtivos do Brasil (o Sensacionalista tem sátiras fresquinhas todos os dias, e ele ainda escreve para o programa Tá no Ar: a TV na TV), também enfrenta o mesmo problema. E que a solução que ele dá, para si e para os outros, é parar de esperar o momento certo e colocar as coisas em movimento:

"Se você acredita que tem talento, se confia no seu talento, bota ele na praça. Tem muita gente vendo. Se o trabalho for legal vai circular. "

Penso que é uma dica de ouro, que vale tanto para humoristas e outros profissionais criativos quanto para quem enfrenta a procrastinação nos aspectos mais básicos do cotidiano.

* * *

Para os comentários, queria propor uma discussão diferente. Se você também sofre com a procrastinação, divida conosco nos comentários que estratégias usa para tentar superá-la.

* * *

Mecenas: Consul Cervejeira

Conversas bem pensadas pedem uma cerveja no ponto.

A Cervejeira Consul tem controle eletrônico de temperatura para deixar sua cerveja perfeitamente gelada e sem complicação.

Consul será o Mecenas da segunda temporada d'O Papo.  Vamos trazer convidados que tem ideias bem pensadas para dividirem suas visões, provocar, questionar e porque não, brindar conosco.

Toda semana uma entrevista diferente aqui no canal do Papo.


publicado em 06 de Outubro de 2016, 00:05
Ismael veredas corte jpeg

Ismael dos Anjos

Ismael dos Anjos é mineiro, jornalista e fotógrafo. Acredita que uma boa história, não importa o formato escolhido, tem o poder de fomentar diálogos, humanizar, provocar empatia, educar, inspirar e fazer das pessoas protagonistas de suas próprias narrativas. Siga-o no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: