8 ferramentas para transformar seu ano "meh" num ano "HELL YEAH!"

Para entrar em forma, comer melhor, ser mais produtivo, cuidar da saúde, gerenciar projetos. Tem de tudo para melhorar sua vida.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

O ponteiro do relógio já aponta para as 5 da tarde, nossa disposição já está comprometida, e agora, não queremos mais saber muito de trabalho. É só terminar o que falta e aguardar até que o próximo dia chegue.

O mês de dezembro é bem parecido com o finalzinho do nosso dia de trabalho.

Nosso fim de ano é assim, reduzimos a marcha e começamos a nos preparar para o próximo. Não acho que seja apenas um reflexo das famosas “resoluções de ano novo”, mas me parece instintivo desacelerar ao fim de um ciclo e planejar maneiras de fazer o próximo ciclo um pouco melhor.

Por isso, escolhi não fechar o ano com um texto denso, mas apenas sugerir ferramentas para que o próximo siga com mais fluidez. Tem aplicativos que ajudam em várias necessidades, desde alimentar-se melhor e entrar em forma, até cuidar da vida financeira e gerenciar projetos.

Algumas das dicas não devem funcionar para você, outras podem ajudar bastante.

Experimente, observe seus resultados e depois diga para nós como está funcionando.

Para mudar, parar ou começar um novo hábito: Coach.me (Android e iOS)

Quer parar de comer doces? Deixar de fumar? Ficar mais saudável? Ser mais produtivo ou perder peso?

O Coach.me é um excelente aplicativo para ter um acompanhamento em todas essas mudanças de hábitos que gostaríamos de realizar, mas que são bem difíceis de se manter na linha.

O aplicativo cria lembretes, possui uma comunidade bem engajada para mudança e coaches para facilitar o processo.

Para diminuir a ansiedade, comece a meditar: Headspace (Android e iOS)

Existem inúmeras formas de meditação, em tradições transferidas de mestre para discípulo ao longo de incontáveis anos.

Um aplicativo obviamente não tem capacidade de replicar tanto conhecimento e sabedoria, mas não esperamos que ele o faça.

O Headspace consegue, de forma simplificada, nos guiar pela prática meditativa a ponto de poder usufruir de muitos benefícios que fornece, mas sem que represente um ponto final para os que desejarem se aprofundar em outras formas de meditação e tradições.

Para dormir melhor: Twilight (Android)

Estudos recentes vem demonstrando que a luz azulada das telas led dos smartphones, tablets e computadores podem causar dificuldades e prejudicar a qualidade do sono.

Aplicativos como Twilight foram desenvolvidos para inibir o efeito dessas luzes, ajudando a dormir com mais facilidade e melhorando o potencial restaurador das suas noites.

Infelizmente, não temos similares desse aplicativo para dispositivos iOS.

Para se alimentar melhor: Lifesum (Android e iOS)

Uma das melhores formas de entender nosso hábitos e conseguir visualizar onde estamos errando, é criando registros claros do que estamos fazendo.

Lifesum é um aplicativo criado para registramos nossas refeições, quantos copos de água bebemos ao longo do dia e também a quantidade calórica ingerida e queimada com exercícios.

A versão paga fornece receitas e um acompanhamento mais detalhado da sua dieta.

Organizando seus pensamentos em um "bloco de papel": Paper (iOS)

Por mais irônico que pareça, smartphones e tablets nunca foram capazes de substituir o bom e velho bloquinho de papel. Fazer as anotações simples que fazemos em papel representam um esforço bem maior quando tentamos transferir o hábito para o meio digital.

O Paper foi o primeiro software que utilizei que trouxe essa sensação de estar tomando notas de forma eficiente, bem próximo da experiência que sinto com o papel.

É possível desenhar, digitar, tirar fotos e fazer desenhos por cima, é realmente bem prático e simples de organizar.

Ainda não existe uma alternativa para Android.

Para melhorar sua vida financeira: Wallet (Android)

Um novo ano parece ser o período perfeito para cuidar das despesas. As contas estão recomeçando, as prestações das férias e presentes de natal vão começar a chegar, e com isso, gastos indevidos podem ter um impacto ainda maior.

Wallet é uma excelente ferramenta para registrar gastos e controlar para onde seu dinheiro está indo.  

Para cuidados com a saúde da mulher: Clue (Android e iOS)

Clue é um aplicativo desenhado cuidadosamente para acompanhar a saúde da mulher.

O foco do aplicativo é o acompanhamento do ciclo menstrual, TPM, fluido, dores, oscilações de humor e tudo o que esses fatores podem afetar.

Sendo homem e, observando o aplicativo, fiquei impressionado em ver o tamanho do acompanhamento que se pode ter simplesmente pelo calendário menstrual.

Antes de indicar, li centenas de opiniões de outras mulheres para me certificar que realmente valeria a pena. Ao que tudo indica, vale mesmo.

Para gerenciar seus projetos: Trello (Android e iOS)

Trello é um poderoso organizador de tarefas.

Desenhado para gerenciar projetos, o aplicativo pode facilmente substituir listas caseiras, quadros de tarefas e compartilhar com todos o que cada um precisa fazer. Fiquei bastante impressionado com o aplicativo quando conheci, é útil tanto para vida pessoal quanto para utilizar no trabalho.

* * *

Estes são alguns aplicativos que traduzem as grandes frustrações e promessas de fim de ano.

Sabemos que não é fácil se acostumar com novas ferramentas, muito menos quando elas se propõe a fazer mudanças tão grandes em nossas rotinas.

Não espere o ano acabar para começar a testar, experimente as dicas que demos e nos diga como foi.


publicado em 14 de Dezembro de 2015, 15:53
12596172 10153389055960906 1551523976 n

Alberto Brandão

É analista de sistemas, estudante de física e escritor colunista do Papo de Homem. Escreve sobre tudo o que acha interessante no Mnenyie, e também produz uma newsletter semanal, a Caos (Con)textual, com textos exclusivos e curadoria de conteúdo. Ficaria honrado em ser seu amigo no Facebook e conversar com você por email.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: