Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Onde, como e por quanto comprar sua coleção de Action Figures

Se você quer colecionar bonecos e figuras de ação, aqui estão as principais lojas, marcas e grupos de venda e troca

E como é bom voltar.

Na última quinzena eu publiquei o artigo:

Como iniciar uma coleção de Action Figures

O passo-a-passo para quem quer começar a colecionar bonecos e figuras de ação, mas ainda está perdido com as etapas.

Para alguns pode ser algo novo, mas para os nerds, as famosas action figures (figuras de ação ou, se preferir, pode chamar de "bonequinhos" ou "hominhos") são itens incríveis para deixar qualquer ambiente bem bacana.

Com a propagação da cultura pop, que até então era restrita a um determinado nicho, o número de produtos e de novos adeptos deste segmento só tem aumentado. E você poderá ser o próximo colecionador (a) dessas belezinhas.

“Eu adoraria ter uma figura de ação, mas não sei por onde começar...”

Não se preocupe, estou aqui para ajudar. Ou, ao menos, tentar.

Neste artigo, eu expliquei como começou a minha vontade de colecionar as action figures, e passei dicas de como começar a colecionar com moderação, as análises de que tipo de figura de ação pode ser mais indicado para as suas vontades, se é algo unitário ou parte de uma coleção, como ampliar a coleção e fazer trocas, além de informações sobre como guardar seus bonecos e como conservar também as caixas, que vão te ajudar na hora de venda e troca.

E agora, já sabendo de tudo isso, falta o legal da coisa: saber quais marcas são as mais legais, onde comprar seus bonecos e vou passar também o caminho das pedras pra você se embrenhar em grupos de venda e troca de "hominhos".

Bora lá?

Principais lojas

Limited Edition

Localizada na rua da Consolação, em São Paulo, a loja conta com vários produtos de diversas marcas tanto em sua loja física como no site. Um dos destaques da loja são os encontros promovidos por grupos de colecionadores de vários segmentos.

Além da troca de informação e das novas amizades, os encontros oferecem ótimos descontos. Vale a pena uma visita como também ficar de olho na página oficial deles no Facebook para pode ficar por dentro da agenda dos próximos lançamentos e eventos.

ToyShow

Outra loja muito bacana com vários itens para apreciadores da cultura nerd/geek localizada na rua Pamplona em São Paulo. Além da loja física também possui o site com diversos produtos.

O destaque da loja vai para itens de decoração com esta temática como canecas, jogo de café e chá, torradeiras, relógios, capachos e tapetes entre outros.

Mcfly Colecionáves

A região da Grande São Paulo está muito bem atendida com esta incrível loja localizada na Av. Dom Pedro II em Santo André.

A loja que fez seu nome na internet inaugurou a loja física há pouco tempo, mas com uma variedade incríveis de produtos. Figuras que não chegam até o país pelas importadoras geralmente são trazidas por eles, fazendo deste seu grande diferencial neste segmento.

Pens and Dolls

Esta loja online nasceu na paixão pelas canetas Lamy e da Barbie Collector. Após sua estreia em 2007, o casal de proprietários ampliou seu negócio introduzindo figuras de ação e outros itens colecionáveis.

Atendimento de primeira e entrega dentro do prazo, a loja conquistou o título Mercado Livre Platinum em 2012. Vale a pena ficar de olho no site e nas redes sociais para não perder nenhuma promoção.

Big Bad Toy Store

Loja americana muito conceituada com mais de 9 anos no mercado. Eles entregam no Brasil, o problema é a taxação aqui dependendo do valor da compra.

Mas como muitas figuras de ação não chegam por aqui, esta loja é uma saída, principalmente para figuras produzidas por fabricantes americanas.  A entrega é feita dentro do prazo (as vezes chegando até um pouco antes). Infelizmente o atraso é quando o produto chega ao país mesmo. Se você tem cartão de crédito internacional, boas compras ;)

Ami Ami

Excelente loja japonesa para fãs de figuras da terra do sol nascente. Assim como a Big Bad, eles entregam para o Brasil e a loja é uma alternativa para figuras que não chegam ao país também. Costuma ter bons preços na pré-venda, mas por conta do fuso horário, é preciso madrugar dependo da figura de ação que você deseja.

Agora que você já sabe onde comprar, vamos conhecer alguns dos principais fabricantes de figuras de ação do mundo para ajudá-lo nas compras:

Principais fabricantes

Bandai

Além dos famosos animes, a Bandai também produz figuras de artistas do show bizz, como a dupla Daft Punk da linha S.H Figuarts

A quarta maior fabricante de brinquedos do mundo é uma das empresas que oferece figuras de ação aos fãs da cultura oriental. Se você curte animes e tokusatsu (séries como Jaspion Changeman e Ultraman), bem provável que grande parte de suas compras serão dela.

Os principais itens adquiridos no Brasil são a linha Cloth Myth dos Cavaleiros do Zodíaco, a linha S.H Figuarts de Dragon Ball Z, Sailor Moon, Ultraman, Naruto entre outros produtos. Geralmente os produtos da Bandai chegam ao Brasil através da importadora Piziitoys.

Os preços variam de acordo com a linha que você quer adquirir. Mas pode ficar tranquilo que a empresa tem diversos colecionáveis para todos os orçamentos.

Max Factory

Outra fabricante que produz ótimos produtos da terra do sol nascente para as linhas Figma e Nendoroid. Infelizmente poucos importadores trazem essas linhas para cá, proporcionando peças caras quando encontradas por aqui.

Hot Toys

Fundada no ano de 2000, estamos falando de uma das “Ferrari” em se tratando de figuras de ação de luxo. Famosa por produzir figuras em escala 1:6 de grandes filmes e games, quem for adquirir esta linha precisará pesquisar muito para conseguir o melhor preço possível.

Agora se você é um Tio Patinhas que possui uma piscina com moedas de ouro, compre sem moderação e seja feliz! A importadora Piziitoys traz bastante coisa para cá. Apesar do acabamento impecável, é uma linha que não me desperta consumo por conta do tamanho.

Não tenho espaço para expor esse luxo todo.

Iron Studios

Quem disse que não existe empresa brasileira deste segmento no País? Fundada em 2012, a Iron Studios produz estatuetas bem interessantes. Todos os itens produzidos são 100% oficiais.

Para fãs deste tipo de colecionável, a empresa oferece diversos produtos para todos os gostos. Vale a pena visitar as lojas físicas que ficam no Shop Eldorado, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva ou no Rio de Janeiro no Shop Nova América.

NECA

Drake em sua versão Uncharted 4: A Thief's End da linha Players Select da NECA. Esta linha possui um ótimo custo benefício que conta com outros títulos licenciados do mundo dos games. Consegui esta figura por 180 reais

Fundada há quase 20 anos, a National Entertainment Collectibles Association (Associação Nacional de Entretenimento e Colecionáveis) é uma empresa de colecionáveis americana com foco em licenças de filmes, estrelas do esporte, música e games.

Possui um bom custo benefício com figuras a partir de 200 reais. Figuras de filmes de terror é um dos destaques desta fabricante.

Mezco

Doctor Strange da linha One:12 previsto para janeiro de 2018. Como vocês podem ver as roupas são feitas com tecido assim como nas figuras da Hot Toys, algo raro para colecionáveis nesta escala (1:12)

Assim como a NECA, a Mezco tem como ponto forte a produção de colecionáveis licenciados de filmes e séries. Dependendo da linha também possui bons preços, como por exemplo a linha de figuras de ação do jogo Mortal Kombat X que você encontra na faixa de 130 a 160 reais.

Uma linha de destaque da empresa é a One:12, que são figuras em escala menor do que Hot Toys, mas com roupas feita de tecido, ao contrário das figuras nesta escala (1:12) onde tudo é feito de plástico.

Funko

Fundada em 1998, com certeza o grande destaque desta empresa são os vinyl figures POP (os famosos cabeçudinhos).  É incrível a quantidade de licenças que a empresa possui para produzir esses simpáticos bonecos.

De Laranja Mecânica (tenho o Alex na mesa do meu serviço), passando por Dragon Ball Z, The Walking Dead e até a série Demolidor da Netflix, essa linha é um sucesso para qualquer público.

O preço também é um fator bastante convidativo comparada com outras fabricantes.

Grupos de colecionáveis no Facebook

Como dito no começo deste texto, os grupos de colecionáveis no Facebook ajudam bastante com muitas informações e dicas para veteranos e iniciantes desses incríveis itens colecionáveis. Abaixo apresento alguns deles:

Action Figures Forever Brasil

Grupo que conta com mais de 30.000 membros para compra venda e troca de figuras. Antes de fechar negócio, pesquise as referências do vendedor junto com os ADM’s do grupo.

Confirmando as informações e só fechar o negócio. Já comprei algumas figuras e seguindo esta regra, dificilmente você terá algum problema.

Saint Seiya Action Figure Brasil

Este grupo não trabalha com venda ou troca de figuras, mas se você é fã deste anime, o grupo conta com informações sobre lançamentos, eventos entre outras dicas relacionadas ao universo de Saint Seiya.

O grupo também promove a fotografia dos colecionáveis com fotos incríveis! O grupo também promove sorteios, promoções, encontros e eventos.

Se você é fã dos Cavaleiros do Zodíaco assim como eu, vale a pena este grupo incrível.

CAFA

O CAFA (Composição Artística com Figura de Ação) também não trabalha com vendas, mas vale a pena ficar de olho neste grupo bacana. Ele incentiva a fotografia dos colecionáveis com dicas e informações para iniciantes e veteranos.

As fotos desta postagem (com exceção das fotos de divulgação) foram feitas por mim graças ao auxílio dos membros. O grupo também promove workshops e conferências.

Se você gosta de fotografia e figuras de ação (uma combinação muito legal por sinal), não pense duas vezes e siga este grupo.

ACBA (Articulated Comic Book Art)

Este grupo americano também tem a mesma proposta do CAFA – o foco em fotografia com figuras de ação. O interessante aqui é ver as diferenças culturais nos colecionáveis.

A quantidade de figuras com heróis da Marvel e DC é gigantesca comparada com outras linhas. Raramente você ver uma foto de Cloth Myth por exemplo por lá (quando tem, bem provável que foi um brasileiro ou um latino que tirou, já que o anime conquistou em cheio esse público).

E é por este motivo que vale a pena você seguir este grupo também.

Estação Action Figure

Este grupo também trabalha com compra, venda e troca de figuras assim como o Forever Brasil. O diferencial aqui são os encontros em clima de happy hour promovido pelos membros que ocorrem as sextas feiras. Esses encontros geralmente são feitos no Shop Center 3 localizado na avenida Paulista.

Acho que agora você está pronto para começar sua coleção de bonequinhos não é mesmo? Já possui alguma figura de ação? Adoraria saber quais itens vocês possuem. E se você quiser ver outras fotos da minha coleção, só ver meu álbum no Flickr.

E vamos continuar esta conversa nos comentários. Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar.


publicado em 25 de Julho de 2017, 00:00
Manoel roberto soares jpg

Manoel Roberto Soares

Acha que falar de videogames é tão divertido quanto falar de futebol, música ou cinema em uma mesa de bar. Talvez com pouca cerveja na mesa, mas ainda é uma mesa, né?


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura