Memórias do Brasileirão (2): "Tá no filó!"

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Continuando a saga explicada no primeiro artigo, listo mais 5 partidas que fizeram parte da história do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Ronaldo moleque roubando a bola do goleiro, Giovanni endiabrado, Betão marcando no finalzinho, Dunga de cabeça e Palmeiras perdendo um gol feito.

1993 - Cruzeiro 6 x 0 Bahia | Menino Ronaldo!


Vídeo no YouTube

Mineiros e baianos fizeram mera figuração no Brasileirão de 93, mas esse jogo ficou na memória de muita gente por conta de um garoto de 17 anos que só faltou fazer chover naquele dia. Um tal de Ronaldo. Autor de 5 gols naquele jogo, sendo o último deles obra de pura malandragem.

Após uma defesa, o experiente goleiro Rodolfo Rodriguez deixou a bola cair e começou a reclamar da defesa. Como quem não quer nada, o garoto aproveitou o vacilo do goleiro, pegou a bola e fez o gol. Prenúncio de uma grande carreira pela frente.

Detalhe do vídeo: os mineiros vão lembrar da narração de Fernando Sasso e o seu “Tá no filó”.

1995 - Fluminense 4 x 1 Santos | Goleada nos acréscimos

Vídeo no YouTube

A semifinal do Brasileirão de 1995 entre Fluminense e Santos foi prova de fogo para cardíacos. Na partida de ida, no Maracanã, o Santos, que tinha a melhor campanha geral, saiu na frente no 1º tempo, mas no segundo Renato Gaúcho comandou a virada do Flu. O técnico Joel Santana ousou ao tirar um zagueiro para colocar um atacante – assim o Fluminense conseguiu dois gols nos acréscimos e goleou por 4x1.

O Santos precisaria vencer no Pacaembu por 3 gols de diferença para prosseguir na competição. Parecia impossível, mas o Santos tinha Giovanni...

1995 - Santos 5 x 2 Fluminense | A virada de Giovanni

Vídeo no YouTube

Num dos maiores jogos da história do Brasileirão, o camisa 10 do Santos, Giovanni, parecia ter saído de um pacto com o Diabo. Pra começar, ele fez os dois primeiros gols do time, deixando o placar 2 x 0 ao final do 1º tempo, o que classificava o Fluminense.

Uma cena curiosa no intervalo: o técnico santista Cabralzinho não deixou os jogadores irem para o vestiário! A torcida não parava de gritar enquanto os jogadores recebiam as instruções.

Aos 4 minutos do segundo tempo, Macedo fez o 3º gol e o que parecia impossível agora era realidade. Porém, no lance seguinte, Rogerinho marcou para os cariocas. Mas era noite de Giovanni. Numa bobeada de um zagueiro tricolor, o camisa 10 santista lhe toma a bola e serve Camanducaia, que faz 4 x1.

Em outro lance genial, Giovanni toca de calcanhar para Marcelo Passos, que chuta sem chance, 5x1. Parecia tudo definido, mas Rogerinho ainda fez o segundo do Fluminense, que lançou-se todo ao ataque, porém desta vez sem sucesso. E assim o Santos foi à final do Brasileiro daquele ano.

2007 - São Paulo 0 x 1 Corinthians | Golias e Davi

Vídeo no YouTube

O jogo em si não foi lá grande coisa, mas havia toda uma carga emocional envolvida. Duelo entre o futuro campeão e um time que vinha aos trancos e barrancos e brigava para não cair. Num embate de Davi contra Golias, quem se deu melhor, contra todas as expectativas, foi o Timão, com um gol de Betão, faltando 5 minutos para o fim do jogo.

Detalhe para a língua afiada do fanfarrão Vampeta, dizendo que o São Paulo só ganharia deles em 2008. Bom, não pelo Brasileirão, porque o Corinthians acabou caindo e os times só voltariam a se enfrentar pela competição nacional em 2009.

1999 - Internacional 1 x 0 Palmeiras | Livre da 2ª divisão

Vídeo no YouTube | Gol do Dunga

Numa época de vacas magras da equipe gaúcha, o Inter chegou à última rodada do Brasileirão precisando de uma vitória contra o então campeão da Libertadores, para permanecer na 1ª divisão. Jogo tenso. Todo o Beira-Rio permanecia apreensivo quando faltando 10 minutos para o fim do jogo, após a cobrança de uma falta, Dunga marca de cabeça, num gol inesquecível para os colorados, que os livrou da 2ª divisão.

Vale a pena rever também o último lance do jogo, em que o Palmeiras perdeu um gol incrível. Com certeza vários colorados devem ter infartado naquele lance.

Vídeo no YouTube| Lance perdido pelo Palmeiras no último minuto

Continua...

Você pode enviar sua sugestão para drhealth@papodehomem.com.br, com o título “Memórias do Brasileirão” e link para o vídeo. Minha lista já tem mais de 100 grandes partidas.


publicado em 06 de Setembro de 2009, 02:52
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: