Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Road Warrior II - Mobilidade e o HelloMoto Q, Parte II

O Moto Q possui 116mm de altura, 64 de largura e apenas 11.5 de profundidade. Pesa somente 115g. Fique agora com a avaliação completa desse ótimo Smartphone. Para quem perdeu, a primeira parte está aqui.

O Moto Q é um smartphone bastante esbelto

O aparelho ligado também impressiona. A tela de 320×240 e 65.000 cores TFT possui uma nitidez impressionante com cores fortes e brilho de altíssima intensidade. Não há dificuldade para ler as informações da tela mesmo com sol a pino.

Nada de Stylus

Catar milho com canetinha é coisa do passado

O Moto Q traz o Windows Mobile 5.0 instalado cujas funções, ao contrário de grande parte dos smartphones e da maioria dos PDA Phones, são acessadas somente pelo teclado sem a necessidade de intervenção de uma caneta. Antigos usuários de Pocket PCs ou de Palms podem ter alguma dificuldade para se acostumar com a navegação através das 4 teclas direcionais no centro superior do telefone. A utilização da maioria das funções do Moto Q, incluindo a navegação na Internet, é muito simples e intuitiva. Nenhum usuário habituado com o ambiente Windows deve possuir dificuldades para compreender os mecanismos de operação do equipamento.

O teclado padrão QWERTY embutido facilita a digitação de emails e mensagens. Nele, podem ser encontradas teclas de atalho para apagar o display do telefone, acessar rapidamente emails e mensagens, ativar e desativar o auto-falante e ativar a câmera integrada de 1.3 Megapixels.

Logo acima do teclado estão as teclas direcionais, botões de início e cancelamento de chamadas, botão HOME, botão VOLTAR e a tecla central de seleção. No lado esquerdo do aparelho está a interface irDA, o slot de cartões padrão mini-SD e uma porta mini-USB. No lado direito do dispositivo há o utilissíssimo botão de rolagem além de um botão de funções especiais.

Multimídia Excelente

Gostaria de destacar a qualidade da câmera que garante fotografias com resolução de até 1280×1024 com ajuste de brilho, tonalidades de branco, flash embutido e o extraordinário zoom digital. Também é possível fazer vídeos tão longos quanto o espaço livre do seu cartão de memória. É uma câmera que vai a todo o lugar no seu bolso pronta para flagar aquela cena inusitada com uma qualidade muito superior às VGA quebra-galho.

O telefone também dá um show em aplicações multimídia. Trazendo um Windows Media Player pré-instalado, o Moto Q reproduz músicas e vídeos com maestria tanto nos excepcionais auto-falantes, posicionados na parte de trás do telefone, quanto nos fones de ouvido que acompanham o aparelho. Também achei muito divertido sintonizar rádios online no WMP e canais de IPTV.

O profissional que precisar conferir seus documentos do Office enquanto está no taxi, ou ler aquele ebook em PDF enquanto viaja no trem, também não ficará na mão. No entanto, esse smartphone não permite criação e edição de documentos do Office. Uma alternativa que encontrei para contornar essa carência foi o download da versão shareware da suíte, desenvolvida especialmente para dispositivos móveis, Documents-to-Go.

Ligue para seus contatos com Skype!

Skype na palma da sua mão, não é pegadinha

O Moto Q também possui Agenda de contatos, tarefas e compromissos que pode ser sincronizada com o seu Outlook através do cabo USB ou de conexão Bluetooth. Falando em contatos, também gostei da quantidade de informações que podemos agregar a uma única pessoa: fotografia, toque mp3 personalizado, grupo social, vários emails, endereços, de onde você o conhece, além de muitas outras coisas. Quando você seleciona um contato na agenda, ao pressionar as teclas direcionais para a direita e para a esquerda, um pequeno indicador alterna as opções de chamar no celular, no telefone residencial, em qualquer um dos telefones comerciais, enviar um email, enviar uma sms ou, até mesmo, discar via Skype!

Exatamente! Você pode instalar o Skype no seu Moto Q e esbanjar nos DDDs e DDIs sem ter de pagar nenhum adicional para a Vivo.

A qualidade das transferências de voz no Skype é fantástica na maioria das vezes. É importante considerar que o Moto Q opera nas redes 1x RTT ou EVDO da Vivo. Esse smartphone CDMA pode atingir taxas de transferências de até 2,4 mega quando em redes 3G. Entretanto, até o presente momento a mais alta taxa de transferência que obti em testes foi de 689Kbps.

O batismo de fogo do meu Moto Q foi justamente em uma viagem para o interior do Rio Grande do Sul, onde em nenhum momento encontrei uma área de cobertura 3G disponível. Porém, mesmo conectado em 1x consegui taxas de transferência razoáveis o suficiente para ler meus feeds de RSS e conferir o post sobre “Como Comprar Bem” aqui no PapodeHomem.com.br.

MSN na fila do banco

Jogar conversa fora não tem hora
“Esse é o novo smartphone da motorola para redes 3G?”,

Outra ferramenta de comunicação que não poderia faltar é o comunicador instantâneo mais utilizado do mundo: o MSN Messenger. O Moto Q traz uma versão mobile do aplicativo, totalmente funcional. Há cerca de três horas eu estava estacionado em uma interminável fila de pagamentos no banco quando decidi conectar no MSN. Diante das minhas manifestações de euforia ao saber da festa que um amigo marcou para esse sábado, uma cliente se aproximou e passou a espiar minha tela por entre meus ombros. perguntou ela. Credo! Os geeks estão por toda a parte!

De volta a Porto Alegre sob cobertura 3G, a velocidade de navegação na Internet foi fantástica, equiparando-se ao meu serviço de ADSL doméstico.

Usando o celular para navegar na internet com meu notebook

Entusiasmado com a descoberta, resolvi configurar o Moto Q como modem para acessar a Internet no meu notebook de dentro do Shopping Iguatemi. Minha primeira decepção com a Vivo foi descobrir que o plano de dados ilimitado se restringe ao uso da Internet exclusivamente no aparelho.

Quando o telefone é utilizado como modem para intermediar o acesso à Internet através da rede de dados, valem as tarifas do Plano Vivo ZAP em que cada Megabyte custa R$5,90! Se você preferir pode assinar, além do seu plano de dados para o smartphone e o plano de voz, o plano Vivo ZAP ilimitado por R$149,90 de modo a acessar a rede com o seu laptop! Três mensalidades de três serviços no intuito de adquirir conectividade total!

Eu achei minha descoberta frustrante e não pude admitir que esse fosse o último diagnóstico. Pesquisei na Internet sobre constatações semelhantes de usuários de smartphones da Vivo e descobri o shareware PDANet. Esse software, facílimo de se instalar e configurar, emula no seu notebook o acesso à rede como se fosse no telefone. Minha primeira fatura ainda não chegou para que eu possa ter certeza se a empreitada deu certo. Estou confiando em outros usuários do PDANet que me garantiram que eu não pagarei nem um único centavo adicional à Vivo para usar a dupla Moto Q / Notebook.

Gmail, DOOM, Picasa e cia.

Depois de configuradas minhas caixas de email pessoais, profissionais e o Gmail para sincronizarem com meu Moto Q, saí em busca de softwares interessantes para o Windows Mobile 5. Sem sombras de dúvidas, o mais divertido que encontrei foi uma versão mobile do DOOM original.

Outro aplicativo formidável que instalei no meu smartphone foi o Google Maps para dispositivos móveis. Pessoalmente, acho sensacional a possibilidade de sacar seu celular para conferir onde exatamente ficava a Avenida Ipiranga.

Tecnologia ao melhor estilo Jack Bauer

Outro programa original que tive a oportunidade de testar foi o Shozu que sincroniza seu Moto Q com sua galeria Picasa, Flickr, ou qualquer outro serviço de hospedagem. Dessa forma, posso fotografar um momento inusitado, em qualquer lugar que eu esteja, para em seguida publicá-lo on-the-go. Criei um novo álbum na minha galeria Picasa exclusivo para as fotos que posto diretamente do smartphone no momento em que elas são tiradas. Já imaginaram a arma que um telefone desses poderia se tornar na mão de um jornalista? Os editores que se cuidem com o Digg e seu exército de Road Warriors!

Falhas... nem tudo é perfeito

Já que essa avaliação deveria ser idônea, por mais suspeito para falar que eu tenha me tornado, também devo apontar as restrições. O Moto Q possui uma gigantesca desvantagem em relação a qualquer um de seus concorrentes: a bateria. Chega a soar como mentira a minha descoberta de que a autonomia da bateria pode atingir menos de 7 horas de uso em StandBy!

Muitos leitores que estavam começando a simpatizar com o telefone podem ter se assustado com o que estou lhes contanto, mas eis a explicação: o celular pode desempenhar uma série de funções que exigem conexão à rede de dados. Ou seja, você carrega no bolso um aparelho que está consumindo bateria como se estivesse pendurado em uma chamada interminável.

Felizmente descobri um truque que consiste em reiniciar o sistema de telefonia do Moto Q toda vez que eu quiser ficar realmente desconectado. Dessa maneira fui capaz de extender a autonomia para cerca de 15 horas, o que ainda pode parecer pouco. Entretanto, vale considerar que além de telefone o Moto Q possui funcionalidades computacionais. Não há notebooks com autonomia de 15 horas. Além do mais, eu cruzo com um PC várias vezes por dia, quando aproveito para conectar o celular na porta USB e iniciar a recarga que não demora muito.

Concluo portanto que o RAZRBerry é um smartphone sensacional para usuários que precisam estar conectados aonde quer que estejam. Também vale lembrar que o aparelhinho se torna uma pequena central de entretenimento quando armado com um cartão de 2GB, como o que comprei. É um gadget interessante tanto para quando estamos trabalhando, como para quando estamos dando uma pausa.

Meu kit de sobrevivência

Muitas das minhas amigas dizem que ainda o acham significativamente maior que um telefone convencional e reclamam que o Moto Q pode acabar desajeitado no bolso da calça. Eu discordo.

Aliás, o que é um pouquinho mais de volume para quem já carrega na mochila uma série de acessórios e gadgets, prontos para viagem?

Para as especificações técnicas e um vídeo do MotoQ em funcionamento, visite esse tópico de nosso fórum.


publicado em 13 de Abril de 2007, 08:56
3861595431ec39c257aee5228db3092a?s=130

Rodrigo Almeida

Engenheiro, apaixonado pela vida e por qualquer coisa com um motor potente, nostálgico entusiasta de muitas daquelas boas coisas que já não mais se fazem como antigamente.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura