Mais de 15.000 homens estão fazendo nosso curso online de estilo, para cultivar uma relação de mais confiança e liberdade com suas roupas. Inscreva-se também, é gratuito.

Nudes não solicitadas | Tem que pedir pra mandar?

Segundo pesquisa, 48% dos homens entrevistados já enviaram, alguma vez, uma nude não solicitada.

Já ouviu falar de nudes não solicitadas? Bem, como o nome já diz, é o ato de mandar uma nude assim, de surpresa, sem que a outra pessoa tenha pedido. 

Bem, se você é um cara que gosta de receber nudes, pode parecer uma ideia legal, mas nem sempre é. 

Segundo a pesquisa publicada no The Journal of Sex Research, 48% dos homens entrevistados já enviaram, alguma vez, uma nude não solicitada. O tema tem gerado polêmica porque dependendo de como o envio ocorre, ele pode gerar situações, efeitos e reações diferentes.

Com o aumento dos flertes virtuais (e da tecnologia que os facilita: Tinder, Whatsapp, Instagram e afins) a troca de nudes virou uma prática comum, entre ambos os sexos.

Nem toda nude que vem se surpresa é ruim ou mal recebida, no entanto, diversas mulheres tem relatado um incômodo diante de um tipo de nude: pirocas que chegam sem terem sido requisitadas vindas de caras aos quais elas não deram abertura para tal.

Para trocar uma ideia sobre o tema, fomos ao canal dos solteiros anônimos: o Soltos. Lá a gente falou sobre a diferença de mandar nude dentro ou fora de contexto adequado e ainda demos algumas dicas para garantir que a sua nude será bem-vinda.

Fone na mão? Agora aperte o play!

Por que as pessoas fazem isso?

Olha só, segundo a pesquisa, cerca de metade dos homens já fizeram isso em algum momento da vida. (Assim como muitas mulheres - e me incluo nessa - também já fizeram). Mandar nude sem que a outra pessoa tenha assinado um pedido de requisição não é, necessariamente, um pecado ou um atestado de “cuzão”. 

Os dados mostram que 4 em cada 10 dos homens que já enviaram, falaram que o fizeram porque eles esperavam receber uma nude de volta. 32% disseram que consideram que “essa é uma maneira normal de flertar”. Além disso, 1 em cada 5 contou que esperava que as mulheres gostassem da foto e que se sentissem “valorizadas” ao recebê-las

É que uma nude surpresa pode ser muito bem vinda em um momento adequado, dentro da conversa certa, a partir dos sinais de que a pessoa está realmente a fim de ver seus atributos. 

Já a nude que vem de supetão, pode até ser bem recebida — principalmente pelos homens — já que, culturalmente, isto o nu e o erótico são valorizados entre no "universo masculino". No entanto uma nude não requisitada pode soar bastante agressiva quando recebida por mulheres — que sofrem com a estrutura social de assédio. 

É claro, estamos falando em termos gerais e estruturais, mas há mulheres que gostam das nudes que chegam com ou sem aviso, assim como e homens que preferiam não ter recebido.

Sobre isso, partindo de todas as reflexões de “O silêncio dos homens”, o caldo cultural que incentiva os homens a terem um olhar de desejo e excitação diante da nude, também os limita. Se “todos os homens precisam gostar” de ver corpos nus, o cara que não fica confortável em receber, terá dificuldade de mostrar seu desagrado e falar sobre isso, porque sair da “caixa de padrões do homem” é ter sua masculinidade questionada.

“Preciso para de mandar nudes?”

Não. Mas precisa parar, pensar e levar algumas coisas em consideração antes disso. 

“Como eu faço então?” 

Como falamos no vídeo, tem muitas maneiras de mandar uma nude dentro de um contexto pra que a imagem do seu corpo seja bem recebida e cumpra a missão de seduzir a pessoa.

A regra de ouro é lembrar que Internet é vida real! O tela-a-tela é diferente do cara-a-cara mas você pode usar os mesmos princípios nos dois ambientes: antes de sair mostrando o pau, tem que ter conversa, sedução, consentimento e interesse da outra parte. 

Nude precisa de preliminares

Mandar nude com a intenção de “acelerar o processo”, é um tiro que costuma sair pela culatra. Se quer puxar assunto, se quer dar um passo adiante na sedução, pode mandar foto, mas mande uma mais discreta, um tórax descoberto, com uma toalha depois do banho… veja como a pessoa reage à preliminar da nude antes de mandar o “pelado pelado, nu com a mão no bolso”. 

E se não funcionar, se a pessoa não der abertura, sinto em lhe dizer meu amigo, mas  melhor parar por aí, a nude forçado não vai reverter a situação a seu favor.

Manda dicas!

Vocês já mandaram nudes não solicitadas? Já receberam? Quando mandaram, tinha contexto? Como fazem pra garantir que a foto vai ser bem recebida? 

Bora continuar essa conversa que dá pano pra manga aqui nos comentários.


publicado em 11 de Outubro de 2019, 17:35
Img 20190518 102150 405 jpg

Gabriella Feola

Editora do Papo de Homem e autora do livro "Amulherar-se" . Atualmente também sou mestranda da ECA USP, pesquisando a comunicação da sexualidade nas redes e curso segunda graduação, em psicologia.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura