O que esperar do rugby em 2012

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Nos últimos anos o rugby vem ganhando espaço na mídia e nos campos do Brasil. O trabalho sério da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), das federações estaduais e dos clubes vem elevando a qualidade do rugby brasileiro com campeonatos, cursos, clínicas que apresentam o esporte ao país. A entrada do esporte, na modalidade seven-a-side, para o programa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o investimento dos patrocinadores e a transmissão em canais fechados aumentam o número de praticantes e interessados no esporte.

Se o ano passado foi de crescimento para o rugby no Brasil, 2012 será um ano de consolidação do esporte no país e de renovação no rugby mundial.

Destaques do rugby em 2012


  • Six Nations

Criado em 1883, o Six Nations, o mais tradicional torneiro de seleções, reúne Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália em busca do título de melhor da Europa. Apesar de muitos especialistas apontarem como favorita a França, vice-campeã mundial e capitaneada pelo melhor jogador do mundo em 2011, Tierry Dusautoir, eu destaco a jovem seleção de País de Gales. Liderados por Sam Warburton, os Dragões surpreenderam no mundial chegando em quarto lugar. Sem os problemas frequentes de lesões que sofreu nos últimos anos, o rugby galês tem uma ótima chance de conquistar a Europa.

A ESPN irá transmitir algumas partidas do Six Nations.

Link YouTube | Assim foi o Six Nations em 2011...


  • The Rugby Championship 

No hemisfério sul, as potências Nova Zelândia, Austrália e África do Sul recebem a Argentina no novo The Rugby Championship, que vem substituir o TriNations. Os neozelandeses do All Blacks são favoritos em qualquer campeonato que disputam e o título mundial conquistado em casa no ano passado é só mais uma motivação para os kiwis. Vale a pena ficar de olho na Argentina, que apesar de ter um rugby local amador, tem vários jogadores participando dos melhores torneios europeus.

Australianos, precisando amadurecer uma time de muita qualidade que não conseguiu apresentar seu melhor no mundial, e sul-africanos, que precisam renovar urgentemente a equipe, se juntam aos All Blacks nas três primeiras posições do rugby mundial.

Os jogos acontecem entre agosto e outubro. A ESPN transmitiu as partidas do ano passado, mas não há confirmações para este ano.

Link YouTube | O melhor do TriNations, campeonato que, em 2012, se chama The Rugby Championship


  • Heineken Cup

A Copa Heineken 2011-2012 é o principal torneio europeu de clubes, e poderia ser comparada a Liga dos Campeões no Futebol. A competição é incrível por reunir as estrelas dos países que disputam o Six Nations e grandes nomes de países com menos tradição no rugby, ou onde o rugby não é profissional. O torneio já está no final da fase de grupos e o nível é tão alto que grandes equipes, como o Northampton Saints, vice-campeão do ano passado, já estão eliminados. Os times irlandeses estão com tudo e a uma rodada para o final lideram 3 dos 6 grupos. Vale a pena parar para assistir a final no dia 19 de maio, no templo do rugby inglês, o Twickenham Stadium.

Os direitos de transmissão da Heineken Cup são da ESPN.

Link YouTube | Destaque desta edição do torneio

E o Brasil?

A principal competição para a seleção será o CONSUR A, a primeira divisão sul-americana. No torneio, o Brasil irá enfrentar Argentina, Chile e Uruguai no sistema todos contra todos. Até o ano passado, as quatro equipes disputavam uma fase preliminar para ter o direito de jogar contra a Argentina. Enfrentar Los Pumas é uma oportunidade de colocar nossos jogadores contra uma das mais tradicionais seleções do mundo.

Para os clubes, o Super 10, que teve as semifinais e finais transmitidas ao vivo pelo SporTV, é o principal torneio. O campeonato é a primeira divisão e reúne clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul. Os caipiras do São José Rugby, atuais campeões, tentaram manter a hegemonia dos últimos anos e podem perder dois de seus destaques, os irmãos Lucas e Moisés Duque, que fazem testes na França.

Link YouTube | Run, Lucas, run!

Fora do estado de São Paulo, que emplacou os quatro primeiros lugares em 2011, o Desterro Rugby, de Santa Catarina, luta para voltar aos primeiros lugares.

Na preparação para os jogos olímpicos do Rio 2016, a seleção brasileira de seven-a-side, modalidade com sete jogadores em cada equipe em partidas de dois tempos de 7 minutos, tenta consolidar os resultados de 2011, quando venceu a Argentina e teve uma campanha brilhante em dois importantes torneios na Europa. O Brasil vem renovando a seleção e irá participar da etapa de Las Vegas da Série Mundial de Rugby Sevens, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Também disputará o sul-americano da categoria nos dias 10 e 11 de março. É tempo de somar experiência e juventude para formar uma equipe para as Olimpíadas. O evento será transmitido pelo Band Sports.

No feminino, as brasileiras são heptacampeãs sul-americanas, lutam para manter a posição no continente. A CBRu demonstrou interesse em realizar um torneio nacional feminino em etapas.

Fiquem ligados no rugby em 2012!


publicado em 20 de Janeiro de 2012, 22:01
File

Diego Dubard

Jornalista nascido em Recife, vive em Brasília desde 2007 e quer se mudar em 2012, antes que o mundo acabe. Escreve porque precisa ganhar a vida e joga rugby por paixão. Twitter: @ddubard.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: