A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Quer pagar quanto?

E se no momento da compra você pudesse determinar o preço a ser pago pelo produto?

Pode parecer estranho, mas foi exatamente essa a proposta para o último álbum da conceituada banda inglesa Radiohead, com o trabalho In Rainbows.

A grande novidade foi a primeira etapa do projeto de comercialização do álbum, sendo que este foi disponibilizado inicialmente, apenas em forma de download e o cliente tinha a opção de decidir o preço à ser pago pelo disco (0 a 100 libras).

Isso mesmo, se o fã opta-se por adquirir o trabalho sem pagar por isso, não teria nenhum problema.

casas-bahia
Parece que o slogan da Casas Bahia finalmente foi levado a sério

Estatísticas

Em 29 dias, 1,2 milhão de pessoas visitaram o site que dava acesso ao download, sendo que 38% desse total, cerca de 400 mil, acabaram pagando pelo disco.

Liderada pelo vocalista Thom York, o Radiohead produziu In Rainbows, de forma totalmente independente, dizendo não inclusive à gravadora EMI. Essa estratégia adotada pela banda, foi ousada e inovadora, mas a princípio obteve sucesso em todos os aspectos. Excelente marketing, por conta do "pague o quanto quiser" e como conseqüência, uma divulgação maior do trabalho.

Só não sabemos se essa será a postura para os próximos trabalhos do Radiohead. O fato é que eles podem ter iniciado um novo ciclo no processo de comercialização de discos, e podem com isso influenciar outras bandas a produzirem seus trabalhos sem os intermediadores.

radiohead
Olha só, que saudade dessas pecinhas de Lego

Essa conduta poderá eliminar etapas no processo de produção / comercialização, provocando assim uma redução no preço dos discos. Afinal de contas, a pirataria é um problema, mas quem aqui nunca baixou uma música ou nunca comprou um CD ou DVD pirata.

E aqui, alguém fez o download do álbum?


publicado em 24 de Janeiro de 2008, 10:58
F5e743c78bd9a60a192f018f5dd59094?s=130

Leandro Ochozki

Leandro Ochozki - Cursando o 6º semestre de Ciências Contábeis, comprometido com o trabalho, faculdade e namorada.. Quase não sobra tempo pra outras coisas, mesmo assim aprecio muito uma cerveja com os amigos. Nesse momento, orgulhoso com o convite da PdH.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura