Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 4 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Memórias do Brasileirão (3): A invasão corintiana

Continuamos a saga com as partidas memoráveis da história do Campeonato Brasileiro. Veja também a apresentação e o segundo artigo.

Gol do meio de campo, jogador desconhecido virando estrela, show de bola do Alex Mineiro, goleada do Atlético e 70 mil torcedores do Corinthians invadindo o Maracanã...

1989 - Vasco 0 X 2 Flamengo | A estrela de Bujica (Quem?)

Vídeo no YouTube

Uma das características do Brasileirão é a elevação de jogadores obscuros ao estrelato em apenas um jogo.

Foi o que aconteceu nesse dia. O time do Vasco foi o melhor do campeonato de 1989, só perdendo dois jogos, um para o Palmeiras, e o outro para o arquirrival Flamengo, um time que veio capengando pelo campeonato.

Naturalmente o Vasco entrou como grande favorito, mas aquele dia era do desconhecido centroavante Bujica, que marcou os dois gols da vitória do Flamengo. Provavelmente a única coisa que Bujica fez em toda sua carreira, mas feito que é lembrado até hoje pela nação rubro-negra. Ainda assim, o Vasco foi o campeão daquele ano.

1998 - Portuguesa 7 X 2 São Paulo | Massacre no Pacaembu

Vídeo no YouTube

Quem vê o atual tricampeão brasileiro hoje mostrando seu valor não imagina que o resultado acima seria possível. Mas foi o que ocorreu no campeonato de 98.

A Lusa conseguiu fazer 4 gols em 30 minutos de jogo e impôs uma goleada impiedosa no tricolor. O Pacaembu foi testemunha de uma obra de arte, o 6º gol da Portuguesa, feito do meio campo, pelo jogador Ricardo Lopes.

2001 - Atlético-PR 3 X 2 Fluminense | O show de Alex Mineiro

Vídeo no YouTube

As semifinais do brasileiro de 2001 eram realizadas em jogo único, com mando do time de melhor campanha. Assim, o tricolor carioca precisou encarar toda a pressão da Arena da Baixada e de um Atlético em estado de graça.

Num jogo disputado, o Flu saiu na frente e terminou o primeiro tempo em vantagem, mas logo no começo do segundo tempo, começava o show de um só jogador, Alex Mineiro, que naquele campeonato resolveu tudo para o Furacão. Com dois gols de Alex, o Atlético vira, mas o Fluminense é valente e ainda empata.

Quando o jogo caminhava para uma prorrogação, aos 43 do segundo tempo, mais uma vez Alex Mineiro decide a parada e leva o Atlético à final (e posteriormente ao título).

1999 - Atlético Mineiro 4 X 2 Cruzeiro | Revertendo o favoritismo

Vídeo no YouTube

O regulamento do Brasileirão de 99 dizia que os oito times mais bem classificados avançariam para as quartas de final, nas quais o 1º enfrentaria o 8º, o 2º pegaria o 7º, e assim sucessivamente. Quis o destino que o Cruzeiro ficasse em segundo e o Atlético em sétimo, uma diferença quase abissal na classificação geral, mas aquele time do Atlético só seria parado pelo Corinthians na final.

Em um jogo inicialmente equilibrado, no qual se esperava uma superioridade do Cruzeiro, o Atlético esteve à frente no marcador por duas vezes e o Cruzeiro empatava a seguir. Mas dessa vez a vantagem foi alvinegra: Marques fez mais dois, decretando a vitória.

O Cruzeiro perdia a vantagem obtida ao longo do torneio, e o segundo jogo da série prometia fortes emoções. Mas isso é assunto para outro post.

1976 - Fluminense 1 X 1 Corinthians | A invasão corintiana

Vídeo no YouTube

Um jogo válido pelas semifinais do Brasileirão de 76 ficou eternizado na história graças à Fiel corintiana, que promoveu literalmente uma invasão ao Rio de Janeiro, praticamente dividindo o Maracanã com a torcida do tricolor carioca.

Estima-se que mais de 70.000 torcedores corintianos foram ao Maracanã naquele dia, algo impensável nos dias de hoje. O que provou ser o “fiel” da balança a favor do Timão pois, mesmo enfrentando um time tecnicamente superior, o Corinthians conseguiu um empate por 1 X 1 no tempo normal e na prorrogação, levando a vaga para a final nos pênaltis.

O episódio ficou eternizado como “A invasão corintiana”.

Continua... (se quiser contribuir, envie links de vídeo para drhealth@papodehomem.com.br).


publicado em 20 de Setembro de 2009, 20:05
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura