Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Ultimate, o melhor esporte de Frisbee que você nunca ouviu falar

“WTF é Ultimate?”

Vê logo esse vídeo aqui, ó:

Link Vimeo

Se o sonho de (quase) todo garoto é fazer um gol na Copa do Mundo ao lado do seu craque, se substituirmos a bola de futebol por um disco, a Copa por Campeonatos nacionais e Internacionais e a sede e obrigação de vitórias pelo interesse máximo em se divertir, teremos o Ultimate.

Ganhar é bom, mas competir é melhor! De verdade!

É seguindo os princípios da gentileza que o Ultimate - uma competição com aqueles discos conhecidos como frisbee - tem ganhado os campos gramados do mundo inteiro com uma mistura de basquete, discos e futebol americano. Os primeiros frisbees surgiram na década de 60 nos EUA e, hoje, além de fazer a cachorrada correr de um lado para o outro, diverte pessoas em todos os lugares, inclusive no Brasil.

Inicialmente o jogo era chamado de Ultimate Frisbee, mas Frisbee é uma marca registrada de disco (como Gillette é de lâmina de barbear), além de existirem outros esportes de disco, então o jogo virou Ultimate, apenas.

Cá estamos, falando disso tudo, como um post colaborativo, pra contar o nosso caminho pra chegar nesse tal jogo de discos voadores. Esse texto é assinado pelo grupo, um artigo colaborativo do Dragões Ultimate.

A  nossa história

Em Brasília, numa sexta-feira quente e seca (ah, vá), um grupo de amigos resolveu ir ao Parque da Cidade jogar esse tal Ultimate que ninguém conhecia. Das regras, só se sabia o básico e isso foi o suficiente para render um bom jogo e perceber que esse esporte tinha tudo para crescer.

Não havia outros jogadores em Brasília, então o time teve que se virar sozinho e aprender na raça. Em menos de 3 meses, de 9 pessoas, chegou-se a mais de  100 interessadas. O time de Brasília cresceu rápido, as pessoas que praticam há mais tempo sempre deram apoio e ofereceram suporte, explicando regras e até mesmo vindo jogar com a gente. As regras foram (e ainda são) aprendidas, possíveis situações de jogo são estudadas e um jogador estadunidense, classificado como “elite”, foi nosso treinador por um tempo, o que melhorou muito o desempenho do novo time.

"Prazer. Somos os Dragões Ultimate Frisbee"

Acima de todas as regras, há o espírito do jogo. O Ultimate é um esporte sem contato físico e sem juízes, ou seja, tudo é "fiscalizado" e discutido entre os próprios jogadores. O fair-play deve existir em cada um. Graças a isso, o jogo pode ter homens e mulheres em um mesmo time.

O espírito rege o jogo em cada passe, em cada recepção e em cada corrida dentro do jogo influenciando na personalidade dos envolvidos.

É simples: um jogo amigável precisa de pessoas amigáveis para funcionar. Cada um chama o bróder gente fina, que chama uma mina sem frescuras, que chama o melhor amigo e, assim, o Ultimate concentra um alto número de gente da mais fina qualidade.

Mas então, como se joga Ultimate Frisbee?

Para começar, você pode usar um campo gramado de futebol mesmo, mas se puder definir o tamanho, o ideal é que tenha 100x37m. Observe que os 18m das extremidades verticais do campo são as End Zones, ou Zonas de Finalização, ou ainda “Gol”. É aí que você tem que chegar e segurar o disco, campeão!

O lançamento inicial é chamado de Pull. Os dois times, de 7 jogadores cada, se alinham nas Zonas de Finalização. O time que fará o primeiro lançamento do jogo pode ser decidido por sorte ou por decisão dos envolvidos. Os demais lançamentos serão feitos pelo time que fez o último ponto. No Pull, o time tem que lançar o disco no campo do adversário, eles começarão atacando.

A forma de movimentação dentro do campo segue algumas regras bem simples. Pegou o disco, parou de correr. Enquanto segura o disco, o jogador deverá fixar um pé de pivô e só poderá movimentar o outro. O ideal é que o pé de pivô seja o esquerdo para quem lança com a mão direita e vice-versa. Esse jogador deverá lançar o disco para alguém do seu time, esse passe pode ser para frente, lateral ou atrás, tanto faz. O que importa é que em algum momento, alguém do seu time precisa receber o disco na zona de finalização.

Molecadinha jogando

Agora vamos falar da defesa. O papel da defesa é bloquear o campo disponível de lançamentos de quem está com a posse do disco. Mais ou menos assim:

O jogador da defesa ainda tem outro papel importante: contar. O lançador tem 10 segundos para lançar o frisbee e o marcador conta esses 10 segundos em voz alta.

Outra questão importante a se aprender é o Turnover. Se o time que está sob posse do disco:

1. Tiver o disco for interceptado pelo time adversário

2. Deixar o disco cair no chão

3. Apanhar o disco fora de campo

4. Demorar mais de 10 segundos para lançar o disco

Então a posse do disco será trocada. O disco passa a ser do time adversário.

E o objetivo, como você já sabe, é fazer gol. Cada gol corresponde a 1 ponto. Aos 9 pontos, o jogo tem uma pausa e é o fim do primeiro tempo.

Aos 17 pontos, fim de jogo.

Além das regras, há algumas pequenas "tradições" interessantes

Toda vez que acontece um ponto há a Caminhada dos Perdedores. O time A começou jogando do lado A do campo, eles fizeram gol no lado B do campo e agora esse será o campo deles. Então o time B, que estava do lado B fazendo a defesa precisa caminhar para o novo campo, o A. No futebol essa troca de campo é só no intervalo do jogo, no Ultimate é sempre que alguém marca ponto. Cuidado pra não esquecer qual lado você faz gol!

E seguem as mesmas regras, outro Pull, todo mundo alinhado nas zonas de finalização.

Não se esqueça que contato físico é evitado, quanto menos esbarrão, melhor! Se alguém se sentir prejudicado, basta pedir falta e continuar o jogo a partir do instante anterior ao da falta.

Integração é a palavra

Ultimate Frisbee Halloween

Além de ser um esporte muito divertido, o Ultimate se mostrou muito mais que isso. Pessoas do grupo Frisbee Brasil realmente se dedicam a ajudar a gente em qualquer mal entendimento de regras e nos chamam para participar de campeonatos de um jeito inesperado em qualquer outro esporte. "Venha nem que seja sozinho que a gente te coloca em algum time para você jogar" e "não conheço grupo mais gente boa do que o do Ultimate" ficam na cabeça de todos que acabam se integrando.

Sinta-se livre para adaptar as regras quando for jogar com menos amigos, qualquer dúvida estaremos sempre à disposição. Se estiver perto de Brasília, chega mais! Vai ser um prazer receber. E acima de tudo, conheça melhor o esporte, vale muito a pena!


publicado em 20 de Novembro de 2012, 12:51
892fe4e6033e98b17dd4833b1eddb002?s=130

Dragões Ultimate

Primeiro time de Ultimate de Brasília, pelo menos até onde temos notícia. Desde 17 de Agosto de 2012. Temos por objetivo pura diversão, mas diversão é coisa séria! O nosso Facebook é esse: Dragões Ultimate Frisbee.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura