A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Sobre saúde, bigodes e bolas: Movember

Talvez você tenha lido o artigo do ano passado, talvez não. O fato é que novembro chegou e, com ele, muitos barbados deixarão a cara lisa e, junto com os fazem a barba diariamente, começarão a cultivar um bigode do dia primeiro ao dia trinta, o que certamente despertará a curiosidade de muita gente.

Vamos lá. Dia de cultivar o bigode
Vamos lá. Dia de cultivar o bigode

Esta foi a forma que um grupo australiano, em 1999, encontrou para chamar a atenção de outros homens para as questões pertinentes à saúde masculina. Não, não se trata apenas de se alimentar bem e investir na forma física, embora estes itens façam parte da pauta.

Os “Mo Bros” e as “Mo Sistas”, como são chamados os adeptos do Movember (relaxa, elas não deixam o bigode crescer, apenas apoiam a campanha) se preocupam principalmente com a prevenção do câncer de testículos entre os mais novos, a prevenção do câncer de próstata entre os mais velhos e, sem distinção de idade, as questões pertinentes à saúde mental, como a ansiedade e a depressão.

No Brasil, o chamado Novembro Azul tem seu foco no câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados -- praticamente um caso a cada 7,6 minutos. O exame regular por meio do toque retal e/ou do PSA após os 40 anos é fundamental (a SBU, Sociedade Brasileira de Urologia, sugere a partir dos 50 anos, mas há quem recomende começar mais cedo, com um PSA ao ano), pois quando os sintomas aparecem, em mais de 95% dos casos o câncer de próstata já se encontra em fase avançada, dificultando o tratamento.

Lá fora, em paralelo às campanhas de conscientização, existe o incentivo à doação para pesquisas. Nos EUA, foram arrecadados USD $24 milhões em 2014. No mundo, a conta fechou em USD$106,295,279.

Link YouTube | What is Movember?

Na cola do Ice Bucket Challenge, o britânico Check One Two lançou a campanha #feelingnuts, em que celebridades (vestidas) são fotografadas segurando as bolas e desafiam outra a fazer o mesmo. A foto do Hugh Jackman ganhou destaque em várias matérias na internet e William Shatner, o eterno Capitão Kirk de Jornadas nas Estrelas, também deu sua contribuição, mas a repercussão, por enquanto, está longe de ser comparada ao balde de gelo.

A fragilidade de virais dessa natureza, como sempre, é a coisa ficar mais no nível do exibicionismo, mas vale mesmo assim se uma parcela da população masculina se lembrar do autoexame durante o banho.

Eu não sei se vai colar, mas escrevi para o William Bonner pedindo a sua adesão, o que seria incrível . Você pode retwittar para ver se ele compra a ideia -- o link que passei para ele, por sinal, é da matéria do ano passado, aqui no PapodeHomem.

#comofas

Apesar de o câncer de testículo ser um tumor menos frequente, é o que tem maior incidência entre jovens dos 15 aos 35 anos. Se detectado a tempo, 99% dos casos são revertidos. É bem simples a verificação:

Passo 1. examine cada testículo, uma vez por mês, após um banho ou ducha quente.

Passo 2. role suavemente o testículo entre o polegar e o indicador.

Passo 3. não se assuste se um dos testículos parece um pouco maior do que o outro, isso é normal.

Passo 4. você deve sentir uma estrutura suave, em forma de tubo atrás do testículo, não o confunda com um nódulo suspeito.

Passo 5. ao examinar cada testículo, procure por quaisquer caroços ou inchaços ao longo da frente ou dos lados. As protuberâncias podem ser tão pequenas como um pedaço de arroz ou ervilha. Não tenha pressa.

Passo 6. se você notar qualquer inchaço, nódulos ou alterações no tamanho ou cor de um testículo, ou se você tiver qualquer dor ou áreas doloridas na virilha, avise seu médico imediatamente. Pedidos de exame de sangue e ultrassom dos testículos são única forma de saber se existe um problema.

Relaxadas
Relaxadas

Ano passado, inclusive, rolou uma contribuição muito legal do Guilherme Brito, que foi diagnosticado com câncer testicular aos 26 anos e, aos 35, levava uma vida absolutamente normal.

A campanha acontece uma vez por ano, mas o cuidado deve ser constante. Não deixe para procurar um médico quando estiver morrendo. Qualquer sintoma estranho, seja em qual parte do corpo for, merece atenção. Deixando ou não o seu bigode crescer, cuide-se e compartilhe este texto.

Com certeza muita gente pode se beneficiar com isso.


publicado em 04 de Novembro de 2014, 06:00
2d009006f96d3b000e36fc960cb3cdb8?s=130

Marcelo Ivanovitch

Trabalha com planejamento estratégico, é nerd e filósofo de botequim. Em 2013 foi o seu primeiro Movember. Justificava que a cara de cafajeste era por uma boa causa até dizerem que ela sempre esteve lá, só faltava o bigode.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura