A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

10 obras pra entender melhor a geopolítica: guia prático de leitura

Algumas questões surgiram nos comentários dos meus últimos textos postados sobre o que é e como se ler/estudar Geopolítica, tema que acabo abordando em diversos artigos.

Guerra da Bósnia , 1992-1995, na Europa Central

Começamos a refletir sobre essas inquietações presentes em nossos grupos de leitores, que se diferenciam em interesses e opiniões, sobretudo quando se trata de um espaço heterogêneo com profissionais e consumidores de leitura igualmente distintos.

Mora aí o que de melhor podemos produzir quando tal diversidade se expõe em conflito.

Portanto, pensando sempre na interação com a nossa comunidade, decidimos sugerir um “Guia Prático de Leitura sobre Geopolítica”. Trata-se de uma pequena lista de obras sobre o tema, escritas por pesquisadores e professores que operam dentro das tradições geográficas (por assim dizer).

Um breve esclarecimento

Tentemos pensar a Geopolítica como um segmento da Geografia que busca compreender ou interpretar questões ligadas principalmente a acontecimentos da atualidade presente, em que o desenvolvimento político das sociedades é colocado sob o olhar da Geografia.

Os principais fenômenos em questão na contemporaneidade seriam, como exemplo para nossos leitores, a Globalização, os conflitos entre Palestina e Israel, a Nova Ordem Mundial, os Estados Unidos da América e sua política internacional, entre tantos outros temas que poderiam ser abordados como objeto de interesse da Geopolítica.

Muro que separa Israel da Faixa de Gaza, com pintura do artista inglês Banksy

Guia prático de leitura ara entender melhor a Geopolítica

Que é uma teoria das relações internacionais?

ARON, Raymond. Que é uma teoria das relações internacionais? In: Estudos políticos. 2ed. Brasília: Editora UNB, 1985.

Temática: estudo específico do campo de trabalho da disciplina, buscando caracterizar a área como uma ciência e compreender o contexto histórico e sociológico de diferentes períodos. 

A Geopolítica Geral e do Brasil

BACKHEUSER, Everaldo. A Geopolítica Geral e do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1952.

Temática: geógrafo que atuou principalmente entre as décadas de 20 e 40, sendo presente em seus trabalhos uma análise territorial e também da formação nacional brasileira.

A Geopolítica como teoria das relações internacionais: uma avaliação crítica

CAUBET, Christian. A Geopolítica como teoria das relações internacionais: uma avaliação crítica. In: Revista Sequencia, Florianópolis, v.8, p. 55-74, 1986.

CAUBET, Christian. Por uma (nova?) Epistemologia da Geopolítica. In: Política e Estratégia. v.2, n.o 4, p. 628-647, Outubro/Dezembro, 1984.

Temática: são dois artigos publicados em revistas científicas da UFSC e tratam da Geopolítica como área da ciência e suas implicações. Há também uma preocupação com as políticas internacionais.

Geopolítica, arma do fascismo

CHIAVENATO, Júlio. Geopolítica, arma do fascismo. São Paulo: Global Ed. 1981.

Temática: a relação entre os regimes totalitários e uso da Geopolítica como instrumento de força nas relações de poder presentes nas sociedades.

Geografia Política e geopolítica - discurso sobre o território e o poder

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e geopolítica - discurso sobre o território e o poder. São Paulo: Edusp, 1992.

Temática: análise das transformações na Geopolítica e na Geografia Política nas últimas décadas, assim como as diferenças entre as áreas de pensamento.

Choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial

HUNTINGTON, Samuel. Choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Editora objetiva, Rio de Janeiro, 1996.

Temática: economista estadunidense que desenvolveu uma teoria das civilizações, trabalha com a ideia de que os principais atores políticos do último século são civilizações e não Estados.

Antologia geopolítica

RATTENBACH, Augusto Benjamin (org.) Antologia geopolítica. Buenos Aires: Editorial Pleamar, 1975.

Temática: reunião de textos com autores diversos acerca de questões relevantes ao pensamento da Geopolítica.

Quem tem medo da geopolítica?

MELLO, Leonel Itaussu. Quem tem medo da geopolítica? São Paulo: Hucitec; edusp, 1999.

Temática: uma reflexão sobre os aspectos geográficos na conjuntura mundial, as implicações da Geopolítica no cenário do entendimento das organizações sociais.

A evolução e a renovação da Geografia Política

SAGUIN, André Louis. A evolução e a renovação da Geografia Política. In: Boletim Geográfico. Rio de Janeiro. IBGE, ano 35, N. 235. p. 5-23, 1977.

Temática: estudo da Geopolítica como forma de pensamento, suas rupturas e permanências.

Teorias geopolíticas

TOSTA, Octávio. Teorias geopolíticas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1984.

Temática: Apresentação de diferentes correntes de pensamento no estudo da Geopolítica.

Como criamos uma lista de leitura

"Nosso dia chegará", pintura feita para o Exército Republicano Irlandês (IRA), que queria a separação da Irlanda e encerrou suas atividades em 2005

Para encaixar os livros que citamos, procurei auxílio com colegas geógrafos que atuam na área de pesquisa e ensino. Mas foi com o geógrafo Pedro Machado, da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, que encontrei o apoio necessário para tal trabalho. O que trago aqui é uma breve contribuição daquilo foi julgado pertinente para leitores de primeira viagem e também para leitores em estágio mais avançado dentro do tema.

A forma mais enriquecedora de entender a Geopolítica é observar e experimentar o próprio mundo. Viajar, conhecer, provar, observar, sentir, comunicar-se.  O colega que lhes citei compartilha dessa visão e talvez seja essa uma prática comum entre pesquisadores da área ou comum para quem deseja conhecer o mundo em que vivemos: uma bicicleta, uma mochila, uma barraca e muita disposição.

Resultado: um geógrafo e mais de 40 cidades visitadas e experimentadas no interior do Brasil. Foi o que fez ele no ano de 2012.

Por fim, o que sugiro ao grupo de leitores é que procurem desenvolver tais leituras para uma discussão acerca do tema, com sugestões e opiniões sobre o material ou autores indicados. É possível encontrar, via web, resenhas e informações sobre as obras.

Boa leitura.


publicado em 22 de Fevereiro de 2013, 21:00
File

Valdir Pimenta

Historiador, tem especialização em História Social e Ensino de História. Mestre em História Social com ênfase em Religiosidades, Judaísmo e Intolerância. Professor no Ensino Superior e na Rede Pública de Educação. Interesse nas Artes, literatura, poesia e \r\ncinema. Ainda escreverá um romance.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura